31 janeiro 2009

HOJE É O DIA DELA...

Ana Luiza e seu pai Alex da SOSQuem está aniversariando hoje e Ana Luiza, filha dos amigos Alex da SOS Informática e Luciana, as comemorações será na casa grande da praia de Barra do Rio. Onde estão veraneando ao lado de amigos.

Hoje a festa vai rolar até o sol raiar. Que Deus desça sobre Ana o sua mão protetora e que ela tenha uma vida cheia de muitas realizações.

30 janeiro 2009

NOTÍCIAS DO CARNAVAL DE MACAU

No Mela-Mela o carnaval de Macau recebia mais de 30 mil pessoasNo corredor da Folia à noite, milhares de pessoas dançanvam ao som das bandasAté nas ruas, nas residências os camarotes alternativos eram montados

Esse era o carnaval de Macau, até que aos poucos o Prefeito Flávio Veras está acabando e este ano, mais ainda, nem o cmapeonato de blocos vai acontecer.
"Cada povo tem o governo que merece!!!
"Esta e a cidade que amo..."

Do Blog carnavaldemacau.com
Trio Parajós pode estar fora no carnaval 2009
Chegou ao conhecimento do blog que o trio Parajós pode estar se despedindo depois de 14 anos do carnaval de Macau, conhecido pela sua qualidade em todo brasil o trio está sendo dispensado pela Prefeitura de Macau, esperamos que revejam essa situação.


Comunidade do Orkut Constesta carnaval 2009
Na comunidade do orkut, "Carnaval de Macau" o assunto não é outro, carnaval 2009, quando foi anunciado pelo blog"http://www.dosal.zip.net/, que o carnaval teria apenas um trio elétrico, e que as bandas seriam Ferro Elétrico, Cavaleiros, Banda Inala e grafith comunidade prosteou em peso e a discusão ja passa das cinquenta postagens.Abaixo trechos extraidos da comunidade.

Vinny
Igual ao nosso amigo Lauro, eu tbm já escutei várias pessoas dizendo q não viriam pra cá esse ano, e sim pra essas respectivas cidades, Caicó, Apodí, Areia Branca. O bem da verdade é que mtas pessoas falam q "o carnaval" de Macau é tradição, bem até msm as tradições acabam um dia, o q vejo, é q essa festa incrível é só o q temos, é o único motivo q faz as pessoas de outras cidades e estados virem pra nossa cidade, e simplesmente está se perdendo, quantas bandas naum surgiram ao longo do ano, e td ano temos q nos conformar com as mesmas atrações, é claro e evidente q quando começar a festa, tds nós estaremos lá no meio da muvuca, mas ficará no pensamento sabendo q poderia ser melhor.

DJ JARI
aeee organização .. vamos pensar um pouco ver as opiiniões ae .. pra dpois meter a caneta vlw ...num faz isso não q vai fik q nem radio ou programa de tv viu .. quando perde a audiencia pra recupera d novo é tempimm viu meu fiiii .. hehehehe .. vlw galera e vamos ver no q da ae .. a programação oficial .. abraçoLaysePq não acabam logo com o carnaval de Macau,assim como fizeram com a única vaquejada de praia do pais que já havia se tornado tradição na cidade??Lembro-me bm que por essa época já havia comentários do carnaval de Macau em tds os lugares onde eu andava,mas comentários positivos e não fazendo ironias com a programação,além da chacota com a propria cidade neh?!que deveria ser inadimicivel

LIONE
Melhoras...O que parece é que aos poucos tão querendo acabar com o carnaval de Macau.Tradição que aos poucos tá indo por água a baixo, a cada ano, o que se ouve, é que não tem dinheiro, que devemos valorizar nossa cultura e os artistas da cidade... Mas que o carnaval de Macau, tem grande valor e precisa ser valorizado a cada ano, vamos melhorar... Vamos expandir!!!!!!!! Tá fraco, tá fraco. Vamos inovar.

29 janeiro 2009

CARNAVAL DE MACAU NÃO TERÁ CAMPEONATO DE BLOCOS

Ginásio de Esportes Virgílio Barbosa, o Tigibuzão, em ruinasPrefeito Flávio Veras, manda parar campeonato de bloco

Com quase 40 anos de existência o Campeonato de Blocos da cidade de Macau não acontecerá este ano. O Prefeito Flávio Veras manda parar o campeonato de blocos da cidade em virtude do estado em que se encontra o Ginásio Virgílio Barbosa, o Tigibuzão.

Há poucos meses antes da eleição de 2008, foi feita uma inauguração da recuperação e reforma do Ginásio, com direito a banda de música, com apresentação de uma grande atração nacional e, políticos importantes do Estado estiveram presente.

Só não se sabe quanto custou aos cofres do município a reforma e a festa, mais que serviu para influenciar na reeleição do Prefeito, isso serviu!!!

Agora poucos meses depois o Campeonato de Blocos, que sempre serviu para abrir os festejos carnavalescos da cidade, não está acontecendo. Tudo porque, a maior e melhor praça de esportes da cidade foi interditada. E a quadra do Porto de São Pedro não oferece nenhuma condições à realização do evento.

Segundo se comenta, foi o Corpo de Bombeiros que interditou o Tigibuzão, mas esse laudo de interdição não apareceu. O que existe de concreto e se sabe, é que um trabalhador foi acidentado e se encontra sem nenhuma assistência da Prefeitura.
Mas o Ginásio Tigibuzão não é o único caso de "obras" do Prefeito Flávio Veras que mesmo antes de ter serventia à comunidade, necessita de reparos pelo mal serviço prestado.

A Promotoria do Patrimônio Público do Município, precisa ver, fiscalizar e, exigir do Prefeito a prestação de contas dessas obras, para que a comunidade tenha conhecimento de quanto foi gasto do seu dinheiro, nessas obras de brincadeirinha, que se desmanchas apenas com a ingerência de um curto período de tempo.

PEDIDO DE LIMINAR FOI NEGADA

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani (foto) negou pedido de liminar em mandado de segurança proposto por Aurícélio dos Santos Teixeira contra decisão que determinou a diplomação e a posse do prefeito eleito de Guamaré (RN), Mozaniel de Melo Rodrigues, e de seu vice João Pedro Filho.

A decisão de empossar os candidatos eleitos foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Auricélio foi o segundo colocado para prefeito na cidade nas eleições de outubro de 2008.No mandado de segurança, Auricélio sustenta que o candidato eleito vice-prefeito teve seu registro de candidatura indeferido pelo juiz eleitoral por rejeição de prestação de contas.


De acordo com o segundo colocado na eleição, embora o TRE do Rio Grande do Norte tenha alterado a sentença do juiz e aprovado o registro de João Pedro Filho como candidato a vice-prefeito, o TSE anulou a decisão para que a Corte Regional julgasse se as irregularidades apontadas nas contas eram sanáveis ou não.


Diante disso, Auricélio afirma que o Tribunal Regional do Rio Grande do Norte, ao determinar a diplomação e a posse do primeiro colocado como prefeito e de seu vice, afrontou orientação do TSE dada no julgamento da Consulta 1657/PI, no sentido de que não se pode diplomar candidato sem registro.


O ministro Arnaldo Versiani, ao rejeitar o pedido de liminar, afirma que há recurso do vice-prefeito eleito pendente de julgamento na Corte Regional.


Versiani ressalta ainda em sua decisão que, para evitar sucessivas mudanças na chefia da prefeitura do município potiguar, “é de todo prudente aguardar o rejulgamento do recurso eleitoral (apresentado pelo candidato a vice-prefeito) pelo TRE-RN, que poderá concluir pelo deferimento (ou não) do registro de candidatura”.

MUDA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

TRE/RN tem novo expediente a partir do dia 2

A partir de 2 de fevereiro, a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) passa a ter horário de funcionamento das 12h às 19h.

O anúncio foi feito pelo presidente da Corte, desembargador Expedito Ferreira de Souza, ao final da sessão ordinária desta quinta-feira (29).

O expediente segue o modelo adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mais 16 regionais. Nas zonas eleitorais, o funcionamento será das 8h às 15h, sendo que das 13h às 15h, o expediente será interno.

ENCONTRO DISCUTIRÁ ELEIÇÕES

As novas eleições municipais estão ocorrendo em o todo país e serão a principal temática escolhida para o XXII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, que acontecerá no município de Poconé, no Pantanal mato-grossense, nos dias 30 e 31 deste mês.

A meta é sugerir alterações na legislação eleitoral, objetivando leis mais claras sobre o assunto.
A discussão está dentro do tema "Registro de candidatura e realização de novas eleições: questões processuais, financeiras e os artigos 219 e 224 do Código Eleitoral.

