29 outubro 2009

Confie...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus. Momentos
difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos,
adore a Deus. Momentos dolorosos, confie
em Deus. Cada momento,
agradeça a Deus.

28 outubro 2009

COLUNISTA COLEGA LIEGE BARBALHO REALIZA MAIS UMA FESTA

Festa é uma tradição na sociedade do Rio Grande do Norte
No próximo dia 06 de novembro, estarei realizando no Hotel Pirâmide, a 23ª edição da festa “The Best Of The Year 2009”, tradicional evento que reúne expressivos nomes da sociedade potiguar e jornalistas de vários Estados do Brasil.
A noite terá como ponto alto à entrega do troféu “The Best”, a personalidades que se destacaram nos diversos segmentos da sociedade no ano 2009. Na ocasião também estarei comemorando 23 anos de “Colunismo Social”.
Para celebrar a data, irei reunir amigos e parceiros em elegante noite que contará com o show do cantor Leno e Banda, DJ Roberto Silva entre outras novidades.

A noite “The Best” contará com buffet de frios e quentes, será regada a uísque 12 anos, espumante, vinho tinto, mais refrigerante e água. O evento oferecerá serviço de manobristas, terá ambientação assinada pela arquiteta Maria Luiza Negreiros e decoração da dupla Amorosa Floricultura – Alessandra Cabral e Geysa Freitas.

Nossa festa terá cobertura da TV Record do Rio Grande do Sul, com o programa Herton Rico, também do RS, a revista Tomorrow Magazine na qual esta colunista assina coluna, dará duas páginas com os clics do evento.
Ainda em terras gaúchas a noite “The Best”, será destaque na coluna social de Eduardo Conill do jornal Correio do Povo. Da capital federal a jornalista e colunista Marlene Galeazzi, mostrará tudo da nossa festa no Caderno Sociedade do Jornal de Brasília, do qual ela é editora.


Grata pela atenção,
Liege Barbalho

SUPLENTES DA POLÍCIA MILITAR VÃO À JUSTIÇA

SUPLENTES ENTRAM NA JUSTIÇA PARA GARANTIR POSSE

O deputado Robinson Faria acompanhou, na tarde desta quarta-feira, dia 28, os representantes dos suplentes da PM até o escritório do advogado Felipe Cortez. Em pauta, a ação judicial que pretende prorrogar o prazo do concurso que expira no dia 23 de novembro. A estratégia do advogado é, primeiramente, entrar com um mandado de segurança para a concessão de uma liminar para revalidar o concurso.


Após essa conquista, a luta será para conseguir a nomeação dos mais de três mil suplentes. “Estamos otimistas. Acho que temos 99% de chance de ganharmos, pelo menos no que depender de vontade e apoio, já estamos dentro da corporação”, enfatizou Wandenberg Torres, representante dos suplentes.


Para o deputado Robinson Faria a chance de uma vitória judicial está amparada em jurisprudências que já levaram o Tribunal de Justiça a acatar liminares semelhantes.


“A segurança pública é o maior clamor da nossa sociedade, um problema nacional. Amparado na constatação de que precisamos de um efetivo maior e na jurisprudência existente, espero que essa causa seja ganha e que o Estado tenha as condições financeiras necessárias para a contração a partir da prorrogação do concurso”, disse o parlamentar.

24 outubro 2009

PARA REFLEXÃO...

“No fim tudo dá certo, se não deu certo
é porque ainda não
chegou ao fim”.
(Fernando Sabino)

21 outubro 2009

CÂMARA DE GUAMARÉ PEGA FOGO


Vereadores cobram esclarecimentos sobre atos secretos na Câmara Municipal de Guamaré

Diante da falta de transparência na aplicação de recursos públicos administrados pelo Poder Legislativo de Guamaré (RN), um grupo de cinco vereadores decidiu apresentar requerimento solicitando explicações do atual presidente da Câmara da cidade, Gustavo Henrique Miranda, sobre possíveis irregularidades em uma obra de reforma do prédio da Sede do Poder Legislativo do município salineiro, localizado a 160 kilometros de Natal.


A obra de reforma do prédio sede do Legislativo de Guamaré, Palácio Expedito vieira da Câmara, começou há mais de dois meses por determinação da Presidência da Casa.


No entanto, a obra não tem placa com os dados informativos sobre os recursos que estão sendo destinados para reforma, nem é de domínio público o prazo estimado para conclusão dos serviços. Segundo o vereador da situação, Edson da Siqueira, os colegas parlamentares e os mais de 12 mil habitantes de Guamaré têm o direito e precisam saber se o processo licitatório de escolha da empresa responsável pela obra está dentro da legalidade, com a realização de licitação e dentro dos limites previstos no Regimento Interno da Câmara.


Para o líder do governo municipal na Câmara, vereador Emilson de Borba, o atual presidente do Legislativo, Gustavo Henrique Miranda, omite informações diante da população e dos colegas parlamentares, o que caracteriza falta de transparência e deixa dúvidas sobre a legalidade da obra.


