28 abril 2011

STF VOLTA ATRÁS E RESOLVE QUESTÃO DE VAGA DOS SUPLENTES

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou atrás e confirmou ontem, por 10 votos a 1, que quando um deputado deixa o cargo para assumir um posto no Executivo, por exemplo, a vaga deve ser herdada pelo suplente da coligação, e não do partido do parlamentar que se licenciou. Em decisões anteriores, o STF tinha determinado a posse de suplentes de partidos.

'A coligação é uma escolha autônoma do partido. A figura jurídica da coligação assume status de 'superpartido' e de uma 'superlegenda' que se sobrepõe durante o processo eleitoral aos partidos que a integram', disse a relatora do assunto no STF, ministra Cármen Lúcia. 'Não seria acertado dizer que vagas pertencem ao partido coligado A ou B, se o coeficiente é calculado pelas coligações.'

Os ministros julgaram dois mandados de segurança movidos pelos suplentes de partido Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ). Cármen Lúcia, que em fevereiro tinha decidido que as vagas deveriam ser assumidas por suplentes de partidos, mudou de posição e liderou a tese vencedora no STF.

'Em caso de coligação não há mais que se falar em partido', disse o ministro Joaquim Barbosa. 'A lei eleitoral disciplina minuciosamente as coligações, estabelecendo que, quando formadas por dois ou mais partidos políticos, fazem as vezes dos partidos políticos.'

A ministra Ellen Gracie afirmou que o problema do sistema político partidário brasileiro 'é a total ausência de ideologia nos partidos políticos'. 'O eleitor não vota em coligação', disse o ministro Marco Aurélio Mello, único a discordar da maioria.

Reforma. Se o Supremo tivesse concluído que a vaga deveria ser assumida por suplente do partido, a composição da Câmara poderia sofrer mudanças, pois mais de 20 suplentes de coligações tomaram posse. Na prática, o STF esvaziaria as coligações proporcionais e executaria o único ponto consensual da reforma política.

Se o tribunal tivesse acabado com o sistema em vigor, poderiam surgir situações como a posse de um suplente de partido com menos votos que o primeiro suplente de uma coligação, ou até ausência de substitutos para um deputado licenciado.

A polêmica sobre quem deveria herdar as vagas na Câmara provocou reações no Congresso. A Câmara sempre deu posse ao primeiro suplente da coligação, seguindo orientação do Tribunal Superior Eleitoral. No fim do ano passado, surgiu a primeira liminar no STF determinando a posse do suplente do partido. A Câmara resistia a cumprir essas decisões e ministros do Supremo chegaram a ameaçar a abertura de inquéritos.

24 abril 2011

MENSAGEM DE PÁSCOA DA VEREADORA ODETE LOPES


Queridos Macauenses,



Desejamos a todas as famílias Macauenses que nesta Páscoa o renascimento dos melhores sentimentos estejam presentes em seus corações. Que todos nós permitamos que a nossa essência divina fale mais alto , atraindo para cada um de nós as energias positivas que movem o mundo, O" AMOR " e a "SOLIDARIEDADE".

ODETE LOPES
Vereadora 

PARA REFLEXÃO...

O homem livre é senhor da sua vontade e escravo somente da sua consciência.

Aristóteles

O QUE PUBLICAVA A IMPRENSA EM MARÇO DE 1964

Tribuna da Imprensa terça-feira, 12 de abril de 2011


Você quer saber como a imprensa tratava o presidente João Goulart? Então, confira aqui a pesquisa da jornalista Cristiane Costa.

 
Carlos Newton

Muito tem se discutido neste blog sobre o governo João Goulart e o golpe militar de 31 de março. Quem não viveu aquela época não tem uma real noção do que aconteceu. Por isso, vale a pena publicar a pesquisa da jornalista Cristiane Costa, postada originalmente no blog BrHistória.