Prazo para efetivação e propostas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhar ao congresso", programado para o primeiro dia do encontro.

Outro tema que também está na pauta do encontro é a "Proposta de alteração da resolução do TSE 19.994/97, que estabelece, em todo o país, normas para a criação e desmembramento de zonas eleitorais".

O assunto será exposto no dia 30 pelo desembargador Vítor Barboza, corregedor regional eleitoral do TRE de Goiás, e pretende discutir a regulamentação que rege a criação de novas zonas eleitorais em todo o país, para assim garantir uma maior aproximação entre a Justiça Eleitoral e a sociedade.

COLUNA RADAR DO VALE DESTA QUARTA-FEIRA NA GAZETA DO OESTE


gonzaga@digizap.com.br

A região Agreste
Recepcionou o presidente da Assembléia, Robinson Farias. Cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, notadamente da região Agreste, prestigiaram o almoço oferecido aos deputados Robinson e Fábio Faria, no domingo, 25. O anfitrião foi o prefeito de Pedro Velho, Jalmir Macedo, que recebeu as lideranças em sua casa de praia em Barra de Cunhaú.

Ao encontro
Também compareceu o deputado estadual Raimundo Fernandes, os presidentes da Femurn e da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) - Benes Leocádio, prefeito de Lajes e João Gomes, de Brejinho - além do diretor do DER, Jader Torres, e do secretário de Esportes de Natal, João Ananias.

Além
Dos representantes de praticamente todos municípios da região Agreste, compareceram os prefeitos Ivan Júnior, de Assu, Maria Ivoneide, de Maxaranguape e Mozaniel de Melo Rodrigues, de Guamaré. Agradecendo a homenagem, Robinson Faria disse que o momento era de grande alegria e emoção, sobretudo pela amizade de mais de 20 anos que o une à maioria das pessoas ali presentes. "Somos uma família que há mais de 20 anos caminha unida", afirmou.

O deputado aproveitou
A ocasião e prestou contas do seu mandato, falando sobre os encaminhamentos de requerimentos e projetos, entre eles o Cidadão Sem Fome, que está prestes a ser implantado pelo Governo do Estado. Robinson aproveitou para dar a boa notícia de que em breve obras importantes de construção e recuperação de estradas serão iniciadas na região, beneficiando áreas turísticas como Pipa e Barra do Cunhaú, entre outras.

A Paróquia
De Nossa Senhora da Conceição de Macau comemorou na comunidade de Barreiras a festa de seu padroeiro São Sebastião, desde o dia 14 até o dia 25. A festa teve como tema: "A paz é fruto da justiça". Na programação constou caminhadas, penitenciais, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa. Para marcar o encerramento do Ano da Juventude, aconteceu um encontro de jovens, no último dia 17.

A festa foi
O encerramento da festa foi no domingo, dia 25, com a tradicional missa presidida pelo vigário paroquial de Pendências, Pe. Iranildo Virgílio da Cruz. A parte social foi no sábado, dia 24, animada pelas Bandas Forró Ferrado e Kabaço Molhado, no Centro Pastoral.

A coluna tomou
Conhecimento que o prefeito Flávio Veras criou Diretorias Distritais, que serão subordinadas diretamente ao gabinete do prefeito e terá as Gerenciais Distritais como subordinados suas. O nome cotado para assumir o comando em Diogo Lopes é o do ex-vereador Edinho Ribeiro.

Na cidade
E no distrito de Diogo Lopes se comenta que é mais uma forma de retaliação do prefeito Flávio Veras com o vereador Oscar, que na última eleição da Câmara partiu como candidato independente à presidência da casa, abrindo depois para apoiar a candidata do prefeito, Fátima Jacome.

Mais uma vez
Flávio coloca Oscar de castigo. Bem feito, ele bem que merece, para aprender a ser fiel com seus colegas e cumprir seus compromissos.

O advogado
Rodrigo Aladim assumirá a presidência da CDL-Macau na próxima quinta-feira, dia 29, mas já está trabalhando. Na semana que passou ele foi a Natal manter alguns contatos com diversos segmentos da economia do Estado. Bem que a CDL de Macau estava precisando de levar uma sacodida, já durante alguns anos que o marasmo tomou conta da entidade.

Para Reflexão
"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te."
[Friedrich Nietzsche]

28 janeiro 2009

PARA REFLEXÃO...

Um simples conselho

Certa vez um jovem muito rico foi procurar um rabi para lhe pedir um conselho. Toda a fortuna que possuía não era capaz de lhe proporcionar a felicidade tão sonhada. Falou da sua vida ao rabi e pediu a ajuda.
Aquele homem sábio o conduziu até uma janela e lhe pediu para que olhasse para fora com atenção, e o jovem obedeceu.- O que você vê através do vidro, meu rapaz?- Vejo homens que vêm e vão, e um cego pedindo esmolas na rua.
Então o homem lhe mostrou um grande espelho e novamente o interrogou:- O que você vê neste espelho?- Vejo a mim mesmo, disse o jovem prontamente.- E já não vê os outros, não é verdade?E o sábio continuou com suas lições preciosas:- Observe que a janela e o espelho são feitos da mesma matéria prima: o vidro.
Mas no espelho há uma camada fina de prata colada ao vidro e, por essa razão, você não vê mais do que sua própria pessoa.
Se você se comparar a essas duas espécies de vidro, poderá retirar uma grande lição. Quando a prata do egoísmo recobre a nossa visão, só temos olhos para nós mesmos e não temos chance de conquistar a felicidade efetiva.
Mas quando olhamos através dos vidros limpos da compaixão, encontramos razão para viver e a felicidade se aproxima.Por fim, o sábio lhe deu um simples conselho:- Se quiser ser verdadeiramente feliz, arranque o revestimento de prata que lhe cobre os olhos para poder enxergar e amar aos outros.
Eis a chave para a solução dos seus problemas.Se você também não está feliz com as respostas que a vida tem lhe oferecido, talvez fosse interessante tentar de outra forma.
Muitas vezes, ficamos olhando somente para a nossa própria imagem e nos esquecemos de que é preciso retirar a camada de prata que nos impede de ver a necessidade à nossa volta.Quando saímos da concha de egoísmo, percebemos que há muitas pessoas em situação bem mais difícil que a nossa e que dariam tudo para estar em nosso lugar.
E quando estendemos a mão para socorrer o próximo, uma paz incomparável nos invade a alma. É como se Deus nos envolvesse em bênçãos de agradecimento pelo ato de compaixão para com Seus filhos em dificuldades.
Ademais, quem acende a luz da caridade, é sempre o primeiro a beneficiar-se dela. E a caridade tem muitas maneiras de se apresentar: Pode ser um sorriso gentil...Uma palavra que anima e consola...Um abraço de ternura...Um aperto de mão...Um pedaço de pão...Um minuto de atenção...Um gesto de carinho...Uma frase de esperança...E quem de nós pode dizer que não necessita ou nunca necessitará dessas pequenas coisas?
"A caridade é o gênio celestial que nos tece asas de luz para a comunhão com o pensamento divino, se soubermos esquecer de nós mesmos para construir a felicidade daqueles que nos estendem as mãos".

27 janeiro 2009

SENADORA VISITA PORTO DO MANGUE

Prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes, o Titico.A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes da Silva, "Titico" (PMDB), visitaram na última sexta-feira, 23, o Cais do Porto do Rio das Conchas, que foi destruído há um ano pelas chuvas e pela força das marés.

No encontro, ela estimulou ao prefeito Francisco Gomes da Silva, Titico (PMDB), que apostasse no turismo como mecanismo de desenvolvimento do município e de toda a região, e alertou para que Titico fizesse o projeto de recuperação do Cais do Porto.

"Isso sendo feito, logo em seguida eu e os senadores Garibaldi Alves e José Agripino iremos ajudar em Brasília na busca por recursos. Essa obra pode passar de R$ 5 milhões e a Prefeitura de Porto do Mangue não tem esse dinheiro todo", justificou Rosalba.

O Cais do Porto do Rio das Conchas foi destruído durantes as cheias do ano passado, e até hoje uma parte do rio está obstruído com a areia.

Dois fatores contribuíram para derrubar o cais do porto: o aumento do nível do mar associado à força das marés de dezembro e janeiro (neste período do ano, as marés são mais fortes) e a intensidade das chuvas de 2008, que além do cais, destruiu também 2,4 quilômetros da RN 404, de acesso ao município, e outros 9 quilômetros da Estrada do Camarão, que dá acesso a Pendências.

26 janeiro 2009

MULTA...

O prefeito reeleito em Macau (RN), Flávio Veras (PMDB), apresentou recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a isenção do pagamento de multa de R$ 10 mil aplicada a ele por distribuição irregular de cestas básicas durante o período eleitoral do ano passado.

