30 março 2007

PARA REFLEXÃO NO FINAL DE SEMANA

A verdadeira medida de um homem não é
como ele se comporta em momentos de
conforto e conveniência, mas como
ele se mantém em tempos
de controvérsia e desafio.
(Martin Luther King Jr.)

O BLOG ESTARÁ EM ALTO DO RODRIGUES, TERÇA TEM TODA A COBERTURA

Estaremos presente em Alto do Rodrigues

Na terça-feira, dia 03 de Abril, estaremos divulgando a cobertura completa da festa de emanciopação política da cidade de Alto do Rodrigues. Vamos brincar e trabalhar. Bom final de semana para todos.

UMA AMPLA REFORMA POLÍTICA É O QUE DEFENDE A GOVERNADORA

Governadora defende reforma política

A governadora Wilma de Faria defendeu nesta sexta-feira (30), durante o Encontro Nacional de Vereadores, no auditório do Praiamar Hotel, em Natal, a urgente necessidade de uma reforma política.
Ela garantiu dar apoio à iniciativa dos parlamentares de promover uma campanha nacional de mobilização pela reforma política e assegurou que a parceria entre o Governo do Estado e a Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Fecam) vai continuar. Segundo Wilma de Faria, a reforma vai ser fundamental para que a classe política possa resgatar o prestígio e a credibilidade junto ao eleitorado.

A reforma política foi o tema principal do Encontro Nacional de Vereadores, que reuniu em Natal não apenas os parlamentares municipais, mas senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e líderes políticos de todo o país. Entre eles, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, e o 1º Secretário do Senado, Efraim Morais.

JUIZADO ESPECIAL INICIA AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO

Juizado inicia audiências em Ipanguaçu atendendo orientação do TJE

O juiz Andreo Marques, da Comarca de Assu, começou ontem a seqüência de audiências de processos do Juizado Especial de Pequenas Causas no município de Ipanguaçu, atendendo a um pleito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, no sentido de aproximar os serviços da Justiça do cidadão comum.
Em Ipanguaçu, serão realizadas 34 audiências preliminares e dezessete pendentes até o dia 5 de abril. As audiências são de instrução e julgamento acerca das infrações penais em tese cometidas no município e em Itajá. O município de Ipanguaçu está se preparando em termos de infra-estrutura para ganhar uma comarca própria, se desmembrando de Assu.
Na cidade de Carnaubais, que também pertencente à Comarca de Assu, as audiências ocorrerão no Auditório da Câmara Municipal no próximo dia 12 de abril, sendo 15 preliminares e uma de instrução e julgamento, sobre infrações cometidas no próprio município de Carnaubais e em Porto do Mangue.

VEREADOR COBRA APRECIAÇÃO DE VETO

O vereador Haroldo Martins cobrou na última sessão da Câmara Municipal a apreciação do veto promovido pelo Prefeito Flavio Veras ao Projeto de Lei que regulamenta a situação dos Agentes Comunitários de Saúde e os de Combates as Endemias do município de Macau.
Segundo o vereador, o Projeto de Lei apresentado pelo Prefeito, visa obedecer a uma Medida Provisória expedida pelo Presidente da Republica determinando que todos os municípios regularizassem a situação funcional dos servidores da Saúde Pública, que até a presente data, trabalhavam como contratado.
O referido Projeto de Lei foi votado e aprovado por maioria simples, depois de receber diversas emendas apresentadas pelo vereador Haroldo Martins. ( votaram a favor das emendas os vereadores: Haroldo Martins, Odete Lopes, Oscar Paulino, Leila Jane e Zé Filho), ainda no ano passado e, recentemente, o Prefeito Municipal vetou as emendas apresentadas.
No entanto a Mesa Diretora através de seu Presidente, o vereador Lampião, ainda não colocou em pauta para a apreciação em plenário, conforme determina o regimento interno e a Lei Orgânica do município.
A apreciação tem como objetivo aprovar ou derrubar o veto promovido pelo executivo. Espera-se que os mesmos vereadores mantenham suas posições e derrubem os vetos promovidos pelo Prefeito, e que finalmente, os agentes tenham suas situações funcionais resolvidas.
Comenta-se nos corredores da Câmara Municipal que existe uma corrente desejando que o voto ao veto seja secreto. Por que será? Convocamos mais uma vez a Classe para se fazer presente no dia da votação.

29 março 2007

CEMOP ENCENARÁ PAIXÃO DE CRISTO EM MACAU

Pela primeira vez espetáculo é encenado em Macau

O CEMOP-Centro de Mobilização Popular, em parceria com a Paróquia de Macau e com a TV Litoral, está desenvolvendo o projeto PAIXÃO DE CRISTO, o qual culminará com uma apresentação teatral ao ar livre da vida, obra e morte de Jesus Cristo.

Com estréia prevista para o dia 06 de abril, sexta-feira da Paixão, a partir das 20h, no largo do CCAB-Centro Comercial Afonso Barros, também conhecido como Shopping Center Moinho do Sal. A encenação da Paixão de Cristo está movimentando a população local e recebendo elogios dos diversos setores de nossa cidade .

O espetáculo, que tem como diretores Valdemir Nunes, Márcio Maia e Max Kennedy, traz a participação dos atores do Grupo Teatral Amagoa e de outras pessoas que estão sendo convidadas a se engajarem nos ensaios, atuando como pessoal de apoio (figurantes).

GUAMARÉ GANHA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL

Câmara aprova projeto em benefício da Banda de Música Municipal

A Câmara Municipal de Guamaré aprovou o projeto de lei nº 021/2006, do prefeito José da Silva Câmara, que dispõe sobre a instituição da Banda de Música Municipal.
Com o projeto, a Banda de Música passa a ser uma sociedade musical de ordem pública, vinculada à pasta da Secretaria Municipal de Turismo.

Os atuais integrantes da banda acompanharam atentamente a sessão do dia 16 de março, ocasião em que foi aprovado por unanimidade o projeto de lei encaminhado pelo prefeito à Câmara.

De acordo com o texto do projeto, a Banda de Música deverá atender aos poderes constituídos na órbita do município quando solicitada, além de participar das atividades previstas no calendário de eventos do município, como datas festivas, comemoração cívicas, dentre outras ocasiões importantes.

São também atribuições da banda representar o município, nos diversos eventos do gênero, bem como resgatar as vocações musicais da população, propiciando a divulgação de Guamaré.

6ª DIRED INVESTIRÁ EM CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E PARCERIAS EM 2007

A 6ª Diretoria Regional de Educação – DIRED, sob o comando do seu diretor Jorge Nazareno Lima Pinto, vem conseguindo, ao longo desses cinco anos de governo da governadora Vilma de Faria, superar todas as expectativas, no que diz respeito à educação pública em Macau e nas demais cidades jurisdicionadas.
Além das reformas e ampliações da maior parte das instituições da rede estadual, vem desenvolvendo um excelente trabalho no que tange à capacitação de docentes e diminuição do déficit de professores, através da firmação de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, além da contratação de estagiários e contratação dos profissionais aprovados no último concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC.

VEREADORA FORTALECE O PR EM MACAU

Nos últimos dias a vereadora tem filiado muita gente no partido

A vereadora da cidade de Macau, Odete Lopes, tem encontro marcado com o Deputado Federal João Maia, que desembarca em Natal nesse final de semana para cumprir agenda política no Estado. Na pauta, o fortalecimento e a estruturação do PR na cidade de Macau, que é comandado por Mário Sério, esposo da vereadora, é também muito provável filiação no PR da vereadora, outro assunto da pauta é a sua luta pela construção do porto para cidade de Macau e região. (fonte: MA).

