18 setembro 2007

CARNAUBAIS NÃO PERDERÁ OS ROYALTIES DIZ PREFEITO

Prefeito Zenildo Batista diz que royalties não vão para Assu

O prefeito de Carnaubais, Zenildo Batista de Souza (PMDB), ligou para a redação do DE FATO para dar a sua versão com relação à disputa pelas áreas de Assentamento Pau D’Arco e Nova Descoberta, bem como sobre a localidade de Vila Nova e Mutambinha.

Zenildo Batista garantiu que tem os documentos que provam que a área que produz petróleo pertence definitivamente a Carnaubais.

Zenildo Batista reagiu às declarações de que mais de 80% dos royalties pagos pela Petrobras à Prefeitura de Carnaubais serão repassados para a Prefeitura de Assu, tendo em vista que o prefeito de Assu, Ronaldo Soares, tem documentos em mãos, emitidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que comprovariam que as áreas que produzem petróleo pertencem a Assu.

A reportagem do DE FATO, edição de Domingo, enfatizou que o IBGE reconhece que os assentamentos Nova Descoberta e Pau D’arco pertencem ao município de Assu, portanto, cabe ao prefeito de Assu providenciar assistência médica, educação, e principalmente abastecimento de água.
Ontem, Zenildo Batista disse que o documento que o prefeito de Assu tem e que o faz pensar que os royalties são da Prefeitura de Assu são equivocados e que esse equivoco já foi corrido pelo IBGE, tanto é que depois que o prefeito solicitou à Agência Nacional do Petróleo o remanejamento dos royalties, uma equipe da ANP e do IBGE estiveram na região fazendo as medições.

Comprovaram que os Assentamentos Nova Descobertas e Pau D’Arco realmente pertencem a Assu e que as localidades de Mutambinha e Vila Nova, não. Neste caso, o documento que Zenildo Batista tem em mãos comprova que tudo que existe numa área de 200 metros de extensão da igrejinha de Vila Nova na direção de Assu, pertence a Carnaubais, de onde que a produção de petróleo está na área de Carnaubais.

A Prefeitura de Assu, além de requerer a ANP os royalties da área, também pretende entrar na Justiça para obrigar a Prefeitura de Carnaubais a devolver tudo que recebeu, em valores corrigidos, desde 1998, algo em torno de R$ 15 milhões.

Zenildo Batista considerou essa colocação absurda e que segundo ele não passa de fantasia.InjustoO município de Assu é o destino de quase 50% da economia dos municípios vizinhos. É lá onde ficam concentrados os bancos, o comércio e universidade. Ou seja, os recursos dos royalties de Carnaubais, indiretamente, já convergem para Assu.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home