O juiz eleitoral da cidade proibiu a execução do programa social “Viver Melhor” , que incluía a distribuição de cestas básicas à população e condenou o prefeito e então candidato à reeleição ao pagamento da multa, por violação à Lei das Eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) permitiu a continuidade de programa, mas manteve a aplicação da multa de R$ 10 mil.

O prefeito pediu então ao TSE que o isente do pagamento da multa alegando que , apesar de o juiz eleitoral ter fixado o valor e o TRE-RN ter confirmado o pagamento, a aplicação da multa não foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral quando do ajuizamento da ação.

Quem vai analisar o recurso no TSE é o ministro Eros Grau (foto).

Fonte:TSE

LIDERANÇAS PRESTIGIAM ROBINSON

Lideranças reafirmam compromisso com Robinson em Barra do Cunhaú

Cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, notadamente da região Agreste, prestigiaram o almoço oferecido aos deputados Robinson e Fábio Faria, neste domingo (25).


O anfitrião foi o prefeito de Pedro Velho, Jalmir Macedo, que recebeu as lideranças em sua casa de praia em Barra de Cunhaú.

No encontro, também compareceram o deputado estadual Raimundo Fernandes, os presidentes da Femurn e da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) - Benes Leocádio, prefeito de Lajes e João Gomes, de Brejinho - além do diretor do DER, Jader Torres e do secretário de Esportes de Natal, João Ananias.



Além dos representantes de praticamente todos municípios da região Agreste, compareceram os prefeitos Ivan Júnior, de Assu, Maria Ivoneide, de Maxaranguape e Mozaniel de Melo Rodrigues, de Guamaré.

Agradecendo a homenagem, Robinson Faria disse que o momento era de grande alegria e emoção, sobretudo pela amizade de mais de 20 anos que o une à maioria das pessoas ali presentes. "Somos uma família que há mais de 20 anos caminha unida", afirmou.

O deputado prestou contas do seu mandato, falando sobre os encaminhamentos de requerimentos e projetos, entre eles o Cidadão Sem Fome, que está prestes a ser implantado pelo governo. Robinson aproveitou para dar a boa notícia de que em breve obras importantes de construção e recuperação de estradas serão iniciadas na região, beneficiando áreas turísticas como Pipa e Barra do Cunhaú, entre outras.

Jalmir Macedo disse que a confraternização foi uma forma de homenagear o deputado, por sua atuação e presença constante na defesa dos interesses dos municípios, bem como para reunir o grupo que lhe dá apoio.

Benes Leocádio, da Femurn, disse que por ser uma grande liderança, Robinson será respaldado nos projetos que levar adiante.



A mensagem foi reforçada pelo presidente da AMLAP, João Gomes. "A nossa região veio em peso prestigiar nosso líder maior, Robinson Faria, que tem um projeto não só para nós, mas para todo o Rio Grande do Norte, por isso estamos aqui para respaldá-lo", afirmou o prefeito.


25 janeiro 2009

COLUNA RADAR DO VALE DESTE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

gonzaga@digizap.com.br

A COLUNA
Em suas andanças pelas regiões salineira e do Vale do Açu, esteve com os prefeitos das cidades de Pendências, Ivan Padilha, e de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista (Titico), que demonstraram uma verdadeira radiografia da situação atual dos seus municípios. Segundo eles, ambos estão em estado de desorganização total.

DO BLOG DE TONI MARTINS
VIRA E MEXE"Não adianta cuspir para cima. O jogo democrático tem como base a alternância de poder. Hoje quem está em cima pode amanhã estar em baixo ou vice-versa, depende tão somente das circunstâncias advindas. Pois não é que o prefeito Ivan Júnior foi recepcionado na segunda-feira no gabinete da governadora por ninguém menos do que Fátima Moraes. Foi o assunto do dia naquela corte".
O BOM EXEMPLO
Deveria partir da administração do município e do assessor do governo Toni Martins em Carnaubais. Siga essa máxima, amigo, que com certeza as coisas em sua cidade se tornarão mais amenas, mais humanas e sobrará tempo para que Luizinho faça uma administração diferente em sua cidade. Como ele sempre desejou e a coluna é testemunha.
PARABÉNS!!!
Para nossa GAZETA, dona Maria Emília e o comandante Leônidas Terceiro junto com o nosso mestre Gilberto de Sousa formam um time que dá o pontapé nas articulações para a festa de aniversário deste jornal, que acontece no próximo mês de abril, em data a ser definida. Para marcar a data, uma superedição está sendo preparada para circular em todo o Estado do RN.

MAIS UM
Mandado de Segurança deu entrada quinta-feira, dia 22, no TSE, com referência à pendenga jurídica da cidade de Guamaré, que ainda promete ter vários capítulos. Desta vez é o segundo colocado Auricélio Teixeira, através de seus advogados devidamente constituídos. Aguardemos mais esse desenrolar.
VERGONHOSO
Quem assistiu ontem o Jornal Nacional ficou estarrecido com a crise na saúde no RN, revelada na tela da Globo. Na matéria, a jornalista Michele Rincon entrevistou pacientes que há meses sofrem com a falta de médicos no nosso Estado e ainda denunciou a morte de um bebê por falta de atendimento no fim de semana passada. Como diria Boris Casoy. "Uma vergonha"!
A COLUNA FOI
À Praia de Camapum em Macau e constatou que uma parte do serviço já foi parcialmente realizada, os serviços de contenção dos avanços do mar. Mas se arrasta a passos de tartarugas e o serviço de urbanização ainda não foi começado, o que poderá tirar o carnaval da orla este ano, caso não seja feito nada para adiantar o serviço. Os barraqueiros já estão em estado de alerta e preocupados.

O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA
Legislativa, o deputado Robinson Faria (PMN), liderou uma comitiva de seis prefeitos da Região do Vale do Assu em audiência com a governadora Wilma de Faria (PSB), realizada na tarde da quinta-feira, 22, para discutir uma pauta de reivindicações, que incluiu pleitos nas áreas da segurança, saúde, geração de emprego, educação, agricultura, infra-estrutura, abastecimento de água e turismo.

"Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado."
[Ernesto Che Guevara]

23 janeiro 2009

PORTO DO MANGUE NA PAUTA DO TRE_RN

Na próxima terça-feira, dia 27 na Pauata do Tribunal Regional Eleitoral, está um processo do município de Porto do Mangue.

RECURSO ELEITORAL Nº 8955
ORIGEM: PORTO DO MANGUE-RN (29ª ZONA ELEITORAL - ASSU)
RELATOR: JUIZ FERNANDO PIMENTA
ASSUNTO: PROPAGANDA ELEITORAL (REPRESENTAÇÃO Nº 693/2008 - 29ª ZE)RECORRENTE(S) : COLIGAÇÃO UNIÃO POPULAR (PSB, PSDB, PMN e PRB)
ADVOGADO : MARIA IZABEL COSTA FERNANDES REGO
RECORRENTE(S) : FRANCISCO VICTOR DOS SANTOS
ADVOGADO : MARIA IZABEL COSTA FERNANDES REGORE
CORRENTE(S) : MARIA DO CARMO SOUZA DO NASCIMENTO
ADVOGADO : MARIA IZABEL COSTA FERNANDES REGO
RECORRIDO(S) : COLIGAÇÃO MUDAR PARA CRESCER (PMDB e DEM)
ADVOGADOS : HELTON DE SOUZA EVANGELISTA e Outro

NATAL/RN, 22 de janeiro de 2009.Gustavo Henrique Pinho de Aquino
Coordenador da CADPP/SJ
Visto:
Alexandre Magnus Abrantes de Albuquerque
Secretário Judiciário

22 janeiro 2009

ROBINSON LEVA PREFEITOS À GOVERNADORA

Robinson Faria e prefeitos do Vale do Assu buscam melhorias junto ao governo

O presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Robinson Faria (PMN) liderou uma comitiva de seis prefeitos da Região do Vale do Assu em audiência com a governadora Wilma de Faria (PSB), realizada na tarde desta quinta-feira, 22, para discutir uma pauta de reivindicações, que incluiu pleitos nas áreas da segurança, saúde, geração de emprego, educação, agricultura, infra-estrutura, abastecimento de água e turismo.

Além dos prefeitos de Itajá (Gilberto Lopes - DEM), Assu (Ivan Júnior – PP), Ipanguaçu (Leonardo de Oliveira - PT), São Rafael (José de Arimatéia – PPS), Alto do Rodrigues (Eider Medeiros – PMDB) e Pendências (Ivan Padilha), também participaram do encontro o secretário de articulação com os municípios, Cláudio Porpino, a assessora do governo, Fátima Morais, e o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, Jader Torres.