28 março 2007

CHEGA CONVITE PARA A REINAUGURAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TOUROS


A cidade de Touros recebe Câmara nova
Uma nova sede, é o que o amigo Fernando Rocha, presidente da Câmara Municipal de Touros, está entregando a comunidade. Gabinetes novos para todos os vereadores, nova secretaria, novo plenário, enfim tudo novo, para garantir a população e aos vereadores mais conforto, na árdua missão de legislar. O blog parabeniza a todos os vereadores do município de Touros, mas principalmente ao meu colega e amigo Fernando Rocha. Fernando também é acadêmico do curso de direito na UnP.

ATRIZ DE CIDADÃO BRASILEIRO TIRA A ROUPA

Nua no ônibus

A atriz Carla Regina, que fez Cidadão Brasileiro e ainda é contratada da Record, está debutando sua nudez nas páginas da Sexy: foi fotografada em Cartagena, na Colômbia, por Bob Wolfenson. As fotos mais surpreendentes mostram Carla, toda nua dentro de um ônibus (velho, claro), cheio de passageiros a até um policial ao fundo, para evitar delírios excessivos. Carla é namorada do famoso ginecologista Malcolm Montgomery que, desta vez, não acompanhou as fotos, como fez no passado, com sua mulher, Millie Christie, no interior da Inglaterra. Detalhe: a Record não está permitindo que a atriz vá a outros programas de TV para divulgar a revista.

MUDARAM OS TEMPOS OU AS PESSOAS

Outros tempos
A maioria dos petistas chegados no Poder tem saudade dos tempos em que, com José Genoíno na presidência do partido, Delúbio Soares na tesouraria e Marcos Valério como caixa dois , as festas da agremiação eram fartas e ninguém colocava a mão no bolso. No aniversário de José Dirceu, em São Paulo, no Bar Brahma, quem foi pagou o que consumiu. Agora, teve uma festança em Brasília, no Clube das Nações, para comemoração conjunta dos aniversários do ministro da Previdência, Nelson Machado, Fernando Haddad, André Singer, ainda porta-voz da Presidência, Gilberto Carvalho (ele ainda quer assumir a Secretaria dos Direitos Humanos) e de outros tantos. E, de novo, cada um pagou sua conta. Dos tempos de vinhos e jantar com buffet, nem sinal: só pasteis, bolinho de bacalhau e cerveja em copos de plásticos.

NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES SERÁ REINAUGURADO

RN na vitrine do turismo de eventos com novo Centro de Convenções

A construção do novo pavilhão Morton Mariz de Faria recebeu investimentos do Governo do Estado de aproximadamente R$ 10 milhões.
O turismo de eventos e negócios do Rio Grande do Norte deve se consolidar a partir de agora, com a reinauguração do Centro de Convenções de Natal, que acontece nesta quarta-feira (28), às 20h. Segundo o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, o Governo do Estado se propõe garantir o apoio necessário para o setor crescer cada vez mais e minimizar os efeitos da baixa estação.

"Com o novo Centro de Convenções, a gente entra forte no turismo de eventos. Tínhamos limitações, mas, com equipamentos super modernos de áudio, ar condicionado, divisórias para cada tipo de atividade e espaço para 4.000 pessoas, colocamos o Rio Grande do Norte na vitrine do mercado nacional. Agora cabe o setor privado o trabalho da captação", conta Fernandes.

27 março 2007

NA ENTREVISTA AO PROGRAMA COMENTANDO TV LITORAL

"O governo do município perdeu o senso
da responsbilidade, perdeu o
senso da administração"
(Ex-prefeito José Antônio em entrevista ao
programa Comentando do jornalista
Luiz Gonzaga na TV Litoral)

TEM PALHAÇO PARA TODO GOSTO

No lugar certo
O ator Marcos Frota quer abrir a Universidade do Circo em Brasília. O local não poderia ser mais apropriado. Bem que Marcos Frota poderia vir para Macau.

ELAS VÃO POSAR NUA PARA A REVISTA PLAYBOY

A marcha do nu Fani Pachedo, ex- Big Brother Brasil 7 , não aceitou fazer filme pornográfico, mas será capa de Playboy de abril, com direito ao habitual ensaio revelador. Pediu R$ 800 mil, mas vai levar R$ 200 mil. Agora, a revista está de olho em Carolini Honório , também do BBB7 , enquanto Siri Stefanelli continua batendo pé no cachê pedido: R$ 500 mil. A revista Sexy deverá publicar fotos de Flávia Viana (ela já saiu nua na revista em 2005) provavelmente em meio: quer R$ 200 mil, mas a publicação quer dar R$ 100 mil, mais participação nas vendas.

26 março 2007

SOBRE O BATE BOCA DO DIRETOR DA PETROBRAS COM PRESIDENTE DA FIERN

Comentários no blog da Thaisa Galvão

[Marcelo Cortez] Pagamento de royalties não é favor é OBRIGAÇÃO. A refinaria não veio para o Estado por negiciatas e trocas de favores lá em Brasilia. Acordos e conchavos, que pelo visto inclui o pagamento de uma ajudazinha ao Sr. Marcos Fonseca para o mesmo defender o indefensável. 26/03/2007 21:57.
[Observador] Se Macau está ruim, pergunte ao prefeito o que ele faz com os royalties do petroleo pagos pela Petrobras! 26/03/2007 20:02.

[marcos fonseca] [marcosfonsecapt@@gmail.com] Como é bom comentar do que não sequer tem conhecimento. O Sr. Marcelo deveria está mais informado para fazer qualquer comentário a cerca do assunto. Basta fazer uma comparação o quanto entra de repasses feitos pela a petrobras, na área social, investimento e o que o governo do estado oferece, quanto a refinaria procure ser mais informado. A refinaria não veio por imcompetencia dos nossos governantes. 26/03/2007 18:34.

[João] [joaomacaurn@yahoo.com.br] Como sempre a Petrobrás é arrogante e não gosta de ouvir críticas, eles se acham uns príncipes. Mas concordo plenamente com o presidente da Fiern. Em Macau por exemplo ela sempre foi uma péssima parceira da cidade. 26/03/2007 16:42.

[Luiz Gonzaga] [gonzaga@digizap.com.br] O presidente da FIERN, não falou em "saque", mas Guilherme Estrela, até no nome, deveria saber que nem sempre a Petrobras está retribuindo o que leva de nosso solo. Recentemente ela se negou a participar como parceira de uma revista que versará sobre a história cultural e econômica da cidade e que circulará esta semana, por ocasião do aniversário de emancipaçãop da cidade de Alto do Rodrigues. 26/03/2007 16:39.

[Ricardo] Flavio não tem gabarito pra defender a FIERN nem tão pouco atacar a PETROBRÀS! A proposito quantas vezes o Sr. Flavio procurou a PETROBRÁS Para firmar parcerias com a FIERN?? 26/03/2007 16:15.

[João Ricardo Mendes] Que a Petrobras nos deve, deve sim. Mesmo tendo convicção que estamos no prejuízo, não foi oportuna e nem elegante a conduta do "nosso" presidente da FIERN, Sr. Flávio Azevedo. O momento era maior. Tratava-se da convocação de todos os seguimentos para o desafio do crescimento do RN. Foi mal Azevedo, você deu mais uma fora, mostrando ser muito mais desagregador do que o que se pensa. Tá fazendo a alegria de muita gente, sabia? 26/03/2007 15:19.

[Marcelo Cortez] A Petrobrás não gosta da ouvir críticas, ele é uma garnde devedora do nosso estado e tem que ser cobrada sempre. Já não basta a refinaria!!! 26/03/2007 12:44.