“Este requerimento solicitando informações sobre a reforma da Casa do Povo de Guamaré é um primeiro passo para apuração dos atos secretos da nossa Câmara, que permitem contratações obscuras que não são de interesse do povo guamareense, muito menos da Justiça”, justifica o vereador Emilson de Borba.

18 outubro 2009

PARA REFLEXÃO DE COMO ESTÁ MACAU...

Calma!!! Não foi a oposição foi um secretário do governo Flávio Veras.

Do Blog de Irineu.

Uma conversa com Andrew Leite

Ontem me encontrei com o secretário de esporte e presidente do Macau EC, Andrew Leite, muito preocupado. Logo tivemos uma boa conversa, no momento perguntei se poderíamos fazer uma pequena entrevista para colocar no meu blog e ele aceitou.
Segue abaixo o diálogo:

-Blog – Andrew o que estar acontecendo com a secretaria de esporte?

- Andrew – Até o momento não posso responder com convicção, pois, tenho buscado a todo momento, uma conversa com o prefeito FV em arrumar de vez a secretaria, e em todas as vezes não tenho conseguido falar com ele.

- Blog- Mas a secretaria tá funcionando?

-Andrew- Não. Temos uma casa alugada, mas até o momento não recebemos a estrutura adequada para que a secretaria funcione bem.

- Blog- O que falta para a secretaria funcionar?

-Andrew- Tudo. Desde o material de limpeza a mobília necessária.

- Blog- Você tem alguma diferença com o prefeito FV?

- Andrew- Não. Em todo momento acompanhei o prefeito, fui as ruas com ele, votei nos candidatos para governo estadual do prefeito, estou entre os mais bem votados na última eleição para vereador em Macau. E em qualquer lugar seria respeitado politicamente por essa votação. No entanto, estou sem entender esse tratamento dado a minha pessoa pelo o prefeito.

- Blog- Vc estar satisfeito a frente da secretaria?

- Andrew- Não. Poderia estar, Se tivesse condições de trabalho. Quero fazer o que sempre quis em prol do esporte de Macau; movimentar os distritos com campeonatos, fazer acontecer com as escolinhas em Macau, motivar os jovens para práticas esportivas, desenvolver uma equipe sub-20 de futebol, reativar o campeonato do Tatazão.
Logo ele lembra: nesse momento era para estarmos preparando o campeonato de blocos, mas também não sabemos se vai acontecer.

Blog- outras secretarias passam por isso?

-Andrew- Não sei. O que me deixa triste é até o momento o prefeito fv não ter me atendido. Venho de natal toda semana ( pois estou um pouco em natal para dar suporte a minha mãe)com o objetivo de conversar com o mesmo e arrumar de vez a secretaria, só que ao chegar, sou logo comunicado que o prefeito viajou.

Blog- E a situação do Macau EC, como se encontra?

-Andrew- O Macau participou da segunda divisão porque foi uma luta do meu pai. E nessa luta ficou acertado, uma pequena ajuda da prefeitura como forma de incentivo aos atletas de Macau.

Blog- Essa ajuda deu para honrar os compromissos do clube?

-Andrew- Daria, daria si. Só que para que o clube participasse da competição, teríamos que pagar antecipado a arbitragem que saia em torno de R$ 5.000,00( cinco mil reais), como esse patrocínio não chegou, tive que viabilizar com empréstimos com alguns amigos. Isto significa dizer que o Macau jogou toda a competição com dinheiro que consegui emprestado e o valor que vou receber pelo o convênio com a Prefeitura, ainda vou ficar no prejuízo. Pois existem os juros de cada empréstimo que fiz.

Blog- Macau iria participar ainda de duas competições esse ano, ainda vai? E quais eram as competições?

-Andrew- Tínhamos recebido o convite de participar da copa costa branca em areia branca e da copa Sub-20 em Mossoró. Mas como as coisas estão acontecendo dessa forma, onde nem os compromissos da segunda divisão foram assumidos com os atletas, não sou louco de entrar em outra competição com débito ainda nas minhas costas. Quero sim, desenvolver um trabalho com os jovens de Macau, mas com o apoio da prefeitura, não tenho estrutura financeira para bancar uma competição com 25 atletas com despesas de viagem, hospedagem, arbitragem, remédios, além de uma preocupação natural que esse tipo de competição acarreta.

PMDB DO RN TAMBÉM TÁ DIVIDIDO

Primos não se entendem quanto a quem o PMDB deve apoiar.