Para o deputado Robinson Faria, intermediador do encontro, momentos como esse servem para fortalecer os municípios, uma de suas principais bandeiras na Assembléia Legislativa. "Acredito na política feita em acordo com os anseios da população. O meu mandato se dispõe a ajudar os municípios, independente da questão política partidária", afirmou Robinson Faria.

O deputado Robinson Faria defendeu junto à governadora o projeto dos prefeitos para a criação de uma Zona de Processamento de Exportação, que segundo estudos, pode mudar a geografia econômica da região. Para isso, os participantes da reunião chegaram a conclusão de que é preciso viabilizar a construção de um terminal graneleiro, cujo projeto já encontra-se em Brasília por iniciativa do governo do estado.

Na área da segurança pública, os prefeitos relataram dificuldades como a falta de aparelhamento e efetivo para coibir a ação dos bandidos. Eles receberam a garantia da governadora que serão chamados novos 600 policiais para servir todo o estado. A governadora também anunciou a realização de concurso público para delegados e escrivães.

Os prefeitos propuseram a realização de um consórcio para melhorar a situação da saúde pública e pediram ao governo a construção de uma policlínica para atender a região. O executivo ficou de avaliar a proposta, mas antecipou que a contratação de profissionais ficaria a cargo das prefeituras, o que foi prontamente aceito.

"Decidimos nos unir para ficarmos mais fortes politicamente em busca da melhoria de vida da população. Tenho que destacar o apoio do deputado Robinson Faria, que não só nos acompanha até aqui, como foi conferir de perto as necessidades da região, no momento que mais precisamos, por causa das enchentes de 2008", disse o prefeito de Assú, Ivan Júnior.

Os prefeitos saíram da audiência com a garantia da governadora de que será realizado um estudo para a ampliação dos incentivos governamentais com o objetivo de atrair novas empresas para a região objetivando a geração de emprego e renda.

Eles também irão se reunir, em data a ser marcada, com a equipe da secretaria de agricultura para discutir o apoio ao distrito irrigado do Baixo Assú. Na área da educação, o governo analisa a possibilidade de criar o curso de Direito na Universidade Estadual de Assú.

Novas estradas também serão construídas, atendendo a solicitação dos prefeitos, bem como o melhoramento do abastecimento de água e incentivo ao turismo regional.

DE BARACK OBAMA PARA O MUNDO

"A mensagem que estamos enviando ao mundo é de que os Estados Unidos pretendem dar continuidade à atual luta contra a violência e o terrorismo, e que nós o faremos de forma vigilante e efetiva, e o faremos de uma forma que é condizente com nossos valores e ideais", disse Obama, ao assinar as medidas no Salão Oval da Casa Branca.

VIVA O NOVO...

Obama assina decreto para fechar prisão de Guantánamo

Centro de detenção em base militar americana será desativado dentro de um ano.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira um decreto que determina o fechamento dentro de um ano da prisão da base militar americana na Baía de Guantánamo, em Cuba.

Guantánamo se tornou um símbolo de supostos abusos de direitos humanos cometidos pelos Estados Unidos, devido a técnicas de interrogatório utilizadas contra os acusados de atos terroristas detidos na prisão.

A decisão era aguardada, e Obama já havia determinado a suspensão do julgamento dos detidos em Guantánamo por 120 dias.

O novo presidente americano havia prometido durante sua campanha à Presidência que iria fechar o centro de detenção.

Ao todo, Obama assinou quatro medidas que revertem práticas instituídas durante a gestão de seu antecessor, George W. Bush, e que vinham sendo condenadas pela comunidade internacional.
Além do fechamento de Guantánamo, as medidas determinam a revisão de tribunais militares de suspeitos de terrorismo e vetam o uso de métodos extremos de interrogatório de prisioneiros.

21 janeiro 2009

PREFEITO DE PORTO DO MANGUE, QUER ARRUMAR A CASA

Prefeito de Porto do Mangue Francisco Gomes, o Titico como é conhecido na cidadeO jornalista editor deste Blog Luiz Gonzaga da Silva, em visita a região do Vale do Açú, esteve hoje com o novo Prefeito da cidade de Porto do Mangue Francisco Gomes Batista (Titico), que mostrou uma verdadeira radiografia do situação atual do município.

O Prefeito viaja amanhã a capital do Estado, para providências urgentes, na tentativa de sanar algumas das muitas irregularidades. E, deverá arranjar um tempinho na sua vasta agenda para visitar o diretor-editor do Jornal de Hoje Marcus Aurélio de Sá e, conhecer as instalações daquele jornal. além de conceder uma entrevista e falar de seus primeiros vinte e dois dias de gestão e dos problemas encontrados, que segundo confidenciou não são poucos.

QUANDO O PODER QUER, ELE PODE...VEJAMOS!!!

Depois da denúncia do vereador Dércio Cabral, a promotora Dra. Emília Matilde Araújo de Vasconcelos Leite Zumba, resolveu fazer um procedimento inédito. Colocou uma máquina fotográfica debaixo do braço e visitou todas as unidades de saúde da cidade. E, todas as irregularidades denunciadas foram constatadas e fotografadas pela promotora.

O Conselho Municipal de Saúde do Município, tinha reunião ordinária marcada para o dia 05 de janeiro, o que não aconteceu porque o Secretário de Saúde, que é o representante do governo do município no conselho, não havia sido nomeado.


A presidente do Conselho Francinete dos Santos, remarcou a data da reunião para o dia 15 de janeiro e novamente não aconteceu e, foi mais uma vez adiada para esta quarta-feira, dia 21. Como não havia ainda um Secretário de Saúde, Francinete convidou a Dra. Emília promotora pública da cidade. Finalmente a reunião aconteceu, mais ainda sem a presença do governo do município.


Logo após a reunião do Conselho a Dra. Emília Matilde, horrorizada com o que viu e ouviu, convocou uma outra reunião na sede da promotoria com a presença do Conselho e convocou o Prefeito Flávio Veras, para às 17h de hoje. Diante do que havia sido exposto na reunião do Conselho e já constatado por ela própria, foi feito um ajuste de conduta com o governo do município.


Ou seja o Prefeito Flávio Veras, assumiu o compromisso de já a partir de amanhã contratar dois médicos clínico geral, para o ambulatório da Fundação Antônio Ferraz. A partir de sexta-feira, dia 23, deverá ser reposta toda a medicação da farmácia do município e, em 1º de fevereiro os PSF's deverá estar funcionando normalmente.


Ainda houve o compromisso de no mês de março dá início aos preparativos para o concurso público, que deverá ser realizado até no máximo agosto e as nomeações até outubro, com uma flexibilização de mais dois meses, até o final de 2009, todas as nomeações deverão ter acontecido.


NOTA DO BLOG: Não esquecendo que em 2007, aconteceu um ajuste de conduta com a promotoria de Macau e, esses mesmos prazos foram flexibilizados e até hoje janeiro de 2009, nada foi cumprido.


Conclusão o Prefeito de Macau está mesmo acima de todos e de tudo, até mesmo da lei e dá justiça. Nada lhe faz párar com as suas maquiavélicas atitudes. Vamos aguardar e cobrar do Prefeito e da Promotora!!!




ESTA É QUENTE, PEGANDO FOGO...

Carro do advogado de Flávio Veras, Einstein Barbosa em frente a promotoriaA justiça precisa ser feita e, Macau voltar a funcionar

São 20h40, na cidade de R$ 6 milhões mês. Neste momento o Prefeito de Macau Flávio Veras está na promotoria pública da cidade, intimado a prestar esclarecimetos e justificar porque três meses depois da campanha de 05 de outubro, nada funciona na cidade.

O vereador Dércio Cabral do PPS, na segunda-feira, fez uma Representação Formal, que foi tomada a termo pela promotora, denunciando o estado de calamidade pública em que se encontra a saúde do município.

Segundo o vereador, os PSF's que deviam funcionar em locais pré-definidos estão localizados em um único prédio e, mais, todos os profissionais foram demitidos e não estão trabalhando. Mas o repasse federal está acontecendo normalmente.

O Pronto Socorro, não tem medicamentos, nem médicos plantonistas e, mais, nem uma gase, mercúrio nem mertiolate para fazer um curativo de urgência tem. A Fundação de Saúde, tão decantada não funciona.

Segundo o vereador o Prefeito devia decretar calamidade pública na saúde de Macau. Até o repasse para Casa de recuperação de drocados não vem sendo feito e, nenhum interno está mais sendo recebido na casa.