O levantamento mostra que a imprensa, praticamente sem exceção, apoiou a derrubada do presidente João Goulart, em função dos desatinos cometidos ao propor uma reforma agrária demagógica, que atingiria todas as grandes fazendas produtivas, num país onde não faltam extensas áreas improdutivas a serem cultivadas.

Além disso, Jango queria derrubar a lei da oferta e procura, ao tabelar, também demagogicamente, todos os aluguéis nas áreas urbanas. Sem falar na quebra da hierarquia nas Forças Armadas. Estas foram as principais razões da queda, que teve expressivo apoio da classe média, como os jornais registraram. É só conferir:

***
“O Brasil já sofreu demasiado com o governo atual. Agora, basta!” – (Do editorial “BASTA”, 31 de março de 1964 – Correio da Manhã – Rio de Janeiro)

***
“Só há uma coisa a dizer ao Sr. João Goulart: Saia!” – (Do editorial “FORA!”, 1° de abril de 1964 – Correio da Manhã)

***
“Desde ontem se instalou no País a verdadeira legalidade … Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas” - (Editorial do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 1º de Abril de 1964)

***
“Golpe? É crime só punível pela deposição pura e simples do Presidente. Atentar contra a Federação é crime de lesa-pátria. Aqui acusamos o Sr. João Goulart de crime de lesa-pátria. Jogou-nos na luta fratricida, desordem social e corrupção generalizada.” – (Jornal do Brasil, edição de 1º de abril de 1964.)

***
“Minas desta vez está conosco”(…) “Dentro de poucas horas, essas forças não serão mais do que uma parcela mínima da incontável legião de brasileiros que anseiam por demonstrar definitivamente ao caudilho que a nação jamais se vergará às suas imposições.” – (Estado de S. Paulo – 1º de abril de 1964)

***
“Multidões em júbilo na Praça da Liberdade. Ovacionados o governador do estado e chefes militares. O ponto culminante das comemorações que ontem fizeram em Belo Horizonte, pela vitória do movimento pela paz e pela democracia foi, sem dúvida, a concentração popular defronte ao Palácio da Liberdade. Toda área localizada em frente à sede do governo mineiro foi totalmente tomada por enorme multidão, que ali acorreu para festejar o êxito da campanha deflagrada em Minas (…), formando uma das maiores massas humanas já vistas na cidade” - (O Estado de Minas – Belo Horizonte – 2 de abril de 1964)

***
“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento” – (O Dia – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)

***
“Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o Sr João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas” – (Tribuna da Imprensa – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)

***
“Fugiu Goulart e a democracia está sendo restaurada”… “atendendo aos anseios nacionais de paz, tranqüilidade e progresso… as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-a do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal”. – (O Globo, 2 de abril de 1964)

***
“Lacerda anuncia volta do país à democracia.” – (Correio da Manhã, 2 de abril de 1964)

***
“A paz alcançada. A vitória da causa democrática abre o País a perspectiva de trabalhar em paz e de vencer as graves dificuldades atuais. Não se pode, evidentemente, aceitar que essa perspectiva seja toldada, que os ânimos sejam postos a fogo. Assim o querem as Forças Armadas, assim o quer o povo brasileiro e assim deverá ser, pelo bem do Brasil” – (Editorial de O Povo – Fortaleza – 3 de Abril de 1964)

***
“Ressurge a Democracia! Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente das vinculações políticas simpáticas ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é de essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições. Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ter a garantia da subversão, a ancora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada …” - (O Globo – Rio de Janeiro – 4 de Abril de 1964).
 