Quanto mais próximo fica o ano eleitoral, mais desenhadas começam a aparecer as alianças. Os aliados históricos discutem quais são seus melhores quadros para o pleito, oposição e situação trocam farpas antes mesmo do período eleitoral e cada partido vai se acomodando para a disputa dos votos.
No entanto, o maior partido do país e um dos mais importantes no estado, o PMDB, segue rachado. No plano nacional, a tendência é que a legenda, que ocupa boa parte do Governo, se mantenha ao lado do presidente Lula. Já no Rio Grande do Norte, os dois maiores líderes da legenda, Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Alves Filho, seguem divididos - e com eles a legião de prefeitos peemedebistas pelo estado.
Tanto o líder do PMDB na Câmara dos Deputados quanto o ex-presidente do Senado têm seus motivos para defender a aliança da base aliada a Lula ou a candidatura de Rosalba Ciarlini (DEM) ao Governo. Em encontro com o presidente Lula na última terça-feira (13), Garibaldi Filho externou o seu posicionamento favorável à candidatura de Rosalba Ciarlini, reafirmando ao petista que a base do PMDB no Rio Grande do Norte, assim como em grande parte do Brasil, está dividida.
O senador, que disputou e perdeu a eleição para o Governo do Estado em 2006 com o apoio do Democratas, manteve boas relações com a senadora Rosalba, que chegou ao Congresso na ocasião da aliança. Com a liderança disparada da democrata nas pesquisas e a proximidade que o peemedebista manteve com militantes do DEM, a aliança em torno de Rosalba poderia beneficiar a sua disputa pela reeleição. Entretanto, Henrique não quer ouvir falar em aliança do PMDB com o DEM no estado.
Um dos principais articuladores do Congresso Nacional, e o deputado que exerceu mais mandatos em Brasília, Henrique Eduardo Alves é peça fundamental para a governabilidade do presidente Lula devido ao comando que tem sobre a maior bancada da Câmara dos Deputados. Com a cada vez mais provável indicação de Michel Temer (PMDB/SP) para ocupar o cargo de vice-presidente na chapa encabeçada por Dilma Roussef (PT/RS), o caminho para Henrique assumir a Presidência da Câmara caso seja confirmada a vitória do candidato de Lula estaria ainda mais escancarado.
Motivações à parte, as lideranças do PMDB também divergem quanto ao melhor caminho para 2010.Na Assembleia Legislativa, onde o PMDB conta com quatro representantes, as posições dos parlamentares são diversas. Walter Alves se mantém cauteloso sobre o melhor rumo a ser tomado, mas, por razões óbvias, segue o entendimento de Garibaldi. José Dias defende a candidatura de Robinson Faria (PMN), entende que Rosalba é uma boa segunda opção, mas descarta a possibilidade de apoiar Iberê Ferreira.
Poti Júnior demonstra estar afinado com a base governista, enquanto Nélter Queiroz não abre mão de estar ao lado dos partidos que compõem a base aliada do presidente Lula. O último parlamentar, inclusive, vai mais longe em seu posicionamento.Em declarações ao Nominuto.com, Nélter Queiroz afirmou que é difícil que o PMDB e todos os outros partidos não tenham pequenas divergências internas na eleição de 2010.
Contudo, o deputado não só garante que não estará ao lado de Rosalba, mesmo que o PMDB decida por esse caminho, como também afirma que o voto para Garibaldi está ameaçado. "Não acompanho a decisão do PMDB se for para apoiar Rosalba e se o senador Garibaldi estiver com ela, eu voto contra ele para a eleição ao Senado", garantiu o deputado peemedebista. O presidente do PMDB de Natal, vereador Hermano Morais - que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa -, defende a abertura imediata de diálogo dentro do partido para que seja discutido o rumo que a maioria decidir.
No entendimento do vereador de Natal, é necessário que, além dos nomes e das propostas para o Governo, a legenda abra a discussão para a chapa proporcional. "É natural que haja opiniões divergentes, mas é importante que a direção estimule a discussão interna para se chegar o mais próximo possível de um entendimento", sugere o parlamentar, consciente do impasse que há entre os prefeitos do PMDB, divididos entre "henriquistas" e "garibaldistas".
Na eleição de 2008, o PMDB se manteve como um dos partidos que fez mais prefeitos. Ao todo, 38 chefes de executivo pertencem aos quadros da legenda. A diversidade de pensamentos dentro do partido, contudo, é ainda mais evidente nos municípios comandados pelos peemedebistas.Comandando o PMDB de Nova Cruz desde 2006, o prefeito Flávio Azevedo, eleito em 2008, manteve a aliança que a legenda firmou com o DEM na eleição de Rosalba para o Senado e na derrota de Garibaldi para o Governo.
O gestor já declarou apoio à candidatura da parlamentar do DEM ao Governo do Estado e a orientação será seguida por todos os peemedebistas do município. "Rosalba é a nossa candidata e não há sequer discussão. Essa decisão já foi tomada muito antes, inclusive, de a candidatura dela decolar", disse o líder do prefeito na Câmara de Nova Cruz, vereador Gelson Vitor, que também é o vice-presidente do PMDB no município. "Aqui a liderança é de Garibaldi", completou.
Não muito longe, o partido já demonstra opinião diferente.Recém-eleito prefeito de São José de Campestre, Zequinha Borges (PMDB) venceu a disputa com o apoio do partido e do vice-governador Iberê Ferreira. O compromisso que o gestor da cidade tem - garante o próprio Zequinha - é com o deputado Henrique Eduardo Alves, e a orientação do parlamentar será seguida por ele e por todo o PMDB de Campestre.
"Nós do PMDB de Campestre seguimos a orientação do deputado Henrique, e Henrique tem compromisso com a candidatura do nosso grande líder, o vice-governador Iberê Ferreira. Mas não acredito na possibilidade de separação de Henrique e Garibaldi na eleição", falou Zequinha, que também afirmou votar em Wilma para o Senado.Separados ou não, Henrique e Garibaldi continuam com a corda esticada.
Mesmo que os dois entrem em consenso para a eleição de 2010, é improvável que o PMDB consiga a unidade no pleito. A queda-de-braço entre os dois continua. De um lado, como diz o próprio Henrique, está o membro da família que tem mais votos. Do outro, um dos políticos mais influentes do país. O PMDB, por enquanto - e só para não variar -, permanece dividido.