A PARCERIA QUE NÃO VEIO

Bate boca entre o presidente da Fiern e diretor da Petrobras
Fiern e Petrobrás se desentendem na solenidade de lançamento do PAC-RN
Tudo estava indo muito bem no lançamento da Agenda do crescimento...
Até a hora em que o presidente da Fiern, Flávio Azevedo, disse em seu discurso que, sem querer ser arrogante, mas a Petrobrás deveria contribuir mais com o Rio Grande do Norte.
Foi aí que Guilherme Estrela, diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, pegou o microfone. Para dizer que a Petrobrás não estava “saqueando” o Rio Grande do Norte e que ele tinha que responder à acusação “leviana” do presidente da Fiern. (fonte: TG)
O presidente da FIERN, não falou em "saque", mas Guilherme Estrela, até no nome, deveria saber que nem sempre a Petrobras está retribuindo o que leva de nosso solo. Recentemente ela se negou a participar como parceira de uma revista que versará sobre a história cultural e econômica da cidade e que circulará esta semana, por ocasião do aniversário de emancipaçãop da cidade de Alto do Rodrigues. (opinião do site).

O VALE EM REVISTA COMEMORATIVA DO ANIVERSÁRIO DO ALTO DO RODRIGUES SAI ESTA SEMANA

O Vale em Revista comemorativa do 44º aniversário da cidade de Alto do Rodrigues, estará circulando na quarta-feira, dia 28, por ocasião da missa em ação de graças pela data. Com edição dos jornalsitas Anderson Barbosa e Celso Amâncio, diagramação de Erison Pereira e tendo como editor geral este bloqueiro, a revista traz um resgate histórico da cidade e o trabalho do Prefeito Abelardo Rodrigues Filho, que governa sua cidade pela quarta vez. E prova que se pode trabalhar mesmo quando o orçamento não é milhões de reais. Hoje o cidade tem um grande trabalho em ações e obras e ainda detém um superávit financeiro, isso sim é trabalhar com seriedade, competência e acima de tudo honestidade. Sim, mais para aqueles que não acreditaram no nosso trabalho, está aí a revista, linda, leve e solta.

ALTO DO RODRIGUES COMEMORA ANIVERSÁRIO EM GRANDE ESTILO

Ainda dentro das comemorações do aniversário da cidade, a Secretaria de Educação e Cultura do município prepara uma vasta programação Cultural, com todas as escolas do município e nesta segunda-feira, dia 26, promoveu a Noite Cultural, com o tema “Alto do Rodrigues no Combate as Problemáticas Sociais”. Segundo Maria do Socorro Souza, este evento vem para engrandecer mais ainda a programação das comemorações do aniversário do município.

24 março 2007

PARA REFLEXÃO

Quando te dói olhar para atrás e te dá medo
olhar adiante, mira para a esquerda
ou a direita e ali estarei, a teu lado.
(autor desconhecido)
Bom final de semana para todois.

GOVERNADORA APRESENTA AGENDA DE CRESCIMENTO DO RN

A governadora Wilma de Faria reúne nesta segunda-feira (26), às 9h, no Hotel Serhs, em Natal, grupos empresariais dos mais diversos setores para apresentar, oficialmente, a Agenda do Crescimento. O programa pretende captar R$ 15 bilhões, entre investimentos públicos e privados, nos próximos quatro anos, para o Rio Grande do Norte. Os recursos serão utilizados em obras e projetos que contribuam, efetivamente, com a melhoria da qualidade de vida da população norte-rio-grandense, reduzindo os níveis de desemprego e pobreza com crescimento econômico sustentável.
A Agenda do Crescimento foi o tema principal do discurso de posse da governadora Wilma de Faria, no 1º de janeiro deste ano. Desde então, começou a trabalhar na implantação deste programa, solicitando primeiramente que os secretários relacionassem as obras prioritárias para alcançar o desenvolvimento econômico do Estado.

SECRETÁRIA QUER APOIO DE NÉLTER QUEIROZ PARA 2008

Secretária estadual de Articulação com os Municípios e presidente do diretório municipal do PSB de Assu, Fátima Morais, declarou na imprensa que sonha com o apoio do deputado estadual Nélter Queiroz (sem partido), para o pleito sucessório municipal em 2008. Nélter agora está sintonizado com a governadora Wilma de Faria e tudo é possível. Aguardemos!

A ESTRUTURA DOS CAMAROTES PARA O ALTO FOLIA ESTÃO SENDO MONTADAS

A estrutura de camarotes para o Alto Folia, carnaval fora de época que movimenta a cidade de Alto do Rodrigues, no próximo final de semana, já está praticamente pronta, faltando muito pouco para ser concluída a montagem. A iniciativa vem atender a um seguimento da sociedade, que precisava de espaço no evento, com mais conforto, comodidade, visibilidade e mais segurança. A empresa Samuka Incorporações, é quem está responsável pela montagem de toda estrutura. Que diga se passagem é totalmente privatizada.

23 março 2007

PREFEITURA INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

A busca por um ensino de qualidade vem motivando a prefeitura de Porto do Mangue, na Região Salineira, a investir no aperfeiçoamento do corpo docente de sua rede de educação.
Os professores do município recebem apoio para se capacitar, ao mesmo tempo em que a prefeitura trabalha para oferecer atividades pedagógicas que envolvam os alunos e melhorem o nível de aprendizado.

O município, que é administrado pelo prefeito Francisco Victor do Santos, tem uma rede escolar que atende às comunidades da sede do município e dos distritos.

Após a realização da Semana Pedagógica no início desse mês, as aulas começaram em todas as unidades de ensino, com aulas regulares, educação física, merenda e atividades complementares.

ASSIM TAMBÉM É DEMAIS HENRIQUINHO

Henrique Eduardo Alves faz tudo com paixão. Sua dedicação ao lado que serve é nota dez. Foi sempre assim, desde seu início na vida pública. Não precisa exagerar, porém. Quando se refere ao chefe do governo, o líder do PMDB na Câmara é a cópia fiel de um petista de carteira assinada e firma reconhecida. É hoje um deslumbrado por Lula da Silva. Ou pelo poder dele.

UMA ALIANÇA QUE NUNCA DEVIA TER ACONTECIDO

"O PFL pode lançar o seu candidato, porque eu não sou" (Garibaldi Filho)

A aliança do PMDB com o PFL no Rio Grande do Norte caminha para ser desfeita. O acordo político fechado entre os líderes das duas legendas para as eleições de 2006 dificilmente será mantido para o próximo ano, quando serão renovados os mandatos de prefeitos e vereadores. O deputado Henrique Alves, presidente estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, confirmou a candidatura própria em 2008, mas não definiu o nome que concorrerá à Prefeitura de Natal. O senador José Agripino, presidente estadual do Partido da Frente Liberal, também anunciou que a sigla terá candidato. Para salvar a aliança, o deputado Felipe Maia disse hoje que os pefelistas aceitam sair da disputa se o nome do PMDB for Garibaldi Filho. O senador peemedebista, entretanto, descarta a possibilidade e disse a O JORNAL DE HOJE.

ELES ESTÃO AMIGOS???

Os dois estão no botox
Depois de receber, no Planalto, o ex-presidente Fernando Collor, a quem abraçou e trocou sorrisos, o presidente Lula comentou, depois da saída do novo senador alagoano: “Ele está bem mais gordo, pinta os cabelos e deve andar aplicando botox no rosto”. O mesmo Fernando Collor, na noite depois do encontro, comentou com sua terceira mulher, Caroline: “Lula está muito grisalho, envelhecido e está aplicando botox no rosto”. Mais: no encontro, os dois se chamaram por Lula e Collor , nada de presidente e senador .

A POPULAÇÃO CATÓLICA ENCOLHEU NO BRASIL

Católicos encolhidos Quando o Papa Bento 16 chegar ao Brasil, país de maior população católica do mundo (estimado em 125 milhões de pessoas) encontrará um volume de fiéis encolhido em cerca de 10% nos últimos anos. É, basicamente, o número de brasileiros que procuram abrigo em cultos das igrejas evangélicas, hoje com mais de 100 designações diferentes e espalhadas por todo o país.