***
“Feliz a nação que pode contar com corporações militares de tão altos índices cívicos”(…) “Os militares não deverão ensarilhar suas armas antes que emudeçam as vozes da corrupção e da traição à pátria.” – (Estado de Minas, 5 de abril de 1964)

***
“A Revolução democrática antecedeu em um mês a revolução comunista”. – (O Globo, 5 de abril de 1964)

***
“Pontes de Miranda diz que Forças Armadas violaram a Constituição para poder salvá-la!” - (Jornal do Brasil, 6 de abril de 1964)

***
“Congresso concorda em aprovar Ato Institucional”. – (Jornal do Brasil, 9 de abril de 1964)

***
“Milhares de pessoas compareceram, ontem, às solenidades que marcaram a posse do marechal Humberto Castelo Branco na Presidência da República …O ato de posse do presidente Castelo Branco revestiu-se do mais alto sentido democrático, tal o apoio que obteve” – (Correio Braziliense – Brasília – 16 de Abril de 1964)

***
“Vibrante manifestação sem precedentes na história de Santa Maria para homenagear as Forças Armadas. Cinquenta mil pessoas na Marcha Cívica do Agradecimento” - (A Razão – Santa Maria – RS – 17 de Abril de 1964)

***
Nota de Redação – Seis dias depois da derrubada de Goulart, a Tribuna da Imprensa de Helio Fernandes foi o primeiro jornal a se posicionar contra o regime militar. Depois, o Correio da Manhã de Paulo Bittencourt também foi para a oposição. Mas todos os outros destacados órgãos da chamada grande imprensa seguiram apoiando indefinidamente a ditadura, como fica demonstrado nesses dois editoriais que seguem abaixo, também pesquisados pela jornalista Cristiane Costa:

“Vive o País, há nove anos, um desses períodos férteis em programas e inspirações, graças à transposição do desejo para a vontade de crescer e afirmar-se. Negue-se tudo a essa revolução brasileira, menos que ela não moveu o País, com o apoio de todas as classes representativas, numa direção que já a destaca entre as nações com parcela maior de responsabilidades”. – (Editorial do Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 31 de Março de 1973)

“Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”. – (Editorial assinado por Roberto Marinho, publicado no jornal” O Globo”, 7 de outubro de 1984, sob o título “Julgamento da Revolução”)

23 abril 2011

PARA REFLEXÃO...

É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.


Paulo Coelho

22 abril 2011

STF DEVE VALIDAR LEI DA FICHA LIMPA PARA 2012

                                               Ministro Luiz Fux
Depois de ter concluído que os políticos fichas sujas tinham o direito de concorrer na eleição do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá agora dar o aval para que a Lei da Ficha Limpa impeça as candidaturas a partir de 2012. A maioria dos ministros do Supremo já se posicionou abertamente ou de forma reservada a favor da entrada em vigor da lei como forma de moralizar os costumes políticos no Brasil.

O STF deverá se manifestar sobre a polêmica lei durante o julgamento de ações do PPS e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O PPS protocolou na terça-feira uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC). A OAB promete entregar o seu pedido na próxima semana. Caberá ao ministro calouro do Supremo, Luiz Fux, o papel de relator do caso. A novidade nos próximos julgamentos é a tendência à admissão de que a presunção da inocência para os políticos pode ser flexibilizada.

'Conspira a favor'. Em março, quando o STF decidiu que a lei não poderia ter barrado candidaturas em 2010, Fux deu o voto de desempate, concluindo que a norma fazia mudanças no processo eleitoral e, por esse motivo, deveria ter sido aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição de 2010, o que não ocorreu.

Fux, porém. já deu entrevistas elogiando a lei. Ele disse que a regra 'conspira em favor da moralidade administrativa'. No STF, a expectativa é que o ministro indicado pela presidente Dilma Rousseff e recém empossado dê agora um voto favorável à aplicação da lei.

O problema é que há pelo menos dois pontos de grande polêmica na norma que deverão render muito debate no plenário, integrado por 11 ministros. A lei estabelece que os políticos condenados por tribunais não podem ser candidatos. Pela regra, mesmo que um político ainda tenha chances de recorrer de uma condenação ele pode ser impedido de concorrer na eleição.