17 outubro 2009

ARTIGO

SEGURANÇA PÚBLICA,(...),DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS

José Marlon Filgueira da Costa*

Desde a promulgação de nossa Carta Magna de 1988,ou seja,nosso referencial jurídico do qual irradia todo ordenamento brasileiro,passados exatos 21 anos,nossos representantes nos diversos níveis: Federal,Estadual e Municipal tiveram e têm conhecimento do que está escrito no título desta matéria.

Porém no artigo 144 da Constituição Federal/88 que trata da segurança pública,de onde retirei o título do assunto em pauta,tem ainda a seguinte frase suprimida propositalmente: “DEVER DO ESTADO” demonstrando,pelas circunstâncias hoje apresentadas no cenário nacional, falta de vontade política e descaso com que o Estado,na figura de nossos representantes no passado e no presente, tem tratado esse tema que tanto aflige nossa sociedade.
Podemos fazer uma análise acerca do por quê,durante tanto tempo e atualmente,nossos representantes negligenciaram essa questão tão importante para todos, sem necessidade de maiores pesquisas,apenas utilizado o método lógico-dedutivo.
Num primeiro momento, sem muito esforço,basta fazer as seguintes perguntas: qual o percentual de políticos que exerceram ou exercem atualmente seus mandatos vindos da classe pobre? Qual o percentual de políticos que vieram da classe alta? Qual o percentual de políticos,empresários e pessoas importantes da sociedade,além de parentes, presas atualmente e no passado? E qual o percentual de negros,prostitutas,mendigos e pessoas humildes,além de parentes,presas atualmente e no passado? Só os mais humildes cometem crimes?
Qual é a conclusão? Alguém tem dúvida,fazendo essa comparação? É óbvio senhores e senhoras que o sistema da forma como sempre esteve favorece a classe dominante da sociedade: alguns políticos,empresários e uma boa parte dos que têm posses. Então pra quê ligar com essa situação se não me atinge? Pensam eles(os poderosos).
Sei que alguns me acusarão de ser marxista superado,por estar firmando meu ponto de vista baseado na teoria desse importante pensador,ou seja,ele juntamente com Engels reconhecia no Estado,somente um fim, a opressão de uma classe por outra.

Não é exatamente essa minha ideia,não sou marxista radical. Não acredito que o fim do Estado é esse. Mas em análise entre a tese desses dois pensadores e o cenário atual brasileiro,do qual faço parte,percebo claramente,no mínimo,uma omissão por parte da classe mais privilegiada do nosso País. Com ênfase na classe política que detém o poder em suas mãos e por isso são atores privilegiados na busca de soluções. Claro que não podemos generalisar,não são todos.
Só que atualmente a coisa está fora de controle,todos estão sendo vítima. A violência está chegando a todos os lugares e lares.
É fato público e notório que segurança pública não é só polícia na rua. A polícia deve existir,bem preparada e bem remunerada para prestar o melhor serviço possível ao cidadão,afinal o que é o Estado senão os seus cidadãos politicamente organizados. O Estado existe para o cidadão,pois sem ele o Estado não tem razão de ser.
O problema da violência,pelo menos no nível em que se encontra, é anterior ao seu cometimento,ou seja, é a falta de SAÚDE,EDUCAÇÃO,TRABALHO e LAZER. Traduzindo: QUALIDADE DE VIDA!!!
Portanto senhores e senhoras, a situação da segurança pública em nosso País sempre teve em segundo plano ou num patamar menor de importância,pois a classe privilegiada,onde se encaixa alguns políticos,empresários e pessoas de posses.
Sempre tiveram SAÚDE,EDUCAÇÃO,TRABALHO,LAZER e SEGURANÇA. E ainda assim,cometem crimes e são poucos os que vão pra cadeia,quando vão.
As mudanças,me parece, só vão acontecer quando esse pessoal perceber que a desgraça do próximo,também e sua desgraça. Pois a sociedade está em processo de degradação. O ter vale mais do que o ser. Essa mentalidade capitalista e desumana é um dos fatores do acentuado aumento da violência e do descaso com a segurança pública.
Quem sofre mais com isso? Os desfavorecidos,mais o reflexo se estende em toda sociedade. Não estou criticando às pessoas porque elas são ricas,não. Estou criticando a inércia da classe mais abastada da sociedade que tem o poder.
Declaração Universal dos Direitos Humanos:

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


*Estudante do 3º período de Direito.