O NOVO HOMEM DA COMUNICAÇÃO DO GOVERNO LULA-LÁ

O jornalista Franklin Martins, que já se desligou da Bandeirantes, assumirá mesmo – e com status de ministro – todas as áreas de comunicação do Governo: assessoria de imprensa, radiodifusão e propaganda. Vai centralizar todos os mapas de mídia dos ministérios e das estatais, onde estão as maiores verbas. E certamente verá bater à sua porta, executivos da área de publicidade da Globo, a mesma que o demitiu há alguns meses atrás.

COMEÇA HOJE AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE ALTO DO RODRIGUES

HOJE TEM NILSON VIANA E AMANHÃ SIRANO E SIRINO

Começa pra valer hoje no município de Alto do Rodrigues as festas programadas para o mês de seu aniversário. Hoje no distrito de Barrocas tem a inauguração do Sistema de Abastecimento dágua, uma obra feita em parceria com a Petrobras, através do Programa Fome Zero. A animação ficará por conta de Nilson Viana e Menina Dengosa. Amanhã é a vez do distrito de São José vivenciar uma das maiores festa já realizada durante todo o tempo de sua existência. A festa é a prefeitura Municipal que comemora, não só na cidade como também nos distritos o 44º aniversário de Emancipação política.

VEREADORA ODETE LOPES SOLICITA RECUPERAÇÃO DO TEATRO HIANTO DE ALMEIDA

A vereadora Odete Lopes, apresentou requerimento na sessão da quinat-feira, dia 22, solicitando ao Prefeito Flávio Veras, que seja feita a recuperação do Teatro Municipal Hianto de Almeida, que teve o seu teto despencado há mais de 90 dias. Segundo a vereadora o Teatro é a única casa de cultura administrada pela prefeitura, e os artistas macauenses estão com suas atividades completamente paradas, haja visto que o teatro da Petrobras é pago. "Com a queda do teto do teatro Hianto, além de causar um grande prejuizo material, praticamente parou a efervescência cultural da cidade em todos os aspectos, espero que o Prefeito se sensibilize e recupere o teatro o mais breve posssível". Comentou a vereadora.

MAIS CARNAVAL DE MACAU





Do meu amigo Marcos Pinto recebí essas fotos e não poderia deixar de publicá-las. O bloco de Marcos é um tantos outros que abrilantam o maior carnaval do RN. Valeu Marquinhos antes tarde que nunca, a culpa foi minha, não tinha localizado o seu e-mail. Abraços.

22 março 2007

MUDANÇAS NA MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUAMARÉ

Vereadores elegem corregedor e bancada do prefeito terá novo líder

Com a indicação do vereador Sílvio Araújo para exercer a função de Líder do governo no Poder Legislativo, em substituição ao vereador Carlos Câmara, atual vice-presidente, tornaram-se necessárias algumas mudanças na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guamaré.
Na sessão do dia 16 de março, os vereadores realizaram eleições para escolha do novo Corregedor da Casa Legislativa. O vereador Claudionor Vieira de Melo foi eleito por unanimidade entre seus pares. À Corregedoria da Câmara Municipal compete zelar pelo cumprimento das normas previstas no Código de Ética e Decoro Parlamentar e, ainda, corrigir possíveis usos e abusos dos Vereadores, promovendo-lhes as responsabilidades.
Na ocasião, a vereadora Maria de Souza Silva também foi escolhida em eleição simbólica para ocupar a segunda secretaria. De acordo com o presidente da Câmara, Hélio Willamy, que conduziu a votação, os parlamentares precisaram eleger um novo segundo secretário, a fim de preencher o espaço deixado pela renúncia de Sílvio Araújo, que assumiu a função de líder do prefeito.
Nova Composição
A nova Mesa da Câmara presidida pelo vereador Hélio Willamy (PMDB) é formada pelos vereadores, Carlos Câmara (PMDB) como vice-presidente; Claudionor Vieira de Melo (PP) primeiro secretário e Maria de Souza (PAN) segunda secretária.

21 março 2007

RENOVADO O CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO

Governo e Infraero renovam convênio para construção do aeroporto

O Governo do Estado e a Infraero renovam convênio para a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A governadora Wilma de Faria e o presidente do órgão federal, brigadeiro José Carlos Pereira, assinam o novo acordo nesta quinta-feira (22), às 14h, em solenidade a ser realizada na Governadoria. De início, a Infraero já se compromete em liberar R$ 7 milhões para o pagamento das indenizações aos donos dos imóveis localizados na área da obra, nos prazos de 30, 60, 90 e 120 dias.

TRIBUNAL ELEITORAL ABRE INSCRIÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

TRE-RN abre inscrições para estagiários a partir do dia 26 de março

Foi publicado nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial do Rio Grande do Norte, o edital para a seleção dos estagiários para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O período de inscrição é do dia 26 ao dia 30 deste mês.
A Seção de Lotação e Gestão de Desempenho do COED informou que o TRE estará selecionando estagiários dos cursos de Direito, Administração, Comunicação Social, História, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências da Computação, Ciências Contábeis para o período de 16 de maio a 15 de dezembro.
Os interessados devem se dirigir à sede do TRE-RN, na Praça André de Albuquerque Centro, para apresentar o Histórico Escolar com as Matérias cursadas até dezembro de 2006, a Cópia de CPF e RG, além da declaração do instituto que está matriculado para o período 2007.1.
Para concorrer ao estágio os estudantes devem estar regularmente matriculados no curso e ter concluído metade da carga horária (50%).
A classificação final será medida pelo maior coeficiente de rendimento escolar. Em caso de igualdade serão observados os seguintes critérios de desempate: maior carga horária, maior idade.O período de analise da documentação será de 02 a 18 de abril.
A publicação do resultado no Diário Oficial será no dia 26 de abril. O estagiário classificado terá cinco dias úteis para assinar o termo de compromisso. Não poderão participar os estudantes que já estagiaram no Tribunal, a não ser que seja em outro curso superior.

VEREADORA REQUER A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA RODOVIÁRIA

A vereadora Odete Lopes da cidade de Macau, apresentou requerimento solicitando à governadora Wilma de Faria, que construa uma nova rodoviária na cidade. Na justificativa Odete cita que a atual rodoviária não tem mais condições de atender a população circulante, que viaja para Natal e outras cidades do Estado. "Temos que reconhecer que essa rodoviária não tem mais condições de abrigar a população que viaja todos os dias para várias cidades do interior e principalmente para Natal. A governadora será sensível e com certeza irá oferecer a solução mais viável para construção de uma nova rodoviária na cidade". Concluiu Odete.

20 março 2007

DEPUTADO JOÃO MAIA FAZ DOAÇÃO DE LIVROS

Sensível às letras, o deputado federal João Maia resolveu fazer uma doação à biblioteca da Casa do Estudante onde ele se deparou pela primeira vez como o mundo mágico da leitura. Depois de visitar o quarto 16 da velha e saudosa Casa, no final da semana passada, o deputado se deparou com um espaço para biblioteca completamente vazio. Não pensou duas vezes: prometeu mandar para lá vários exemplares de sua biblioteca particular.

COBRA MARTA

Ainda o deputado Clodovil Hernandes: como não suporta Marta Suplicy e agora, menos ainda, em sua nova condição de ministra do Turismo, acaba de batizar a estátua de uma cobra que fica em sua mesa, no gabinete, como o nome da ex-prefeita “É a cobra Marta: uma homenagem a ela”.

CORRIDA PARA O BIOCOMBUSTÍVEL

Começam a ser detectados os primeiros sinais de que uma das grandes preocupações de Lula irá acontecer mesmo: com o interesse dos americanos nos biocombustíveis, já estão sendo recrutados pesquisadores brasileiros para trabalhar nos Estados Unidos, com salários maiores e condições jamais encontradas no Brasil. Entre nós, pesquisas não fazem parte das ações dos usineiros. Em 2006, eles faturaram R$ 40 bilhões (e são considerados recordistas nacionais de sonegação de impostos) e investiram apenas R$ 40 milhões em pesquisa e tecnologia.

A JOGADORA DO RN, VIRNA FOI CONVIDADA PARA POUSAR NUA

A marcha do nu.