Quem é contrário à inovação ressalta que há um dispositivo na Constituição Federal que prevê o direito à presunção da inocência, ou seja, que ninguém será considerado culpado até uma decisão definitiva da Justiça e sem chances de recurso.

No entanto, cresce no STF o apoio à tese de que esse direito pode ser usado em processos criminais. Mas no caso eleitoral essa regra não se encaixaria porque a lei estabeleceu que ter ficha limpa é uma condição para disputar um cargo, assim como existem outras, como a idade mínima, por exemplo.

'Não é caso de determinar que aquele que foi condenado em segunda instância é culpado; apenas estabelecer que ele não pode se candidatar naquela eleição', opina o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP).

Critério. Outro ponto polêmico da lei que os ministros terão de enfrentar é o que proíbe a candidatura de políticos condenados antes da entrada em vigor da norma. Na prática, a lei teria efeitos retroativos. Há uma regra no direito que diz que uma lei não pode retroagir para prejudicar. Mais uma vez, os favoráveis à Ficha Limpa sustentam que rejeitar o registro da candidatura de um ficha suja não pode ser considerada uma punição. É apenas um critério de registro.

COMO ESTÁ O PROCESSO

O que o STF já decidiu

A Lei da Ficha Limpa, de 2010, não poderia ter impedido candidaturas na eleição do ano passado. Segundo o tribunal, leis que provocam mudanças no processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência.

O que o STF vai decidir

- Se a lei pode impedir as candidaturas de políticos a partir da eleição municipal de 2012

- Se político que foi condenado antes da lei entrar em vigor pode ter uma candidatura futura barrada pela Ficha Limpa

- Se os políticos poderão ser impedidos de disputar cargos mesmo se não tiverem sido condenados de forma definitiva pela Justiça (com base em dispositivo previsto na Constituição).

VIDA DURA DE CACHORRO...

CÂMARA APROVA ATO DE REPÚDIO CONTRA MATANÇA DE CÃES

Perplexos com tanta crueldade com os 26 cães de ruas que foram sacrificados pela prefeitura de Alto do Rodrigues, no último final de semana, os vereadores aprovaram na sessão de ontem (20), o requerimento verbal do vereador José Itamar dos Santos (Zé Pedro), que solicitou a criação do ato de repúdio contra a matança indiscriminada de animais.

Para o autor do requerimento seria o mínimo que os vereadores que foram eleitos pelo povo, poderiam fazer, contra esse ato tão covarde por parte da prefeitura municipal.

Dos oito vereadores presentes, apenas dois votaram contra, Toinho Olegário e Antonio José. Já os edis Zé Pedro (autor), Marlene, Dôra, Mê e Nixon votaram favoráveis ao ato de repúdio contra a matança de cães, determinada pela prefeitura de Alto do Rodrigues.

15 abril 2011

ABELARDO DARÁ ENTREVISTA NA RÁDIO PRINCESA DO VALE

 Abelardo vai ao REGIStrando.

Abelardo Rodrigues Filho, ex-prefeito de Alto do Rodrigues, será o convidado deste sábado (16), do Programa Registrando, ancorado pelo competente jornalista e radialista, José Regis, da Rádio Princesa do Vale, em Assu.

Oposição ao governo do prefeito Eider Medeiros, Abelardo deverá comentar sobre a última pesquisa da Teledata, dando-lhe uma grande maioria de votos.

Outro assunto poderá ser comentado pelo ex-prefeito, será das graves denúncias que estão sendo feitas pelo secretário de comunicação e irmão do prefeito, Assis Medeiros, sobre os desvios de recursos, "existem manobras maldosas feita pelo prefeito e turma, para tentar prejudicar Abelardo", disse um correligionário à nossa equipe.

Sempre solícito a prestar esclarecimentos, nos informou por telefone que irá falar sobre assuntos importantes para a cidade. Abelardo disse ainda que, precisa continuar falando e escutando o povo. A atual gestão não tem motivos para dizer que estamos atrapalhando, pois os acertos e erros são de responsabilidade do atual prefeito.