12 outubro 2009

RODÍZIOS NA PROMOTORIAS ELEITORAIS

Os promotores de Justiça do Rio Grande do Norte que atuam na área eleitoral terão que fazer um rodízio bienal. Uma resolução conjunta da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) estabelece que “será realizado rodízio bienal entre os Membros do Ministério Público Estadual para exercício de titularidade de função eleitoral”.
A resolução é assinada pelo procurador regional eleitoral, Fábio Nesi Venzon, e pelo procurador geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, e foi publicada na edição de sábado (10) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo o texto, foi levada em consideração a “necessidade de diferenciar as consequências decorrentes do exercício da titularidade da função eleitoral e da substituição, resguardados critérios objetivos de indicação e designação para ambas as hipóteses”.
O documento prevê que a filiação a partido político impede o exercício de funções eleitorais por membros do Ministério Público pelo período de dois anos, a contar de seu cancelamento.
A designação de promotores ou procuradores para o exercício de função eleitoral, com ou sem titularidade, será feita por ato do procurador regional eleitoral, com base em indicação do procurador geral de Justiça.
Pela resolução, “será indicado e designado para exercer a função eleitoral, na qualidade de titular, o promotor de Justiça que estiver lotado em localidade integrante da respectiva Zona Eleitoral”.
Para isso, “na hipótese de haver mais de um promotor de Justiça lotado na mesma localidade, será indicado e designado aquele que estiver a mais tempo afastado da função eleitoral no Estado”.
Essa designação será efetuada pelo prazo ininterrupto de dois anos, “nele incluídos os períodos de férias, licenças e afastamentos, admitindo-se a recondução apenas quando na comarca houver um único cargo de promotor de Justiça”.
A resolução estabelece ainda que “havendo na comarca mais de um cargo de promotor de Justiça, mas apenas um preenchido, a recondução perdurará até que o cargo vago seja preenchido.
Neste caso, o membro recém lotado será incontinenti designado promotor eleitoral”. Pelo documento, não será indicado e designado para o exercício de função eleitoral membro do Ministério Público que esteja lotado em localidade não abrangida pela zona eleitoral perante a qual deverá oficiar; que se encontrar afastado do exercício do ofício do qual é titular; e que estiver respondendo ou tenha sido punido em processo administrativo disciplinar por atraso injustificado no serviço”.

11 outubro 2009

COMEÇA A FESTA DO BOI 2009

Vice-governador prestigia abertura da Festa do Boi

O maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte foi aberto oficialmente neste sábado (10) pela governadora Wilma de Faria, pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza e por representantes do setor do agronegócio potiguar. A 47ª edição da Festa do Boi segue até o dia 17, no parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.


Durante a solenidade, a governadora Wilma de Faria e o vice-governador destacaram as ações do Governo do Estado na Festa do Boi 2009. “Foram investidos 2 milhões de reais na ampliação do Parque Aristófanes Fernandes, que já é o 2º melhor parque de exposições do país. Queria dar destaque também para a extensa Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, também realizada pelo Estado”, salientou Iberê.


Durante os nove dias, é esperado um público superior a 400 mil pessoas, geração de 5 mil empregos temporários diretos e mais de R$ 40 milhões em transações comerciais. A programação inclui, além dos leilões, torneios leiteiros, julgamentos de animais e 15 shows artísticos nacionais.


A governadora e o vice-governador participaram ainda da inauguração das sedes do Banco do Nordeste e da Associação Norte-riograndenses de Ovinos e Caprinos (Ancoc) no parque de exposições.


Estiveram presentes o presidente do BNB, José Maria Vilar e o presidente da Ancoc, Orlando Procópio, além do presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Marcos Teixeira de Carvalho.

BANCO DO BRASIL ACABA GREVE

Depois de duas semanas paralisados, os bancários acabaram com a greve no Banco do Brasil (BB), após uma assembleia com a categoria nesta sexta-feira (9), no Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte).
As atividades da Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste continuarão paradas por tempo indeterminado. Segundo o diretor de informações do Sindicato dos Bancários, Eduardo Xavier, a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aceita pelos funcionários do BB foi de um reajuste no salário de 6%.
“A proposta não contempla as perdas salariais, que chegam a 80%”,declarou. As negociações com a Caixa não tiveram avanços e não há nada marcado com a Fenaban para a próxima semana. Na terça-feira, os funcionários entram em assembleia para decidir os rumos da paralisação.
(fonte: Nominuto)

10 outubro 2009

COLUNA RADAR DO VALE DESTE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

luizgonzagarn@hotmal.com

O jornal O Vale em Notícias
Nas bancas de Macau e região, com muitas novidades e colunista social estreante, quentíssimo como sempre. Chico da Cobal e Margareth são os locais de visita neste fim de semana. Compre o seu jornal, o melhor jornal da região há 13 anos, e tenha o que ler no feriadão.
Encontro dos Curriolas Macauenses
Marcos Pinto, prezados amigos macauenses, estamos iniciando uma campanha com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar no tratamento de um querido macauense Francisco (Titi), filho de Sr. Pedro e D. Francisquinha, moradores na Rua Tente Victor, em Macau. Atualmente, Francisco se encontra convalescente, e necessita constantes deslocamentos a hospitais e à Capital do Estado, necessitando de uma colaboração de seus amigos.
A forma de arrecadação
Será pela conta de seu irmão, Dedé Albuquerque, na conta do Banco do Brasil; Ag. - 0477-4 - C/C - 19226-0 - Em nome de José Ribamar Bezerra Albuquerque. Qualquer valor contributivo será de muita valia, uma vez que o tratamento está sendo consideravelmente dispendioso.
O modelo de Gestão da Saúde
Pública Brasileiro, caótico por natureza, sempre fora alvo de crítica por inúmeros especialistas e até pelo contribuinte comum, todavia quando nos debruçamos sobre a realidade de se ter um amigo diante de uma situação tão lastimável como essa, sem a efetiva ajuda do Estado, nos provoca maior indignação.