Em função de denúncia do vereador e de centenas de reclamações de pessoas da comunidade, a promotoria pública intimou o Prefeito a prestar esclarecimetnos sobre os desmandos e abandono da cidade.

Até esta hora Flávio ainda se encontra depondo na promotoria, acompanhado do advogado que ganha um mísero, pequeno salário de 7 mil reais por mês. Dr. Einstein Barbosa.

20 janeiro 2009

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Novas eleições serão realizadas em 14 municípios até 8 de março
20 de janeiro de 2009 - 17h32


Quatorze municípios brasileiros já estão com eleições suplementares para o cargo de prefeito e vice com data marcada.
Nesses lugares, a eleição de outubro de 2008 foi considerada nula, por ter o candidato mais votado conseguido mais de 50% dos votos válidos e seu registro de candidatura ter sido indeferido.
Um dos principais motivos para o indeferimento do registro é a rejeição das contas do candidato.JaneiroPara o dia 25 de janeiro estão marcadas eleições para Pimenteiras, no Piauí, e Joselândia, no Maranhão.Em Pimenteiras, Francisco Antão Arraes de Carvalho (PMDB), primeiro colocado na disputa municipal, teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas quando foi secretário municipal.
As irregularidades foram consideradas de natureza insanável.Em Joselândia, Marcelo de Queiroz Abreu (PMDB) perdeu o registro por prática de abuso de poder econômico e compra de votos na campanha eleitoral.
Fevereiro
No dia 8 de fevereiro, serão realizadas novas eleições em Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, e Lagoa Grande, Caetés e Pombos, em Pernambuco.
No município de Nossa Senhora da Glória, o candidato a prefeito mais votado no município, Sérgio Oliveira da Silva (PR), teve seu registro de candidatura anulado por ter apresentado prestação de contas após o prazo para o registro.
Em Lagoa Grande, o candidato mais votado ao cargo de prefeito Jorge Roberto Garziera (PMDB) não conseguiu obter registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O peemedebista teve o registro negado por ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do estado, e não ter obtido liminar na justiça para suspender a inelegibilidade.Em Caetés, chegou a ser diplomado o candidato a prefeito José Luiz de Sá Sampaio (PSB).
Apesar de ter recebido mais de 50% dos votos, ele teve seu registro negado tanto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) quanto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No município de Pombos, a prefeita eleita, Jane Povão (PR) não pode assumir a administração municipal em conseqüência de decisão judicial transitada em julgado, ou seja, já debatida na última instância, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que lhe confere caráter definitivo.
No dia 15 de fevereiro, serão realizadas novas eleições em Japurá, no Amazonas e São José do Sabugi, na Paraíba.Em Japurá, o prefeito eleito, Gefferson Almeida de Oliveira (PTB), teve o registro da candidatura cassado em função de não comprovar domicílio eleitoral.
Gefferson chegou a tomar posse, amparado por uma liminar, mas foi destituído e substituído pelo presidente da Câmara de Japurá, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.No município de São José do Sabugi, o novo pleito irá ocorrer devido ao indeferimento do registro de candidatura de Manoel Domiciliano Dantas (PSDB), candidato a prefeito mais votado nas eleições de 2008 do município. Ele responde a ações por improbidade administrativa.
Março
No dia 1º de março, as eleições serão realizadas em Patu, no Rio Grande do Norte e Amajarí, em Roraima.No município de Patu, o candidato Ednardo Moura (PSB) teve seu pedido de registro de candidatura indeferido após o pleito, já que as prestações de contas de verbas federais foram reprovadas pelo TCU.
Em Amajarí, o candidato que disputou a prefeitura, Hugo Cabral de Macedo Filho (PDT) foi presidente da Câmara de Vereadores do município e teve as contas relativas a esse período rejeitadas pelo Tribunal de Contas do estado.
No dia 8 de março serão realizadas novas eleições em São José da Laje, Porto das Pedras, Porto Real do Colégio e Estrela de Alagoas, todos em Alagoas.
Em São José da Laje, Paulo Roberto de Araújo, o Neno (PTB), teve a candidatura impugnada pelo TSE. No município de Porto de Pedras, o candidato Rogério Farias (PTB) não obteve o registro de candidatura porque estava tentando concorrer a um terceiro mandato para o mesmo cargo mediante transferência de domicílio eleitoral.
Em Porto Real do Colégio, a candidatura de José Reis do Nascimento (PSDB) foi impugnada por atos de improbidade administrativa e condenações no Tribunal de Contas da União.No município de Estrela de Alagoas, o registro da candidata mais votada Angela Garrote foi negado pelo TSE.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, caso a candidata obtivesse o registro, resultaria em um quarto mandato sucessivo de um membro que compõe o mesmo núcleo familiar. Isso porque seu marido foi eleito para prefeito do município em 1997 e reeleito em 2000.
No mandato seguinte, Ângela Garrote foi eleita para o cargo e o exerceu de janeiro de 2005 a julho de 2007, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na ocasião, o TRE entendeu que houve simulação no divórcio entre os dois com o objetivo de se perpetuarem no cargo.

RECEBO DO NOSSO AMIGO SUBHADRO

Teatro de Cultura Popular apresenta

O ROMANCEIRO
Um Espetáculo de Dança Teatro e Música
Concebido a partir dos Antigos Romances e Cantigas vindos de Portugal, que chegaram até nós através da memória de Dona Militana.

Dia 29 de janeiro, 5ª feira, às 20 horas
Entrada Franca!

Teatro de Cultura Popular
Anexo à Fundação José Augusto
Rua Jundiaí,641 – Tirol – Natal RN

Pesquisa, Concepção e Direção Geral: Véscio Lisboa
Coreografias: Ronaldo Damas e Alex Vinícius
Direção de Ensaios Adailton Damacena
Direção Musical Elnatan de Souza

Patrocínio: PETROBRAS
Realização: Centro Ama-Goa e Rancho
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão / Macau RN

O ROMANCEIRO

Baseado nos antigos romances e canções cantados por dona Militana, “O Romanceiro” é um espetáculo que resgata nossas raízes culturais, através de uma linguagem artística popular e contemporânea.

Concebido e Montado no RANCHO – Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável, localizado entre as comunidades de Barreiras e Diogo Lopes – Macau RN, o espetáculo visa preservar a memória da ilustre Romanceira norteriograndense.

É um espetáculo de Teatro, Música e Dança voltado para jovens de todas as idades, identificado com a Cultura Popular do nosso Estado e ao mesmo tempo sintonizado com a arte contemporânea.

FICHA TÉCNICA

Pesquisa, Concepção e Direção Geral: Véscio Lisboa.
Preparação de Atores e Direção de Ensaios: Adailton Damacena.
Direção Executiva: Nereleide Samara.
Trilha Sonora e Direção Musical: Elnatan de Souza
Iluminação – Direção e Cortesia: Castelo Casado
Maquiagem: Tushir.
Figurinos: Artesãs da RDS Ponta do Tubarão reunidas no Rancho.
Coreografia: Ronaldo Damas.
Coreografia e Figurinos dos Bailarinos: Alex Vinícius
Direção Artística do GRUDANPORAM: Alana Oliveira
Técnica de Som: Cristiano Weine
Xilogravuras: Cibele de Oliveira
Referência: CD Triplo Cantares – Dona Militana
Projeto Nação Potiguar / Realização Scriptorin Candinha Bezerra
Fundação Hélio Galvão - Natal / RN – 2002.


“O QUE SÃO ROMANCES”

Romances são poemas musicados, cujas raízes mais profundas mergulham na Idade Média (476 – 1453 d.C), particularmente, nos séculos das Cruzadas (1096 – 1270), fase áurea da Cavalaria, em que a bravura dos cavaleiros cristãos deu origem às canções de gesta que traduziam em verso e canto, as aventuras dos Cruzados. Eram longos poemas, com centenas de estrofes, transmitidos oralmente, antes do advento da imprensa e perpetuados fielmente, pela memória popular.

Por volta de 1500, autores europeus tomaram a si a tarefa de sintetizar as canções de gesta (canções que celebravam grandes feitos) medievais, fragmentando-as em pequenos poemas que receberam a denominação de romances.

Romanceiro é, pois, a coleção desses romances que nos foram legados pelos colonizadores portugueses, acrescidos de outros criados aqui mesmo, no Brasil.

Os romances existiram com outras denominações, em diferentes países europeus, mas foi em Portugal e na Espanha que eles ganharam maior projeção.

O Estudo do romanceiro no Brasil compreende duas grandes vertentes: O Romanceiro Ibérico (de Portugal e Espanha) e o Romanceiro Brasileiro.

O Rio Grande do Norte, como os demais Estados nordestinos, é rico, ainda hoje em romances ibéricos e brasileiros.