A população já pediu a Abelardo (prefeito por quatro mandatos) que fala sobre as perseguições que estão acontecendo, "sem deixar de falar nas obras paralizadas por pura irresponsabilidade e incompetência", aponta um novo correligionário de Abelardo.

Em menos de dois anos, essa será a segunda vez que Abelardo usará os microfones da rádio Princesa do Vale e do Programa Registrando, para esclarecer fatos importantes para a região do Vale do Açu e Alto do Rodrigues.

14 abril 2011

DEU NO BLOG MACAU EM DIA

Ministério Público força Prefeitura de Guamaré a pagar salários atrazados

Prefeito Auricélio Teixeira fez acordo com a promotora Isabel Siqueira para pagar a conta atrasada da Prefeitura de Guamaré.


pvmacau@gmail.com

A Promotoria de Justiça da Comarca de Macau firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Guamaré, com o objetivo de garantir o pagamento da metade do 13º salário dos servidores públicos municipais, referente ao ano de 2008.

Assinado pela Promotora de Justiça, Isabel de Siqueira Menezes, e pelo prefeito de Guamaré Auricélio Teixeira, o documento leva em conta as constantes mudanças no poder executivo do município, ocorridas durante aquele ano e o desaparecimento das folhas de pagamento dos servidores.

O TAC é fruto do Inquérito Civil nº 36/2010, formulado a partir de uma reclamação feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Guamaré (SINDSERG), que apontou o não pagamento da parcela pelo ex-prefeito do município.

O pagamento dos servidores deverá ser realizado até o dia 10 de maio. Caso a prefeitura descumpra, estará sujeita a uma multa diária de mil Reais.

Republicada na íntegra:
Da Redação

07 abril 2011

AOS AMIGOS SOCRÁTES AVISA...

AOS AMIGOS, AMIGAS, FAMILIARES, AMIGOS DOS AMIGOS, PAQUERA DOS AMIGOS, 

VIZINHOS DOS AMIGOS, ENFIM, TODOS QUE GOSTAM DE UM BOMCACHORRO 

QUENTE, VÃO ALI, BEM PERTINHO DO SEIS EM PONTO, NA AV MIGUEL 

CASTRO, ENTRE A PRUDENTE E A ROMUALDO GALVÃO,  EU E MEU AMIGO 

ROBINSON, ESTAMOS AQUI NO ARTE CASEIRA RESTAURANTE,  A PARTIR DAS 

17:30hs, PRESTIGIEM!!!

ALTO DO RODRIGUES - "ABELARDO É O REI...".

Segundo Teledata se a eleição fosse hoje, Abelardo seria eleito prefeito.
Se a eleição para Prefeito em Alto do Rodrigues fosse hoje, o ex-prefeito Abelardo Filho (DEM) venceria com larga vantagem o atual Prefeito Eider Medeiros do PMDB. A Pesquisa foi realizada na última sexta feira, 01 em Alto do Rodrigues em todas as áreas do município: Urbana: Centro, Guarita, Cohab, Novo Horizonte, São Francisco, Chico Gerente, Santa Rosa, Alto Alegre e Carcará. RURAL: Tabatinga, Ponciana, Estreito, São José, Gajé, Tabuleiro e Barrocas.