O que
Francisco Hoje está passando, é reles reflexo do que ocorre com a maioria da população brasileira, que pelo fato de não ter um plano de saúde, está sujeito a receber "o tratamento possível" dado pelo Estado. Enquanto isso, milhões de reais são desviados de nossos bolsos, via impostos, por esses políticos que, independentemente de partido político, demonstram não ter responsabilidade e compromisso algum com o povo brasileiro.
Assim sendo
Solicitamos que edifiquemos ainda mais essa bela irmandade que temos restaurado nos últimos tempos e contribuamos para que Francisco tenha uma boa recuperação.
Muito obrigado.
Amigo MarcosComo sempre, você, uma pessoa solidária e, sempre preocupado com nossos irmãos macauenses, parabéns por mais esta atitude de solidariedade humana. Aí o seu apelo, espero que surta grande efeito e o nosso irmão saia dessa. Parabéns!!!

Hoje tem festa
Para os amiguinhos: Robson Filho (Robinho) e Alexandro Ramos (Castelo). Que Deus desça sobre vocês sua mão protetora e realize todos os sonhos de vocês. Parabéns!!!

Infelizmente
De Macau, só recebo notícias de que por lá a coisa está cada vez pior. A Educação está destroçada, a Saúde não existe. Informaram à coluna que o povo de Macau está indo aos montes para vizinha cidade de Guamaré, para ser atendido, porque até soro fisiológico falta no hospital e, que um Sr. chegou a óbito, porque não conseguiu chegar vivo a minha Guamaré. Uma vergonha!!!

Feriadão
Que para muitos começa hoje, para outros desde ontem. O certo é que no feriadão da para uma desopilada gostosa, muito cuidado ao dirigir e quando beber não dirija, entregue seu carro a uma pessoa que não tenha bebido e sua vida a Deus! Pois a ele pertencemos todos nós. Que sejam todos felizes e, até quarta-feira, se o senhor nos permitir.

NOMINUTO DIOGENES DANTAS MOSTRA O PERFIL POLÍTCO DO SENADOR GARIBALD FILHO

A política está cheia de gente que parece mais um ‘camaleão’: indivíduo que assume o caráter conveniente aos seus interesses ou que possui opinião de acordo com os ventos do momento.

Uma das grandes incógnitas da sucessão estadual atende pelo nome de Garibaldi Alves Filho. Em qualquer roda que trate de política, o povo quer saber: Garibaldi ficará com Rosalba Ciarlini, seu desejo mais do que conhecido, ou fará aliança com a base de Wilma de Faria? Ninguém sabe.


O ex-presidente do Senado mantém o estilo que sempre o notabilizou: o de ser eternamente dúbio. Ao longo de duas décadas cobrindo a política potiguar, ouvi de gente que conviveu ou tratou com Garibaldi esse traço do seu perfil: o senador costuma falar o que o interlocutor do momento quer ouvir. Se muda o interlocutor, comenta-se, Garibaldi tende a mudar de opinião. Quem connhece o senador peemedebista garante:


“Ele agiu assim a vida inteira”. Vejamos o que se passa agora: enquanto Henrique Eduardo Alves articula com o Planalto e o PT no plano nacional e negocia com a base de Wilma aqui no Estado, Garibaldi Filho roda com Rosalba por todos os lugares e demonstra pouco ou nenhum interesse no grupo da governadora.


Prefeitos e lideranças do PMDB não sabem o que fazer. Ninguém sabe se acende a vela para Deus ou para o diabo. Ao meu ver, Garibaldi tem interesse no jogo duplo. Se for obrigado a formalizar uma aliança do PMDB com a base de Lula aqui no Estado, o senador não quer perder a identidade que criou com o eleitorado do Democratas, em especial, com as lideranças ligadas à colega de Senado Rosalba Ciarlini, candidatíssima ao governo.


Garibaldi não fará campanha para nenhum outro candidato em 2010. Ele fará a campanha dele, ao jeito dele, atendendo aos interesses dele. E fico imaginando Garibaldi visitando as bases do DEM num determinado município, sendo recebido por estas lideranças e proferindo manhoso, com aquela voz arrastada: - Eu queria ter ficado com vocês, mas não deu.


O PMDB teve de ficar com a base do presidente Lula. Infelizmente...Na última quinta-feira (8), o empresário Bira Rocha lembrava que o Obama chamou o Lula de “o cara”. E uma colega jornalista pediu para ele apontar “o cara” no Rio Grande do Norte.


Bira chegou a falar em Garibaldi. Eu, cá com os meus botões, pensei: pelo jeito Garibaldi de ser e agir na política, com todo o respeito, o senador está mais para o “DUAS CARAS”.