Dona Militana

Dona Militana Salustino do Nascimento nasceu em Barreiros, município de São Gonçalo do Amarante, RN, no dia 19 de março de 1926 e reside no sítio Oteiro, do mesmo município.

Considerada a Guardiã do Romanceiro Medieval Nordestino, é a mais importante Romanceira do Brasil, já tendo sido condecorada pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.

Em setembro de 2005, Dona Militana recebeu do Presidente da República no Palácio do Planalto, em Brasília, a Comenda do Mérito Cultural Brasileiro, pela missão de preservar para o futuro o valioso acervo de Romances, legado de Portugal.

Espaço e Tempo do Folclore Potiguar - Folclorista Deífilo Gurgel.


ROTEIRO DO ROMANCEIRO

1. Prólogo
Flores de Primavera - Música de Carlos Zens
2. Romance de Clara Arlinda
Versão do Romance de Clara Menina e Dom Carlos de Alencar de
Ariano Suassuna
3. Guilermina
4. Romance de Antonino
5. Coco da Lagatixa
6. Romance do Valente Vilela
7. Os Piratas
8. Romance de Maria
9. Romance da Moça que queria casar
10. Ô Ingrato
11. Boi Mandingueiro
12. Jornada de Despedida
Patrocínio PETROBRAS
Realização Centro Ama-Goa de Cultura e Meio Ambiente
Rancho Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável.

COLUNA RADAR DO VALE DESTA TERÇA-FEIRA NA GAZETA DO OESTE

A PREFEITURA
De Guamaré abriu desde o dia 15 de Janeiro prazo para que todos os servidores municipais façam seu recadastramento. Os servidores terão até o dia 25, para fazerem o seu recadastramento. O Prefeito Mozaniel Melo quer saber quantos são os servidores municipais e onde estão lotados. A notícia que se tem é que Dedé Câmara deixou a folha inchada e bem cara aos cofres do município.

DEU NO BLOG COSTA BRANCA NEWS
Sem Acordo
Oscar Descarta Proposta De Eduardo Lemos

“O encontro entre o vereador mais votado de Macau, Oscar Paulino (PMDB) e médico Eduardo Lemos (PSB), não obteve êxito. O encontro tinha como objetivo concretizar a proposta de Eduardo Lemos que segundo fonte era de que Oscar se afastaria da Câmara para que o primeiro suplente Jorge Pinto (PSB) ocupasse a sua vaga. Em troca, Oscar assumiria a secretaria de Pesca. Oscar tendo Paulinha ao seu lado de imediato não hesitou em dizer não ao líder maior do PSB macauense, Eduardo Lemos”.

DIREITO DE RESPOSTA
O vice-prefeito de Macau Sr. Aluizio Farias mandou pedido de resposta ao jornalista Aluisio Viana, titular do Blog Costa Branca News. “Caro Aluizio Viana. Não sei em que fonte você está bebendo para divulgar notícias tão infundadas. Tenho certeza que tal fonte, interessada em semear discórdia entre os socialistas de Macau, está levando você a noticiar inverdades.

EM DUAS CONVERSAS
Que tivemos com o ver. Oscar Paulino em nenhum momento ele disse não. Até pelo fato de que as reuniões ocorreram a partir do interesse de Oscar (segundo Francisco Gomes) em assumir a Secretaria de Agricultura e Pesca. Para tal o vereador, precisaria conversar com Flávio e com um sobrinho seu funcionário da CEF. No caso da tal briga entre Jorge Pinto e eu pela Secretaria de Educação, nada pode ser mais falso do que tal informação.

DESDE QUE COMEÇAMOS
A discutir as pastas que seriam destinadas ao PSB de Macau e seus respectivos titulares, que venho defendendo o nome de Jorge para a educação. É uma pena que você esteja sendo informado por mentirosos com interesses contrariados. Publique o comentário, pela ética jornalística. Aluisio Farias

O ENCONTRO
Não aconteceu, entre o Prefeito Flávio Veras e o médico Eduardo Lemos, como tinha sido divulgado pela coluna de Sábado, segundo a fonte a reunião acontecerá ainda esta semana. Alguns contatos estão sendo mantidos e, certamente o desfecho deverá acontecer até o final desta semana. Na cidade se comenta que Flávio estaria ganhando tempo para ganhar o mês de janeiro. Uma economia à custa de prejuízos dos que serão nomeados.
VISANDO FACILITAR
A Prefeitura de Alto do Rodrigues decidiu organizar um cronograma para atender aos setores individualmente. A ação começou na última segunda-feira, 12, e segue até a próxima quarta-feira, dia 21. Durante este período, cada secretaria recebe a apresentação, por intermédio do uso de data show, do novo modelo de fluxograma e planejamento que irão gerar bons resultados no funcionamento dos órgãos públicos do município.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Do município de Pendências antecipou o início do período de matrículas, anteriormente previsto para a segunda semana de janeiro. As atividades foram iniciadas em todas as escolas, inclusive nas da zona rural. O motivo da mudança no cronograma foi à grande procura por parte dos pais dos alunos.

ENQUANTO ISSO
O calendário escolar está sendo montado, mas a previsão é de que o início das aulas aconteça no dia 9 de fevereiro. A equipe pedagógica ainda na concluiu a programação para o ano letivo por que a Secretaria encontrou algumas questões em aberto referentes ao ano de 2008. A principal dificuldade enfrentada aconteceu junto a algumas escolas, que só fecharam o calendário do ano passado na primeira semana de janeiro.

INCENTIVO A LEITURA É PROMULGADA

Lei de incentivo à leitura criada por Robinson é promulgada

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte publicou no dia 17 de janeiro a promulgação da Lei no. 9.169, de 15 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a "Criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte".

A lei é de autoria do presidente da Casa, deputado Robinson Faria, e foi idealizada a partir da audiência pública realizada em 19 de novembro de 2008, em parceria entre o mandato de Robinson Faria e a equipe da ONG IDE.

A promulgação da lei foi recebida com muita alegria pelos integrantes da ONG que desenvolvem projetos de incentivo à leitura em escolas estaduais com o apoio de organismos internacionais, como é o caso do Instituto C&A.

"Esta lei é importante e necessária. Estamos felicíssimos e sabemos que a nossa felicidade será, também, a de muitos educadores (as) que estão nas escolas públicas", declarou Cláudia Santa Rosa, uma das diretoras do IDE.

Cláudia Santa Rosa registrou o empenho do deputado Robinson Faria para transformar em lei as diretrizes necessárias para o desenvolvimento da leitura nas escolas públicas. "Registramos o espírito público do Deputado Robinson Faria que assumiu a iniciativa da audiência pública, da Lei e acabou promulgando-a enquanto Presidente da Assembléia Legislativa.


Sabemos que a Lei não é tudo, mas, certamente, será muito útil enquanto instrumento de luta da sociedade, além do texto ser orientador para um grande trabalho de formação de leitores", acrescentou.

O deputado Robinson Faria registra sua expectativa de que a lei se torne uma política pública permanente para desenvolver a leitura nas escolas públicas, reconhecendo a atividade como elemento fundamental para formação dos cidadãos e consequentemente elevar os indicadores educacionais do estado.


"A Lei No. 9.169 passa a ser mais um instrumento para os que trabalham pelo desenvolvimento da educação no Rio Grande do Norte, e uma conquista para as crianças e adolescentes das escolas públicas, que passam a ter o respaldo oficial para o acesso obrigatório à leitura", disse.

19 janeiro 2009

PROGRAMA SERÁ IMPLANTADO EM MARÇO

Governo do Estado vai implantar Cidadão Sem Fome em março

O Governo do Estado está ultimando os detalhes para a implantação do Cidadão Sem Fome. O secretário estadual de Trabalho, Habitação e Ação Social, Fabian Saraiva, informou ontem que o projeto, de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, deverá entrar em funcionamento até o início de março deste ano.
O Cidadão Sem Fome é um programa criado por lei estadual que consiste em possibilitar a troca de cupons fiscais por cestas básicas.

De acordo com Fabian Saraiva, um grupo técnico tem se reunido constantemente na Sethas para finalizar a sistemática de implantação do Programa Cidadão Sem Fome, sob o comando do titular da pasta. Em princípio, o custo anual do projeto é estimado em R$ 7,2 milhões de reais.

Os únicos detalhes que ainda estão sendo analisados dizem respeito à criação de mecanismos para que o projeto alcance diretamente a população mais pobre e para o credenciamento de estabelecimentos comerciais que serão parceiros do Governo Wilma no Cidadão Sem Fome.