Só agora é que se sabe que essa história de que Marina Mantega, filha do ministro Guido Mantega, da Fazenda, que teria sido convidada para posar para Playboy (e recusado), nunca aconteceu. Ela própria teria insinuado o convite a uma jornalista amiga, certamente para alimentar as colunas de gossips. Playboy nunca pensou em convidá-la. Em compensação, a revista está em cima da ex-jogadora de vôlei, Virna, para debutar na capa e em suas páginas às vésperas dos Jogos Pan-Americanos: R$ 400 mil, mais 1% de participação nas vendas. Virna pensa na família mas está tentada: afinal, exibir seu busto turbinado inspira sua vaidade.

A FESTA DE ZÉ

Foi sem dúvidas o termômetro de que o nome do ex-prefeito José Antônio Menezes está com boa cotação. Entre os amigos e a família, apareceram também em Barreiras, no domingo, nomes da política. Vereadores, suplentes de vereadores, ex-vice-prefeitos, secretários e auxiliares do governo municipal, jornalistas, colunistas sociais e alguns artistas da cidade foram prestigiar o aniversário do médico, que reuniu perto de 200 pessoas em uma tarde agradável de bom papo, boa música e, claro, de muita resenha da política local. Alguns amigos vestiram a camisa com o slogan: Zé, um amigo perfeito.

SEGUNDO WALTINHO ELE JÁ TEM ASSINATURAS NECESSÁRIAS

Para a abertura de uma CPI são necessárias pelo menos oito assinaturas, um terço dos 24 parlamentares da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Oficialmente a oposição conta com 12 deputados e, embora exista a possibilidade de quatro deles passarem para a base governista, o requerimento estaria assegurado junto à Mesa Diretora sem a necessidade de aprovação no plenário. O corregedor do Tribunal de Justiça, desembargador Cristovam Praxedes, mais uma vez, esta manhã, não foi encontrado para esclarecer em que instância a matéria deve ser apreciada.

WALTINHO ALVES QUER CPI DO GRAMPO

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) confirmou hoje o que um correligionário havia adiantado a'O JORNAL DE HOJE: "Já temos as assinaturas necessárias para abrir a CPI do Grampo". Ele vai reunir a bancada de oposição ao governo Wilma de Faria (PSB) na Assembléia Legislativa para formalizar o requerimento que permitirá investigar as escutas ilegais supostamente realizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. "Está tudo articulado", garantiu o filho do senador Garibaldi Alves (PMDB). (fonte: JH).

16 março 2007

PRESIDENTE COLLOR USA A TRIBUNA DO SENADO FEDERAL PELA PRIMEIRA VEZ

Fernando Collor diz ter sido vítima de "uma farsa, de abusos e preconceitos", ao se referir ao impeachment, em 1992.

15 março 2007

WILMA SE REUNE COM INVESTIDORES DO SETOR DE PETRÓLEO

As onze empresas que exploram petróleo além da Petrobras no Rio Grande do Norte vão investir até o final deste ano 87 milhões de dólares, o equivalente a mais de R$ 182 milhões, na bacia potiguar. A informação foi divulgada pelo presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), Renato Marcos de Matos, durante encontro dos investidores do setor petrolífero com a governadora Wilma de Faria, na manhã desta quarta-feira (14). A reunião foi solicitada pela governadora dando continuidade à série de encontros previstos na Agenda de Crescimento proposta pelo Governo do Estado.

Segundo Matos, a maior parte do dinheiro vai ser investido na perfuração de novos poços de petróleo e no aumento da produção dos poços já perfurados. “O mercado nacional das empresas independentes ainda é pequeno, frágil e dependente das ações da Petrobras (que compra a maior parte da produção dessas empresas) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas o potencial de crescimento é imenso”, disse o representante dos investidores. Ele destacou que o Rio Grande do Norte possui uma das bacias sedimentares terrestres com melhor potencial para novas descobertas e que isso tem ampliado os investimentos das operadoras de petróleo que conseguiram concessão para atuar no Estado.

FALANDO NISSO!

O concurso público da Prefeitura de Macau, heim? Quando estivemos eu e o vereador Haroldo Martins com o promotor público Dr. Wilkinson Vieira, ainda no mês de novembro de 2006, ele nos garantiu que não ia permitir contratações irregulares no município, e que ia fazer um termo de Ajuste de Conduta, para o Prefeito Realizar concurso em 90 dias. Já se passaram 120 dias, e até agora nada. continuamos aguardando as providências de vossa excelência senhor promotor.

CORREGEDORIA QUER ACELERAR JULGAMENTOS

Improbidade

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte pediu aos juízes das comarcas do interior que informem sobre os processos por improbidade administrativa em tramitação na Justiça Estadual. Além dos números de processos, a Corregedoria quer saber em qual estágio de tramitação eles estão, as providências tomadas para o andamento rápido de cada um e a razão para a ausência de julgamento caso algum deles já esteja muito além dos prazos razoáveis de sentença.
Em Macau tem um processo do roubo dos cheques da prefeitura, no valor de R$ 105 mil, que já completou 2 anos, ao que se sabe nenhuma decisão foi tomada até agora.

PENSE NISSO!!!

Se nos pudéssemos ver como os outros nos vêem, compreenderíamos
até que ponto as aparências são enganosas.
(Franklin Jones)

HENRIQUE PODERÁ PERDER LIDERANÇA DO PMDB

O deputado Henrique Eduardo Alves está numa enrascada política. Líder da bancada do PMDB na Câmara Federal, ele pode perde a liderança se não conseguir viabilizar mais espaço na reforma ministerial junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os deputados peemedebistas asseguraram Geddel Vieira Lima (BA) no Ministério da Integração Nacional, mas exigem outra indicação para a pasta do Turismo ou da Agricultura.

Eles querem o mesmo tratamento dispensado aos senadores do PMDB, que confirmaram Hélio Costa (MG) nas Comunicações e Silas Rondeau (MA) nas Minas e Energia.

Agora pressionam Henrique por mais um cargo no primeiro escalão. Caso contrário os deputados peemedebistas poderão escolher outro líder, de preferência menos afinado com o governo federal.

O PRIMEIRO TESTE DO NOVO MINISTRO

A primeira tarefa dura que o novo ministro da Justiça, Tarso Genro, terá de enfrentar será a greve nacional da Polícia Federal, que está pronta para ser deflagrada.

OS MINISTÉRIOS QUE NINGUÉM QUER

O próprio presidente Lula desabafava, na semana passada, durante audiência, misturando ironia com uma dose de mau humor, que “tem alguns ministérios do PT que ninguém quer”. E enumerava: “Nenhum partido me pediu para nomear ministros dos Direitos Humanos, Direitos na Mulher e da Pesca”.

14 março 2007

DIRETOR DA CODERN RECEBE VEREADOR

O vereador Haroldo Martins, foi recebido na tarde de ontem ( 13/03) pelo Diretor Superintendente da CODERN ( Companhia Docas do Rio Grande do Norte), o Dr. Renato Fernandes, que na ocasião explanou os planos e projetos previstos para a região salineira, inclusive a possibilidade da implantação de um porto de Carga ( Terminal de Graneleiro Sólido ) no município de Macau.

Na conversa, alem da notícia da possibilidade da instalação do Porto no “ Lamarão” em Macau, o superintendente apresentou o estudo para reativação do ramal ferroviário, ligando Macau a Natal.

O vereador ressaltou a necessidade de Macau ser contemplado com estes projetos, principalmente considerando as perdas que o município já teve com o Projeto Alcanorte, o Porto Ilha (perdido para Areia Branca) e por último o Projeto Pólo-Gás-Sal, que terminaram sendo sonhos nunca concretizados para o desenvolvimento de Macau.O superintendente terminou agradecendo ao vereador a sua preocupação com os destinos de Macau, elogiou o seu trabalho e prometeu procurar atender, dentro do possível, as solicitações apresentadas pelo edil macauense.