07 outubro 2009

HOJE É O DA DELES...


Nesta quinta-feira, dia 08 de outubro os librianos Robson Filho (Robinho) e Alexandro Ramos (Castelo), mudam de idade e o Blog, deseja aos dois, que Deus desça sobre eles a sua mão protetora e realiase todos os sonhos dos dois.


Parabéns e muitas felicidadesssss!!!

06 outubro 2009

GRUPO BAND DE TELEVISÃO

Grupo Bandeirantes de Comunicação Consolida o Projeto “BAND Nordeste”

No último dia 02 de outubro, a cidade do Natal recebeu 15 Diretores, Executivos da Band e afiliadas para uma reunião de apresentação oficial dos projetos especiais para o ano de 2010, com destaque para a cobertura do São João, vaquejadas, micaretas, como o Carnatal, programas especiais de Verão, dentre outros eventos realizados na região Nordeste.

A capital do Rio Grande do Norte foi escolhida para sediar o evento pela localização geográfica e também porque a BAND Natal é a emissora responsável pelas operações em Fortaleza, Maceió e Natal, três importantes praças da região.

O encontro, realizado no Hotel Pirâmide, marca a fundação definitiva da BAND Nordeste, iniciativa que pretende formatar bons projetos comerciais e definir o posicionamento de marketing da Band na região.
A reunião contou com a participação de Marcondes Brito (Diretor da Rede), e teve coordenação do Diretor Geral da BAND Natal, Djalma Correa. As apresentações de projetos e discussões foram mediadas pelo Diretor Comercial da BAND Natal, Augusto Correia Lima. E o Gerente de Marketing da emissora potiguar, Joca Melo, apresentou as potencialidades do mercado nordestino.

03 outubro 2009

COLUNA RADAR DO VALE DESTE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

Hoje é o dia dele
O meu neto varão Matheus Ibsen completou 18 anos bem vividos na última quinta-feira, dia 1º de outubro, e está comemorando hoje ao lado de seus familiares e amigos, com um grande churrasco na área de lazer de sua residência em San Vale. Matheus é vestibulando e quer ser advogado e administrador de empresas, cursos que deverão ser levados a cabo simultaneamente.


Matheus Ibsen
É filho de Edmosaildo Pereira da Silva e Odeisy Silva, neto deste jornalista velho de guerra e Gelza Silva. Querido por todos, Matheus é o exemplo de pessoa humana, é o filho que todos gostariam de ter e o neto almejado por todos os avós deste mundo. Que Deus desça sobre você a sua mão protetora e realize todos os seus sonhos. Parabénnnnnnssss!!!


A Emenda Constitucional
Nº 5809, que aumenta o número de parlamentares nas câmaras municipais de todo o país, começa a ter repercussões no Rio Grande do Norte. Os juízes eleitorais e os presidentes de Câmaras Municipais não receberam orientações seguras para nortear as suas decisões.
Os vereadores suplentes de MossoróPodem ser os primeiros do Estado a assumirem os mandatos como titulares depois da aprovação da Emenda Constitucional nº 5809, que aumentou o número de parlamentares nas câmaras municipais de todo o País. Para o juiz da 34ª zona eleitoral, Pedro Caldas, após a aprovação do dispositivo legal no Congresso, cabe a ele apenas realizar o ato administrativo de realizar a diplomação dos futuros parlamentares.


Caicó e Ceará-Mirim
Também podem ter novos vereadores empossados, as cidades do interior iniciaram a diplomação dos suplentes antes de Natal. A 1ª zona eleitoral, da capital, já recebeu quatro solicitações para fazer o mesmo.


No caso de Caicó
O juiz substituto da 25ª zona eleitoral, Luiz Antônio Tomaz do Nascimento, informou que já disponibilizou os diplomas dos quatros vereadores suplentes de Caicó desde o dia da aprovação da Emenda Constitucional, na quinta, 23. "Não estou criando obstáculo para ninguém. Agora, a Câmara é que vai decidir sobre a posse", disse o juiz. Ele informou, ainda, que não chegou a fazer nenhum pedido para a realização de cálculos eleitorais junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Em Ceará-Mirim
A assessoria de comunicação do TRE informou que o juiz eleitoral de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, solicitou ontem ao tribunal a disponibilização dos cálculos eleitorais da última eleição na cidade. O TRE vai responder aos juízes que solicitaram tais cálculos, no entanto, que a responsabilidade para fazer o procedimento é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que, no período posterior à eleição, é o TSE que faz tal tarefa no caso das eleições parlamentares municipais.


Natal
O TRE informou, ainda, que não recebeu a solicitação de cálculos eleitorais por parte do juiz da 1ª zona eleitoral, responsável pela diplomação em Natal. Quatro solicitações para a entrega dos diplomas, no entanto, já foram feitas por suplentes da capital.

02 outubro 2009

PEC DOS VEREADORES SUPLENTES

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4307 para suspender a eficácia do artigo 3º, inciso I, da Emenda Constitucional nº 58/09, que determinava que a alteração no cálculo dos números de vereadores já deveria valer para as eleições de 2008.


