LISTA FECHADA TIRA DO ELEITOR O DIREITO DE ESCOLHER O SEU CANDIDATO
Centrais sindicais vão ao STF contra lista fechada de candidatosCentrais sindicais pretendem recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso o sistema eleitoral de lista fechada de candidatos seja aprovada pelo Congresso Nacional. A proposta está em discussão na Câmara e divide as opiniões dos deputados.
Entre as centrais que se posicionaram contra a lista fechada estão a Força Sindical, a CAT (Central Autônoma dos Trabalhadores), a CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), a NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores) e a SDS (Social Democracia Sindical).
Caso a lista fechada seja aprovada, as centrais pretendem entrar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), pois entendem que a proposta "fere o direito do cidadão ao voto direto, garantido pelo artigo 14 da Constituição Federal."
"A lista fechada tirará do eleitor o direito de escolher diretamente o seu candidato. Isto porque os eleitos serão os primeiros da lista de candidatos definida pelo partido e não pela vontade popular, preceito máximo do Estado Democrático de Direito", dizem os sindicalistas em nota.
0 Comentário:
Postar um comentário
<< Home