13 março 2007

ELE CONTINUA UM HOMEM FORTE E ARROGANTE

Nem babá

A história é contada em rodas políticas, especialmente do PT: depois de saber que José Dirceu havia criticado, em seu blog, para valer o presidente do BC, Henrique Meirelles, o presidente Lula teria comentado e reclamado. E perguntado aos mais chegados: “Quem ele pensa que é?”. Dirceu soube disso e devolveu: “Não sou mais ministro, não sou mais deputado, não sou mais dirigente do PT e não sou mais babá. Ou seja: falo tudo o que eu quiser falar”.

BOICOTE A SUZANA VIEIRA

Fotógrafos que cobrem festas de celebridades estão movimentando para não mais clicar Suzana Vieira em qualquer evento e, bem ao contrário, até lhe virar as costas para que a atriz se sinta constrangida. Tudo em solidariedade a um fotógrafo da revista Quem , que fechou suas páginas à atriz, que foi surpreendido por Marcelo Silva, marido de Suzana que, para impedir fotos deles, afastou o profissional com uma arma em punho.

FIOCRUZ COMPROVA A QUALIDADE DO AR EM GUAMARÉ

Estudo realizado pela Fiocruz revela que o ar do município de Guamaré pode ser comparado ao de áreas sem poluição como a Floresta Amazônica e Mata Atlântica. O resultado do levantamento, que ocorreu entre março e novembro de 2006, será apresentado à população local a partir de hoje até o dia 15 março através de um ciclo de palestras.

A Petrobras contratou o estudo com o objetivo de avaliar a qualidade do ar no entorno do Pólo Industrial de Guamaré após reclamações das comunidades vizinhas sobre fumaça e odor causado pelo gás.

Foram analisados o ar, a flora e as aves num raio de 5 km ao redor do Pólo de Guamaré, abrangendo as comunidades de Lagoa Doce, Mangue Seco I e II, Ponta de Salina e Salina da Cruz. O principal diferencial deste estudo foi a participação dos moradores em todo processo. Ao todo foram envolvidas 1243 pessoas da região.

Os ecossistemas de Guamaré apresentam elevada relevância biológica para conservação das aves da Caatinga e de espécies migratórias associadas às áreas úmidas. Os resultados da boa qualidade do ar se refletem na riqueza de biodiversidade das aves da região.

12 março 2007

UMA REPORTAGEM DIGNA DE SER LIDA

Essa reportagem foi veiculada em vários telejornais do país...
Paulo, 28 anos, casado com Sônia (grávida de 4 meses), desempregado há dois meses, sem ter o que comer em casa, foi ao rio Piratuaba-SP, a 5km de sua casa, para pescar alguma "misturinha" no seu arroz com feijão. Teve a sorte de pescar cerca de 900gr de lambari. Sem saber que era proibido a pesca, foi detido por dois dias e levou umas porradas pra variar. Um amigo pagou a fiança de R$280,00 para liberá-lo, mas ainda falta pagar também uma multa ao IBAMA no valor de R$724,00. A mulher, Sônia, sem saber o que aconteceu com o marido, que supostamente sumiu, ficou nervosa e passou mal. Foi bater no hospital e teve aborto espontâneo. Ao sair da prisão, Ailton recebeu a notícia de que sua esposa havia perdido seu filho, por conta dos míseros peixes que ficaram apodrecendo no lixo da delegacia. Quem pode devolver o filho de Sônia e Ailton? Quem deve pagar pelas consequências?
Enquanto isso....
O Sr.Henri Philippe Reichstul (Presidente da PETROBRÁS) - Não tem motivos para se preocupar com o derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Baía da Guanabara, que ocasionou na morte de milhares de lambaris e pássaros marinhos. Ele também foi o responsável pelo derramamento de cerca de 4 milhões de litros de óleo no Rio Iguaçu, destruindo a flora e fauna e comprometendo o abastecimento de água em várias cidades da região. Atenção, gente: isso é Crime contra a natureza: inafiançável segundo a Lei brasileira. Em liberdade, o influente executivo pode ser visto jantando nos melhores restaurantes do Rio e de Brasília, e na coluna social dos principais jornais.Esta é uma campanha em favor da VERGONHA NA CARA. Eu já divulguei, e você?

OUTRO CHAVES

Enquanto o venezuelano Hugo Chávez incomoda George W. Bush e ameaça liderar, para valer, um bloco latino-americano de países anti-EUA, com governos populistas, o outro Chaves, do seriado exibido há mais de 20 anos pelo SBT e que acaba de festejar 35 anos de existência, ganha nova linha de brinquedos articulados.
Chaves, aquele que do “sem querer querendo”, mais Kiko, Seu Madruga, Chiquinha e D. Florinda, continuam mantendo invejável popularidade. Para quem não sabe: a série já foi traduzida para mais de 25 línguas e exibida em quase 90 países do planeta.
Nos Estados Unidos, foi vendido mais de um milhão de DVDs com episódios do seriado. No Brasil, os DVDs estão esgotados mas, nas barracas de camelôs de São Paulo e Rio, sempre tem DVDs piratas. Detalhe: há semanas, quando o venezuelano Chávez vocifera contra o “demônio” (Bush), o próprio Lula, comentou que “de vez em quando, acho o outro Chaves bem mais agradável que esse”.

11 março 2007

JOÃO MAIA CRIARÁ LEI DO GÁS


João Maia: lei que regulamentará uso do gás no Brasil será escrita por ele

Segundo a colunista Abelha do Jornal de Hoje, Eliana Lima, o deputado João Maia é considerado hoje um dos políticos mais assediados do país na área econômica. Executivos da Shell, Ipiranga, BR, etc, têm procurado o potiguar para muitas conversas. Tudo porque João é o relator da Lei do Gás, uma das mais importantes para complementar o PAC e que regulamentará o uso do gás no Brasil. Como relator, João vai escrever a lei. Taí a importância da missão. E na Câmara dos Deputados, já foi instalada a Comissão Especial que cuidará da poderosa lei. (fonte: TG).

09 março 2007

A REQUERIMENTO DE ODETE A SESSÃO DE QUINTA-FEIRA FOI DEDICADA AS MULHERES

Vereadora Leyla Rodrigues, presidiu a sessão dedicada ao dia das mulheres
Na quinta-feira, dia 08 de março, dedicado internacionalmente as mulheres e a requerimento da vereadora Odete Lopes, que subscrito pelas vereadoras Leyla Rodrigues e Geruza Fonseca, as 3 mulheres com assento na casa. O presidente Lampião num gesto cortês, permitiu que Leyla como 1ª secretária da casa, presidisse a sessão, que foi recheada por ROSAS vermelhas destribuidas por Odete Lopes e o presidente Lampião.

08 março 2007

O VEREADOR HAROLDO MARTINS MANDA MENSAGEM PARA MEU ORKUT

Caro amigo,
O vereador Haroldo Martins, através da sua assessoria de imprensa, comunica que estará nesta próxima segunda-feira( 12/03) instalando o Programa “ Gabinete Virtual”. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar os computadores do seu gabinete, na Câmara Municipal, para que os alunos das escolas públicas do município (municipal e estadual) de Macau possam realizar trabalhos escolares e pesquisas acadêmicas através da internet. Os alunos interessados deverão procurar o gabinete do vereador, que funciona das 8:00 às 13:00 horas, sendo que cada aluno terá acesso por um período de uma hora diário, podendo agendar mais de um dia por semana, dependendo da relação de alunos inscritos.Segundo o vereador, “Esse programa visa integrar os alunos, da rede pública do município, que não dispõe de equipamentos de informática, na realidade da vida digital, instrumento de grande importância na formação profissional e, elemento primordial no contexto de aprendizagem moderna”.


