24 outubro 2007

ASSEMBLÉIA CIDADÃ EM SÃO GONÇALO

Atendimentos resgatam a cidadania dos moradores de São Gonçalo do Amarante

O segundo dia da Assembléia Cidadã está sendo marcado pelos atendimentos nos stands montados em frente ao Teatro Municipal da cidade de São Gonçalo do Amarante.

No mais procurado deles, dezenas de crianças e adultos de todas as idades aguardam, munidos de suas fichas, pelo momento de retirarem o seu primeiro documento de identidade. Aos 27 anos de idade o auxiliar de padeiro, Luciano Francisco da Silva Borges, está tendo a oportunidade de obter a sua carteira de identificação.

Para ele que é analfabeto e portador de uma deficiência física causada pela paralisia infantil, a locomoção até a sede do ITEP dificultava o acesso ao documento. Satisfeito, Luciano comemora a primeira de muitas conquistas. "Depois da identidade, posso tirar os meus outros documentos, viajar e até votar mais tranqüilo", enfatiza.

A facilidade oferecida pelo projeto também beneficiou a dona de casa aposentada Maria das Dores Oliveira de 90 anos. Acompanhada da filha Maria Severina Leite, ela procurou o stand de controle de hipertensão e diabetes.

Portadora dessas doenças, dona Maria das Dores necessita de um acompanhamento permanente.

Após o teste que mede a glicemia no sangue, constatou-se que sua taxa estava muito acima do normal e logo ela foi encaminhada para os cuidados médicos. O desabafo sobre as dificuldades de se obter um serviço de saúde de qualidade veio da filha, Maria Severina "Temos muitas dificuldades de atendimento e minha mãe não apenas pela idade precisa desse cuidado constante. Sou muito agradecida por isso que está acontecendo aqui hoje.

Já tinha visto em outras cidades e não via a hora de chegar na minha", afirmou.
Quem também ficou feliz com a vinda da Assembléia Cidadã ao município de São Gonçalo foi a mãe do pequeno Luis Felipe, de apenas 3 anos de idade.

Dona Sueli, que também é mãe de Gabriela de 5 anos e Gabriel de 4, aproveitou para trazê-los para consultas com a pediatra, para receber orientações de higiene bucal, corte de cabelo e é claro a retirada da identidade. "Nunca tinha visto tanta coisa boa junta", diz satisfeita, dona Sueli.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home