"O Cidadão Sem Fome é um projeto de largo alcance social que vai permitir o crescimento da arrecadação do estado. Além da classe política, que já manifestou apoio, a Igreja Católica através de Dom Mathias Patrício de Macedo e empresários do nosso estado já se manifestaram pela implantação do Cidadão Sem Fome. Agora, contamos com o compromisso da governadora Wilma de Faria para transformá-lo em realidade", declarou Robinson.

A 6ª DIRED INFORMA

SEMANA PEDAGÓGICA

A 6ª DIRED Macau, realizará de 02 a 06 de fevereiro a semana pedagógica com o tema, "Interdisciplinaridade na Escola":desafios e possibilidades, com a seguinte programação:
Dia 02 de fevereiro/2009: abertura da semana pedagógica no Lions Club de Macau às 19h:30min., com apresentação cultural, e palestrante designado pela CODESE/SEEC.

Dias 03 e 04 de fevereiro/2009: oficinas pedagógicas com (equipe da CODESE);

Dias 05 e 06 de fevereiro/2009: planejamento das ações pedagógicas do ano 2009 em cada Escola.

OBJETIVO:
Apresentar a interdisciplinaridade como um eixo integrador, na prática docente, onde a mesma esteja permanentemente voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, apoiando na associação ensino-pesquisa e trabalho com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala de aula. (PCN.2002)

PÚBLICO:
@ Professores do Ensino Fundamental e Médio;
@ Coordenadores e Supervisores Pedagógicos.

18 janeiro 2009

INTERESSANTE...

O homem e o burrinho

Era uma vez um casal que tinha um filho de dez anos e um burro. Decidiram viajar, trabalhar e conhecer o mundo. Assim, foram os três com seu burro.
Ao passar por um povoado, Todos comentaram:“Veja que menino mal educado; em cima do burro e os pobres pais, puxando as rédeas.” Então, a mulher disse a seu marido: Vamos permitir que essa gente fale mal do menino.
E o marido resolveu.Tirou o menino e subiu ele no lombo do burro. E no segundo povoado, Todos murmuravam: Então, a mulher disse a seu marido: Vamos permitir que essa gente fale mal do menino.
E o marido resolveu.
Tirou o menino e subiu ele no lombo do burro. E no segundo povoado, Todos murmuravam:“Veja que tipo sem vergonha; Vai bem cômodo em cima do burro enquanto a mulher e o filho vão puxando as rédeas” Então, tomaram a decisão de colocar a mulher no lombo do burro, enquanto pai e filho puxavam as rédeas.
Ao passar pelo terceiro povoado, todos comentavam: “Pobre homem. Depois de trabalhar o dia todo, ainda tem que levar a mulher sobre o burro! E pobre filho que espera dessa mãe!”Entraram então em um acordo e decidiram subir os três no lombo do burro para começar novamente sua peregrinação.
Ao chegarem no povoado seguinte, todos comentavam:“São mesmo umas bestas, será que não vêm que podem quebrar a coluna do pobre animal.!”Por último, decidiram descer os três e caminharem junto ao burro.
Porém ao passarem pelo povoado seguinte, ouviram todos sorridentes dizerem: “Vejam só estes três idiotas: caminham, quando têm um burro que poderia levá-los”
Conclusão ...Sempre vão te criticar , falarão mal de você e será difícil encontrar alguém que concorde com suas atitudes.Então: Viva como gostas! Faça o que te diz o coração! Faça o que sentes! A vida é uma obra de teatro que não permite ensaios.

Por isso: Cante, ria, dance, ame...e viva intensamente cada momento de tua vida, que é muito precioso, viva-o antes que fechem-se as cortinas e a obra termine sem aplausos!!!

PARA REFLEXÃO...

" O que fizemos apenas por nós mesmos
morre conosco; o que fizemos pelos
outros e pelo mundo permanece
e é imortal."
(Do Site de Rivalcir Liberato)

17 janeiro 2009

COLUNA RADAR DO VALE DESTE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

Vereadora Odete Lopes, de veraneio na Praia de Barra do Rio, comemora seu aniversário hojeELA MERECE...

A vereadora macauense Odete Lopes apaga velinhas hoje. Ainda jovem Odete já carrega em seu currículo político quatro mandatos de vereadora e é uma política carismática, atenciosa, caridosa e que gosta de viver a vida. Ao lado de alguns dos muitos amigos e familiares, Odete comemorará a sua data.


HOJE À NOITE
Na casa grande da praia de Barra do Rio Odete, receberá a todos para uma pequena comemoração da data. Na quarta-feira (14), foi a vez de Jéssica Lopes sua filha primogênita, que ao exemplo de Odete, também recebeu amigos e familiares em Barra do Rio. Parabéns da coluna!!!


DE GUAMARÉ
Chegam notícias de que o prefeito Mozaniel Melo contratou a empresa Destaque Promoções para comandar o carnaval 2009. Se depender de experiência no ramo, a destaque tem de sobra, há 18 anos ela realiza o maior e melhor carnaval fora de época do Brasil, além de grandes eventos no Estado.

MAIS É NECESSÁRIO
Que sejam analisados os custos e benefícios é necessário saber quanto vai custar ao município essa contratação e realmente é necessário tamanho investimento. Pois a cidade de Guamaré como todos sabem, vem ao longo de quase 20 anos enfrentando problemas administrativos e financeiros, apesar de ser uma cidade que arrecada muito, tem um povo pobre e sofrido. Nada contra só um alerta!!!

PRIORIZAR O TURISMO
Será a principal meta de geração de renda do município de Galinhos. A informação é do prefeito Francisco Rodrigues de Araújo, o Chiquinho. Ele disse que antes de começar o trabalho neste setor precisará resolver o problema da água, já que a água que sai das torneiras tem gosto de sal. "Muita gente tem que comprar água mineral para poder matar a sede", afirma o prefeito.


O PREFEITO
Ainda afirmou que o problema será resolvido com as águas do projeto Boqueirão. Este projeto chega até Caiçara do Norte, faltando apenas 26 quilômetros para chegar a Galinhos, só que era pelo mar e aumenta os custos. O prefeito está mantendo contato com o secretário estadual de Recursos Hídricos Iberê Ferreira, para agilizar a dessalinização e desta forma amenizar a situação.


EM PENDÊNCIAS
A atual gestão reclama que o principal problema enfrentado foi em função da falta de transição do governo anterior para o atual. Em função disso são necessárias sucessivas reuniões para analisar cada setor do município. "Sem a transição ficamos sem informações essenciais para planejarmos ações em todas as áreas, o que vem atrasando qualquer decisão que poderíamos tomar de imediato", justificou o Secretário de Administração, Finanças e Tributação, Francisco de Assis da Cunha.


NA CIDADE DE CARNAUBAIS
O atual prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante, o Luizinho, vem tentando resolver um dos maiores problemas do município, a falta de água nas comunidades. Na tentativa de conseguir restabelecer o abastecimento do precioso líquido o município já reabriu mais de 800 metros do canal do leito do Rio Açu-Piranhas.

16 janeiro 2009

PREFEITO DE MACAU E O MÉDICO EDUARDO LEMOS PODEM SE ENCONTRAR HOJE EM NATAL

Flávio Veras vem cozinhando as nomeações de indicadas por Eduardo Lemos Médico Eduardo Lemos irá definir sua participação no governo de Flávio VerasReunião poderá definir espaço do médico no governo de Macau

Uma figura afinada com o Palácio João Melo telefona prá o Blog e confidencia que o Prefeito Flávio Veras e o médico Eduardo Lemos se reunirão em Natal ainda hoje, para concluir os entendimentos sobre o espaço indicado por Eduardo no segundo governo de Veras.

Segundo a fonte poderá ser destinada ao médico duas secretárias, a de Saúde e Pesca e, mais que possivelmente deverá ser indicado para exercer o cargo da Saúde ou o vice-prefeito Aluizio Farias ou a irmã de Eduardo, Leyla Lemos. E para a secretaria de Pesca, está mais ou menos acertado que a indicação cairá sobre a Economista e Bloqueiro Francisco Gomes, fiel seguidor e amigo do médico Eduardo Lemos.

Francisco Gomes e formado em economia e o tema de sua manografia de conclusão foi: “A importância da atividade pesqueira na economia do município de Macau”. Gomes ainda tem curso de especialização na área de gestão ambiental, só irá engrandecer a equipe do governo do município. Aguardemos o desenrolar dos entendimentos entre as duas lideranças.

15 janeiro 2009

ELA MERECE...









A acadêmica de enfermagem Jéssica Lopes, reuniu ontem alguns do seu vasto ciclo de amigos e familiares para comemorar em grande estilo os seus 18 aninhos bem vividos.