É triste falhar na vida: porém, mais triste ainda
é não tentar vencer.
(Roosevelt)

MULHERES



Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
E las levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversario ou um novo casamento.
(Pablo Neruda)

ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.
Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

07 março 2007

MACAU E PENDÊNCIAS PRESENTES AO ALMOÇO DAS MULHERES COM WILMA

Odete Lopes, Prefeita Dida, Wilma de Faria e a diretora do Vale Gelza Lúcia

Wilma assina nomeação de Amélia Freire e convoca Conferência das Mulheres

Amélia Freire assume a coordenação das políticas públicas para às mulheres

Na programação da Semana da Mulher, a governadora Wilma de Faria instalou hoje a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e participou de almoço, às 13h, com prefeitas, vereadoras, deputadas e líderes mulheres de todo o Rio Grande do Norte, no Olimpo Recepções.
A cidade de Macau foi representada no evento pela vereadora Odete Lopes, já a cidade de Pendências marcou presença com a prefeita em exercício Alvanilda Bezerra(Dida). Na solenidade Wilma de Faria anunciou um pacote de medidas que beneficiam diretamente as mulheres potiguares. Uma delas é a implantação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Vinculada à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc).
Na ocasião, a governadora assinou o decreto convocando para a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que deve ocorrer entre os meses de maio e junho. “Durante o evento vamos propor ações que serão apresentadas na Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e vão nortear as políticas da área”, informa Amélia Freire, que tomou posse hoje como Titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Ao final do encontro, a governadora vai entregou a outorga do Mérito Mulher para personalidades de destaque em diferentes áreas no Rio Grande do Norte. (Celso Amâncio).




JOÃO MAIA ESTARÁ AS 21H30 NA TV CÂMARA

João Maia repercute Reforma Tributária em programas da TV Câmara

O deputado João Maia repercutiu hoje, em entrevista à TV Câmara, o projeto de Reforma Tributária apresentado pelo ministro da Fazenda Guido Mantega aos governadores de todo o país, na reunião de ontem com o presidente Lula. A entrevista será exibida hoje, às 21:30h, no programa Câmara Hoje. E reprisada amanhã, às 8h, no programa Primeira Página.

GOVERNADORA LANÇA PORTAL DA MULHR POTIGUAR

A partir de hoje, está disponível na Internet o mais novo serviço em defesa dos direitos da mulher do Rio Grande do Norte. O Portal da Mulher é um site que pretende ser o ponto de concentração de informações que digam respeito à mulher, à sua luta para vencer preconceitos, a violência.

No endereço www.portaldamulher.rn.gov.br, podem ser encontradas referências às mulheres que fizeram história no Estado, marcaram não apenas a história política, como a governadora Wilma de Faria - primeira deputada federal, primeira prefeita da capital e primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte. O portal também reverencia Lucy Garcia Maia, primeira aviadora potiguar, intelectuais como Zila Mamede e a feminista Nísia Floresta.

GOVERNO DO ESTADO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA DIA DA MULHER

O Governo do Estado preparou uma programação especial para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. De hoje (quarta) até sexta-feira (9), serão realizadas reuniões, passeata, exposições de arte, espetáculos culturais, inaugurações e lançamentos de programas dirigidos às mulheres potiguares, com ênfase na igualdade de gêneros, envolvendo diversas secretarias e órgãos da administração pública. Dando início à programação, a governadora Wilma de Faria instala hoje a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e participa de almoço, às 13h, com prefeitas, vereadoras, deputadas e líderes mulheres de todo o Rio Grande do Norte, no Olimpo Recepções.

Programação:

Quarta-feira (7) -12h30 - Lançamento de Políticas Públicas para a Mulher

• Lançamento do Portal da Mulher Potiguar

• Convocação da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

• Criação do Programa de Promoção da Igualdade Mulheres e HomensInstalação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

Outorga do Mérito Mulher

Local: Olimpo Recepções13h - Almoço com lideranças mulheres do RN

Local: Olimpo Recepções» Quinta-feira (8)8h – "Mulheres do RN, presentes!"

Local: Presídio Feminino da Zona Norte9h - Encontro Estadual de Mulheres do Campo e da Pesca

Local: Auditório da Emater9h - Tributo à MulherLocal: Auditório da Secretaria de Educação15h - Caminhada: Mulheres por um planeta saudávelLocal: Largada na Praça das Flores – Chegada no Palácio da Cultura17h - Apresentação de várias artistas locais

Local: Palácio da Cultura» Sexta-feira (9)17h - Inauguração da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Mossoró
Local: Bairro de Nova Betânia (Mossoró)

CURSO DE NÍVEL SUPERIOR E INSPETORES AO PNQP

Prominp lança Edital do 2º ciclo para

O Prominp lançará nesta quarta-feira, dia 07 de março, o Edital Seletivo Público para cursos de nível superior e para inspetores (nível técnico). Essa seleção pública dará início ao 2º ciclo do Plano Nacional de Qualificação Profissional – PNQP. Serão oferecidas 2.748 vagas em 43 categorias de nível superior e 2.637 vagas em 27 categorias profissionais de inspetores (nível técnico), chegando a um total de 5.385 vagas nesta etapa. Agendada para 15 de abril de 2007, a prova nacional para seleção de pessoal de nível superior será realizada em nove cidades: Campinas (SP), Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

MAIS INVESTIMENTO DA PETROBRAS NO PÓLO DE GUAMARÉ

Gasolina automotiva será feita no RN até 2010

Até 2010 entrará em funcionamento no Estado uma fábrica de gasolina automotiva. A informação foi recebida ontem pela governadora Wilma de Faria, durante reunião com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. A unidade se somará às plantas industriais já existentes.

06 março 2007

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA DE GUAMARÉ ANIVERSARIA HOJE

Quem está de parabéns no dia de hoje é o jornalista Christiano Couceiro. Ao lado de sua esposa Raissa Couceiro, Christiano vai reunir amigos e familiares para comemorar seus 30 anos de vida. O jornalista aproveita a festa para brindar o bom momento profissional de sua carreira. Além de dirigir o jornalismo da TV Potengi/Band Natal, Couceiro é o atual assessor de comunicação da Ceasa-RN e da Câmara Municipal de Guamaré.

CONSELHO TUTELAR DE PENDÊNCIAS VAI A ZONA RURAL

Conselheiros trabalham na zona rural de Pendências

O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, do município de Pendências, iniciou um trabalho objetivando se aproximar mais das comunidades rurais. Nos finais de semana, os conselheiros visitam a zona rural, ocasião em que recebem reclamações, fiscalizam bares e orientam famílias para manter as crianças matriculadas na escola.Inicialmente, o trabalho será desenvolvido em localidades com mais de mil habitantes. Sendo assim, o trabalho começou por Mulugum, há cerca de quinze dias.

PREFEITO DE CARNAUBAIS TOMA MEDIDA RADICAL

Prefeito manda demitir comissionados em Carnaubais

O prefeito de Carnaubais, Zenildo Batista de Souza (PDMB), alega que não tem recursos para investir na infra-estrutura ou melhorar o salário dos professores, mas desembolsa todo mês R$ 180 mil com comissionados e contratados, o que equivale 25% do total da folha. Ontem, o prefeito anunciou a demissão de todos os comissionados e contratados, além da redução de gastos nas Secretarias.

TERMINA DIA 17 O PRAZO PARA CADASTRAMENTO NA PESCA DE LAGOSTA

Faltam 11 dias para terminar prazo para se cadastrar na pesca da lagosta.

Foi prorrogado até o dia 17 de março o prazo para os interessados em atuar na pesca da lagosta neste ano se inscreverem junto aos escritórios estaduais da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), para obtenção da permissão e registro das embarcações utilizadas nesse tipo de pescaria no Brasil. A decisão da Seap foi publicada no Diário Oficial da UniãoAtualmente, estima-se que haja quase seis mil embarcações capturando lagosta no País.