A decisão da ministra, retroativa à data da promulgação da PEC, deverá ser referendada pelo Plenário em breve.


Em vigor, o dispositivo suspenso poderia acarretar o preenchimento imediato de aproximadamente 7 mil vagas que poderiam ser criadas com a aprovação da chamada "PEC dos Vereadores".



A ADI foi ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que aponta violação a diversos dispositivos constitucionais, além de ofensa a atos jurídicos perfeitos, "regidos todos por normas previamente conhecidas, que agora são substituídas, após terem sido integradas à regência dos fatos jurídicos em curso".



A ministra justificou a urgência em se conceder a liminar em face da possibilidade de diversos municípios promoverem a recomposição de seus quadros com fundamento no artigo 3º, I, da EC 58/09, como já ocorreu em Bela Vista, município goiano onde dois vereadores suplentes foram empossados com base na emenda.



Segundo Cármen Lúcia, se a retroação da emenda vier a ser considerada inconstitucional, essas posses são de "desfazimento dificultoso".



Em sua decisão, a ministra ressalta que o STF deverá analisar se a determinação de aplicação retroativa da emenda fere o artigo 16 da Constituição Federal, que prevê que leis que alterem o processo eleitoral só podem surtir efeitos após um ano de sua publicação.



Isto porque a emenda, por conta de seu artigo 3º, mudaria um processo eleitoral já concluído. Neste sentido, Cármen Lúcia ressalta que na ADI, o procurador sustenta que o dispositivo afrontaria não só o princípio do devido processo legal, mas também o da segurança jurídica.



"A modificação do número de vagas em disputa para vereadores tem notória repercussão no sistema de representação proporcional", disse a ministra. "Se nem certeza do passado o brasileiro pode ter, de que poderia ele se sentir seguro no direito?", questionou a ministra ao deferir a liminar e suspender eventuais posses de suplentes de vereadores com base na PEC 58/09.



Em face da urgência para que a cautelar seja apreciada pelo Plenário do STF, a ministra já solicitou a inclusão na pauta do Plenário para que seja referendada, ou não, a liminar, disse a ministra, determinando que a decisão seja imediatamente comunicada às mesas do Senado e da Câmara dos Deputados.

01 outubro 2009

COMEÇA AS DIPLOMAÇÕES, MAIS AS POSSES DEVERÁ AGUARDAR POSIÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

Os vereadores suplentes de Mossoró podem ser os primeiros do Estado a assumirem os mandatos como titulares depois da aprovação da Emenda Constitucional nº 5809 que aumento o numero de parlamentares nas câmaras municipais de todo o Pais. Para o juiz da 34ª zona eleitoral, Pedro Caldas, após a aprovação do dispositivo legal no Congresso, cabe a ele apenas realizar o ato administrativo de realizar a diplomação dos futuros parlamentares.

Caicó e Ceará-Mirim
Também podem ter novos vereadores empossados, as cidades do interior iniciaram a diplomação dos suplentes antes de Natal. A 1ª zona eleitoral, da capital, já recebeu quatro solicitações para fazer o mesmo.

Além de Mossoró, outros dois municípios do Rio Grande do Norte podem ter os seus vereadores suplentes empossados em função da Emenda Constitucional nº 5809: Caicó e Ceará-Mirim. Enquanto isso, ainda não se tem conhecimento sobre qual será o posicionamento do juiz eleitoral da 1ª zona eleitoral de Natal.
No caso de Caicó, o juiz substituto da 25ª zona eleitoral, Luiz Antônio Tomaz do Nascimento, informou que já disponibilizou os diplomas dos quatros vereadores suplentes de Caicó desde o dia da aprovação da Emenda Constitucional, na quinta (23) passada.
“Não estou criando obstáculo para ninguém. Agora, a Câmara é quem vai decidir sobre a posse”, disse o juiz. Ele informou, ainda, que não chegou a fazer nenhum pedido para a realização de cálculos eleitorais junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O presidente da Câmara Municipal de Caicó, João Maria de Queiroz, no entanto, considera que não tem autonomia para dar posse aos suplentes de vereadores.
“Preciso do aval do TRE ou do TSE. E se, depois, tiver de devolver o dinheiro que esses novos vereadores ganharem?”, disse o vereador.
CEARÁ-MIRIM
A assessoria de comunicação do TRE informou que o juiz eleitoral de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, solicitou hoje ao tribunal a disponibilização dos cálculos eleitorais da última eleição na cidade.
O TRE vai responder aos juízes que solicitaram tais cálculos, no entanto, que a responsabilidade para fazer o procedimento é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que, no período posterior à eleição, é o TSE que faz tal tarefa no caso das eleições parlamentares municipais.
Apesar disso, a assessoria não soube informar se os próprios juízes eleitorais possuem ou não a atribuição de eles mesmos realizarem os cálculos, como foi o caso do juiz de Caicó, Luiz Antônio Tomaz do Nascimento.
NATAL
O TRE informou, ainda, que não recebeu a solicitação de cálculos eleitorais por parte do juiz da 1ª zona eleitoral, responsável pela diplomação em Natal.
Quatro solicitações para a entrega dos diplomas, no entanto, já foram feitas por suplentes da capital.