Na casa grande da Praia de Barra do Rio onde veraneia ao lado de seus pais Mário Sérgio e Odete Lopes, Jéssica apagou velinhas e cantaram o famoso parabéns prá você. Alguns cliques da máquina do Blog.

14 janeiro 2009

SERVIDORES CLAMAM POR JUSTIÇA...

Atual Prefeito Eider Medeiros, demitiu os servidores concursadosA cidade de Alto do Rodrigues está em polvorosa. o Prefeito do município Eider Medeiros, demitiu todos os cargos que haviam sido nomeados pelo ex-prefeito Abelardo Filho. E que haviam passados no último concurso público.


Gritaria
A sede da Promotoria Pública da Comarca de Pendências foi palco ontem para a gritaria geral dos novos servidores da Prefeitura de Alto do Rodrigues. Nomeados na última gestão, através de concurso público, os funcionários estão com sentimento de injustiça, com o decreto do novo prefeito que exonerou todas as nomeações.

Caso de Justiça
A representante do Ministério Público recomendou que os servidores não abandonem seus postos de trabalho, até que a justiça seja acionada e se pronuncie sobre a legalidade do certame.

O concurso, e as nomeações dos servidores, segundo o ex-prefeito Abelardo Filho foi realizado obedecendo todos os trâmites legais.

MAIS UMA ETAPA DO CASO GUAMARÉ...

TRE mantém primeiro colocado em Guamaré

Por maioria de votos, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) decidiram, na sessão desta terça-feira, 13, manter na Prefeitura de Guamaré o primeiro colocado na eleição de 5 de outubro, Mozaniel de Melo Rodrigues, e seu vice, João Pedro Filho, ambos do Partido Progressista (PP).
O pronunciamento da Corte durante a apreciação do Agravo Regimental, interposto pelos adversários de Mozaniel, os segundos colocados Auricélio Teixeira e Marcus Tullius, manteve a decisão do juiz Fernando Pimenta, quando este era plantonista no dia 24 de dezembro, e concedeu liminar para a posse dos candidatos do PP.
Fernando Pimenta foi o relator do agravo, que tem relação com a Reclamação número 3, analisada por ele na véspera do Natal de 2008.A decisão do TRE/RN tem caráter provisório. Isto porque o processo principal relacionado à questão de Guamaré ainda não foi julgado pela Corte.
Trata do Recurso Especial 32.303, que deverá ser remetido pelo TSE para apreciação dos juízes do Regional. Nesta decisão do TSE, a Corte Superior determina que o TRE/RN se pronuncie sobre a sanabilidade das contas de João Pedro Filho, quando ele era prefeito de Guamaré.
Em primeira instância, o registro de João Pedro Filho foi indeferido pelo Juízo da 30ª Zona Eleitoral. Em 6 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral votou por 6 votos a 1, pela validade do registro do candidato a vice.
Somente depois da eleição em voto monocrático do ministro Ricardo Lewandovski, o TSE indeferiu o registro de João Pedro. Em 16 de dezembro, o TRE/RN ao analisar o Mandato de Segurança número 53, impetrado por Mozaniel, determinou a diplomação de Auricélio e Marcus Tullius.
No dia 18 de dezembro, ao julgar o Recurso Especial 32.303, o TSE determinou que o Tribunal Regional Eleitoral analisasse a sanabilidade das contas de João Pedro Filho.
Decisão que deu novos contornos ao processo e agora transforma-se na questão a ser resolvida pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte e ainda sem data para julgamento.O juiz Fernando Pimenta destacou ao votar que "deve-se prestigiar a vontade popular, mesmo que no futuro julgamento do processo de sanabilidade das contas, aponte-se o contrário".
Para ele, no dia da eleição, os votos dados a chapa de Mozaniel e João Pedro foram válidos.O desembargador Cláudio Santos votou acompanhando entendimento do relator Pimenta. "Voto pela estabilidade da administração municipal até que se vote o processo principal, porque os empossados estão na Prefeitura por força de decisão do TRE/RN".
Ao frisar que a decisão é provisória, o juiz Magnus Delgado também votou em prol da estabilidade do município e para se evitar um possível festival de liminares.Para acompanhar o relator, o juiz Roberto Guedes citou os princípios da Segurança Jurídica e da Soberania Popular.O juiz Ricardo Moura, que substitui a juíza Lena Rocha, acompanhou o relator.
O voto discordante foi proferido pelo juiz Fábio Hollanda. "Não pode ser diplomado quem não teve o registro deferido e o de João Pedro está indeferido", destacou o juiz ao se pronunciar para que fosse dado provimento ao agravo regimental, interposto por Auricélio Teixeira, "para que volte a vigorar a decisão de primeira instância que indeferiu o registro do vice-prefeito e estipulou a posse dos segundos colocados".
O TRE/RN decidiu acolher o pedido de desistência de Mozaniel Rodrigues no processo referente ao Mandado de Segurança 53/2008, que havia sido julgado em 16 de dezembro e que foi favorável à diplomação de Auricélio.
Este desfecho implicou em prejudicar a análise da Reclamação Número 4, que havia sido iniciada em 8 de janeiro, sob relatoria do juiz Magnus Delgado. Também neste processo, o julgamento parcial era de 3 a 1, a favor de Auricélio.A manobra dos advogados de Mozaniel é plenamente legal e foi acolhida à unanimidade pela Corte Eleitoral.

12 janeiro 2009

RN FORMA COMITÊ PARA SEDIAR COPA DE 2014

Robinson integra Comitê Oficial do RN para sediar Copa de 2014

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Robinson Faria, participou na manhã desta segunda-feira, 12, da instalação do Comitê Oficial do Rio Grande do Norte para ser uma das sedes da Copa de 2014.

Durante a solenidade foi lançada a logomarca da competição no estado. Robinson e o deputado Ricardo Motta, também presente ao evento, são os representantes da Assembléia Legislativa no Comitê.

Na ocasião, o presidente da Assembléia disse que aquele era um momento marcado pelo sentimento de união em torno de uma causa importantíssima: "Inicialmente, trazer a copa para Natal pode parecer proporcionar e promover uma atividade de lazer. Mas trata-se de um evento que deixará contribuições para o desenvolvimento econômico e social de Natal", disse.

O deputado afirmou também que esta será mais uma causa que a governadora Wilma de Faria, "uma mulher de enfrentamento, abraçará e sairá vencedora".

Em seu pronunciamento, Robinson disse que a Assembléia se sentia feliz por ter sido convidada a fazer parte do comitê e acrescentou: "Nossa Casa está à disposição para colaborar no que for preciso nessa luta. Natal é uma cidade de apelo turístico mundial por diversos fatores e a copa do mundo será um vetor fundamental para o crescimento do turismo no nosso estado. Vamos trabalhar irmanados para garantir este pleito para Natal e para o Rio Grande do Norte..

A governadora Wilma de Faria participou do evento, assim como o deputado federal Fábio Faria, os coordenadores do comitê, secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, e a secretária estadual de Esportes, Magnólia Figueiredo, além do secretário municipal de Esportes, João Ananias, bem como vários secretários municipais e estaduais.

Na próxima quinta feira, a governadora irá ao Rio de Janeiro para entregar toda a documentação do governo a fim de oficializar a inscrição de Natal na disputa para ser uma das sedes da competição. Wilma afirmou que o estado preencheu a maior parte dos requisitos técnicos exigidos pela Fifa, mas era necessário também aglutinar o maior número possível de forças políticas nessa campanha para que o RN continue disputando com chances reais, que quando concretizadas, irão beneficiar econômica e socialmente nosso estado.

PARA REFLEXÃO...

Apague com um sorriso, toda a tristeza que
lhe invade a alma. Assim não dará aos
que te odeiam a alegria de te ver
chorando, mas dará aos
que te amam a alegria
de te ver sorrindo!!!

11 janeiro 2009

JUSTIÇA DO RN TEM NOVOS DIRIGENTES

Dr. Rafael Godeiro, novo presidente do Tribunal de Justiça do RNOVOS

GESTORES

Tomaram posse ontem, em solenidade que aconteceu no final da tarde no Centro de Convenções, em Natal, os novos gestores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O desembargador Rafael Godeiro assumiu o cargo de presidente e a desembargadora Célia Smith, vice-presidente. O novo corregedor empossado foi o desembargador João Rebouças. A desembargadora Judite Nunes passou a ser a nova Ouvidora Geral de Justiça e o ex-presidente, desembargador Osvaldo Cruz, assumiu o cargo de diretor da Escola da Magistratura.


CONSELHO

O Conselho da Magistratura é composto, agora, pelos desembargadores Rafael Godeiro, Célia Smith, João Rebouças, Aderson Silvino e Saraiva Sobrinho. Avante!


(fonte: GazetadoOeste)