ESPONTÂNEA - Em quem o Sr(a) votaria para PREFEITO se a eleição fosse hoje?
Abelardo Rodrigues -   46,90%
Eider Medeiros - 18,22%
Oliveira - 0,78%
Brancos/Nulos - 4,26%
Ns/Nr - 29,84%
 
ESTIMULADA - Em qual desses candidatos o Sr(a) votaria para PREFEITO se a eleição fosse hoje?
Abelardo Rodrigues - 63,18%
Eider Medeiros - 22,09%
Indecisos - 4,65%
Brancos/Nulos - 9,69%
Ns/Nr - 0,39%

04 abril 2011

PREVALECE O BOM SENSO

CNJ aprova resolução fixando horários para funcionamento dos tribunais em todo país.O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, informou hoje (30) ao presidente da Seccional da OAB do Mato Grosso do Sul, Leonardo Duarte, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, em sua última sessão ordinária, que o expediente dos órgãos jurisdicionais em todo o país para atendimento ao público deverá ser de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas, no mínimo.



A decisão foi tomada a partir de pedido de providências apresentado pela OAB do Mato Grosso do Sul e em razão dos diferenciados horários de expediente adotados pelos tribunais em todo o país, o que vinha impondo prejuízos ao jurisdicionado. A resolução é assinada pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, e acrescentará o § 3º à redação do artigo 1º da Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009.

A seguir a íntegra da resolução:

RESOLUÇÃO

Acrescenta o § 3º à redação do artigo 1º da Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, e

CONSIDERANDO que a fixação de parâmetros uniformes para o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário pela Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009, apenas quanto à jornada de trabalho de seus servidores, fez com que houvesse uma multiplicidade de horário de expediente dos órgãos jurisdicionais;

CONSIDERANDO que há vários horários de expediente adotados pelos tribunais, inclusive em relação a alguns dias da semana, o que traz prejuízos ao jurisdicionado;

CONSIDERANDO que o caráter nacional do Poder Judiciário exige a fixação de horário de funcionamento uniforme pelo menos em relação a um determinado período do dia;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica acrescentado ao artigo 1º da Resolução nº 88, de 08 de setembro de 2009, o § 3º com a seguinte redação:

§ 3º Respeitado o limite da jornada de trabalho adotada para os servidores, o expediente dos órgãos jurisdicionais para atendimento ao público deve ser de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas, no mínimo.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.
Min. Cezar Peluso, Presidente.

03 abril 2011

GARIBALDI FALA AO ESTADÃO

Brasil paga pensões ao deus-dará, diz ministro Garibaldi

Indicado pelo PMDB, Garibaldi Alves Filho (RN) não pensou duas vezes em deixar o Senado para comandar o Ministério da Previdência Social. Aos 64 anos, terá de administrar um 'abacaxi', como ele mesmo disse na posse - o rombo de cerca de R$ 100 bilhões nas contas da previdência social -, sem promover reformas impopulares.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Garibaldi confirma que a Previdência passará só por pequenos ajustes. Para já, a mudança em debate está restrita à aprovação de projeto criando um fundo de previdência complementar para o funcionalismo público. Não há nada em estudo para fazer alterações na Previdência do trabalhador da iniciativa privada (INSS). O ministro admite, porém, que há pontos que precisam ser atacados: 'O Brasil deve ser o único país que paga pensões ao deus-dará', em resposta ao questionamento sobre a falta de regras na pensão por morte.

Ele defendeu a substituição do fator previdenciário, que chamou de 'Geni da Previdência', por outro mecanismo mais transparente. 'Eliminar o fator previdenciário pode desequilibrar as contas. Não há conclusão do que seria melhor para substituir o fator, que é estigmatizado. Virou a Geni da Previdência. As pessoas não entendem (o cálculo) e se sentem atingidas. O fator é odiado.'

O ministro explicou que existe um projeto na Câmara que trata do fundo de previdência complementar para o servidor público. Segundo Garibaldi Alves, há uma distorção entre a previdência do servidor público e a da iniciativa privada. 'Os servidores não chegam a 1 milhão de pessoas e a necessidade de financiamento é de R$ 52 bilhões. Por outro lado, a outra Previdência (INSS) tem necessidade de R$ 42 bilhões para beneficiar 24 milhões de pessoas.' As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Por AE, estadao.com.br, Atualizado: 3/4/2011 8:18