COMEÇOU AS AULAS NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS

Meio ambiente será o tema de estudo

Teve ínicio ontem as aulas na rede municipal de ensino. Apesar de ter terminado a jornada pedagógica de quase 15 dias no último dia 16, a prefeitura adiou o início do ano letivo em função das obras de manutenção que estão sendo concluídas. A coordenadora do ensino infantil Marcília Delânia conta que a jornada foi muito satisfatória e abordou o tema o tema educação de qualidade, desafios, perspectivas e aprendizagens renovadas. O município de Pendências conta com uma rede escolar formada por 15 escolas distribuídas entre a sede e a zona rural para melhor atender a demanda existente. Justamente por este grande número de escolas é que a prefeitura não conseguiu terminar em tempo hábil, ou seja, logo após o encerramento da Jornada Pedagógica, os serviços de manutenção e somente ontem é que foi dado início ao ano letivo.

MAIS INVESTIMENTOS PARA OS AEROPORTOS DO NORDESTE

Investimentos no transporte do Nordeste
A proximidade do Nordeste com a Europa e América do Norte favorece o comércio e o turismo com os países desses continentes e demanda uma infra-estrutura portuária e aeroportuária eficientes. Por isso, metade dos projetos de transportes incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a região está direta ou indiretamente ligada a portos.
São dragagens, recuperação e ampliação, além de duplicação e construção de acessos rodoviários e ferroviários aos portos nordestinos. Um deles é a dragagem dos berços 100 ao 103 do porto de Itaqui, no Maranhão. A obra vai aumentar a profundidade dos berços permitindo que navios de maior porte possam atracar no porto.
No caso dos aeroportos serão investidos R$ 151 milhões em Natal (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Parnaíba (PI) e Salvador (BA). Em João Pessoa as obras orçadas em R$ 47,7 milhões vão permitir que a capacidade do aeroporto atinja mais de 800 mil passageiros por ano. Em 2006, a movimentação fechou em 413 mil embarques e desembarques. Para permitir que o aeroporto esteja apto a receber esse aumento de viajantes estão sendo feitas a ampliação das salas de embarque e desembarque, praça de alimentação além das pistas de pouso e decolagem.

05 março 2007

ODETE LOPES REQUER QUE A SESSÃO DA CÂMARA DE MACAU NA QUINTA-FEIRA SEJA ESPECIAL

Sessão de quinta-feira, dia 08, deverá ser dedicada as mulheres

A vereradora Odete Lopes, requereu à Câmara Municipal de Macau que na quinta-feira, dia 08, a sessão seja especialmente dedicada às mulheres, pelo seu dia. "A mulher a cada dia se afirma mais como gestoras, donas de casas e mães. Ela já ocupa um espaço muito grande no mercado de trabalho, mas tem que lutar todos os dias por mais conquistas", conclui a vereadora.

ROUBO NA PREFEITURA DE GUAMARÉ AINDA É UM MISTÉRIO

Delegado não descarta conotação político em roubo a prefeitura de Guamaré

O delegado de Macau, Josué Miguel, já começou as investigações sobre o atentado contra as instalações da Prefeitura Municipal de Guamaré, de onde foram roubados um computador documentos. O bacharel acompanhou sábado à tarde a perícia do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) nas salas arrombadas e roubadas durante a madrugada do mesmo dia. Josué não acredita que o crime tenha conotação política. “Os assaltantes buscavam dinheiro no cofre. Como não encontraram, saíram arrombando salas”, diz. Entretanto, o delegado não descarta a hipótese levantada pelo prefeito José da Silva Câmara, de que o arrombamento teve motivação política. “Estamos investigando todas as hipóteses. Inclusive já temos informações de que o mesmo aconteceu na Prefeitura de Poço Branco”, conclui. Por lei, o delegado tem trinta dias para concluir as investigação e enviar o inquérito policial a justiça apontando suspeitos ou não. (fonte: Evanio Araújo).

PREFEITO DESRESPEITA PCCS

Prefeito não respeita plano de cargos e carreiras da educação

O prefeito do município de Carnaubais, Zenildo Batista, está sendo acusado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Carnaubais de não respeitar o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação (PCCS). Segundo o presidente do sindicato, Josenildo Ferreira da Silva, o prefeito tem desrespeitado diversos itens do PCCS.Josenildo relatou que os professores da educação infantil deveriam ser pagos de acordo com o Plano e receber cerca de R$ 700 de salários, mas o prefeito só paga um salário mínimo que hoje é de R$ 350, ou seja, a metade do valor que os professores têm direito.

02 março 2007

MUDANDO A VIDA NO CAMPO

Ex-secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República e amigo do presidente Lula há mais de 20 anos, o jornalista Ricardo Kotscho está na terrinha.Veio conhecer projetos de responsabilidade social da Petrobras no Estado.Acompanhado do fotografo Hélio Campos Mello, vai preparar uma matéria para a revista Brasileiros, para mostrar como o petróleo vem mudando a vida de comunidades no sertão potiguar, proporcionando desenvolvimento econômico e social. Aqui em nós a realidade é está mesmo, a Petrobras vem mudando a vida de muita gente no campo e nas prefeituras também.

NEPOTISMO

A decisão da Assembléia Legislativa do RN em criar um projeto de Lei de combate ao nepotismo, seguindo a tendência do Congresso, poderá em princípio ser um ato isolado na região Nordeste. No Ceará, por exemplo, o governo de Cid Gomes não quer nem ouvir falar nisso. Tem parente até nos cinzeiros dos carros oficiais. Em macau não existe respeito a orientação do Ministério Público. Na Câmara Municipal existe, irmãos, esposas, maridos e muito mais exercendo abertamento suas funções no legislativo e na prefeitura é muito pior ainda.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DEVE ABRIR INQUÉRITO

Ministério Público Federal investigará uso de notas falsas do PMDB

As notas fiscais falsificadas, encontradas na prestação de contas do PMDB ao TRE – na sua gestão de 2003, deverão ser investigadas pelo Ministério Público Federal.
O MPF deve abrir inquérito para apurar as responsabilidades

Segundo parecer da Coordenação de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral, órgão que desaprovou as contas do partido, na representação nº 1631, “o PMDB utilizou diversas notas fiscais reconhecidas como falsas e ‘inidônias’ pelas secretarias de Tributação do Estado e do Município, para comprovar gastos no valor de R$ 102.449,84, sendo R$ 98.576,26 referente ao Fundo Partidário”. (fonte: TG)

01 março 2007

ISSO É UMA VERGONHA


A vaquejada de Macau, que é realizada sempre na 1ª semana de julho, este ano poderá sofrer alterações em sua realização. é que a família Sá, de quem o parque recebeu o nome, chama-se Flávio Sá, desde a sua inauguração no ano de 1991, que é quem realiza a festa da vaquejada, inclusive nesses 2 anos do governo Flávio Veras. Mas acontece que devido uma ixigência do Prefeito para que a família Sá assumisse agora um compromisso político de votar nele ou em um candidato seu nas próximas eleições, e como a proposta não foi aceita, o Prefeito anunciou o rompimento político com a família e já ameaça tirar também a realização da vaquejada. Depois da demissão do médico e ex-prefeito José Antônio Menezes, essa decisão do Prefeito representa mais uma perseguição política envolvendo a administração do município de Macau. Meu Deus, para que tanto ódio, tanta persequição, tanto destempero emocional e tanto despreparo.

APÓS 16 ANOS VAQUEJADA DE MACAU PODE MUDAR DE REALIZADOR

Recebo a informação de que a vaquejada de Macau, que acontece tradicionalmente no Parque Flávio Sá na segunda semana de julho, este ano será organizada pelo Grupo Porcino. Segundo se comenta a Prefeitura de Macau já manifestou interesse na parceria com o grupo mossoroense. Segundo fontes pela estrutura que será montada deverá ser uma das melhores dos últimos anos. Todos os entendimentos estão sendo mantidos para se iniciar os preparativos. (fonte: Arafran Peter).