08 março 2008

DENGUE MATA EM MACAU

Costa Branca – Nos municípios de Areia Branca e Macau, os agentes de saúde estão em alerta. Nas últimas semanas, foram registrados casos suspeitos de dengue hemorrágica. Em Macau, uma dona-de-casa faleceu semana passada. Em Areia Branca, as informações do site Areia Branca News é que três crianças estariam internadas em estado grave em hospitais de Mossoró e Natal. Também há registros da doença em Guamaré e Porto do Mangue.

Nas quatro cidades, o número de registros de pessoas com dengue eram os mais baixos em relação às demais cidades do Rio Grande do Norte, talvez devido aos ventos das marés. Mas nos últimos meses, esse quadro começou a mudar. Crianças e adultos estão aparecendo nos postos de saúde e hospitais com sintomas da doença, muitos já confirmados. E o que é mais grave, em sua fase hemorrágica, ou seja, causando a morte. É o que teria acontecido em Macau.

A irmã do pescador José Nunes faleceu com os sintomas da doença no Hospital Airton Ferraz. Nunes também estaria com dois sobrinhos internados em Natal com os mesmos sintomas. O assunto foi tema de debate na Câmara quarta-feira da semana passada, quando José Nunes, revoltado com o quadro, protestou aos gritos no Plenário da Câmara durante quase meia hora. “Foi mais um desabafo do cidadão, que serve de alerta às autoridades”, diz o vereador Haroldo Martins.

Só ontem, no Posto de Saúde de Macau, deram entrada 15 pessoas com sintomas de dengue. O que assusta os moradores são os casos de dengue hemorrágica. A professora Francisca Santana teria sido vítima da dengue no estágio hemorrágico. “Ela conseguiu se recuperar bem, graças a Deus”, diz o vereador Haroldo Martins, pedindo a união da classe política no sentido de cobrar providências do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura confirma que realmente os postos de saúde têm registrado casos suspeitos de dengue. Adianta que a Prefeitura está agilizando o que é necessário, através da Secretaria Municipal de Saúde, para iniciar nos próximos dias o combate ao mosquito transmissor da dengue e principalmente de orientação da população. (Fonte: DeFato)

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home