01 abril 2008

A GUERRA CONTRA A DENGUE

Sociedade se reúne para debater ações contra a dengue

Em 2008, houve um aumento de 159,28% de casos de dengue no estado. Preocupado com esse quadro, o secretário estadual de Saúde Pública, Adelmaro Cavalcanti, se reuniu na tarde de hoje (31) com representantes de mais de 51 entidades da sociedade civil, de entidades públicas e privadas e de instituições de ensino do RN, buscando unir forças para acabar com o Aedes aegypti.

Em nível de Brasil, o RN está em 4º lugar em incidência – número de casos em relação à população – ficando atrás apenas de Tocantins, Roraima e Rio de Janeiro. "Os dados são alarmantes. Por isso, convocamos a sociedade para criar uma verdadeira força-tarefa nesse combate. Derrotar a dengue é um desafio que a Sesap vem enfrentando com afinco, mas é preciso que toda a população esteja mobilizada" ressalta o secretário.

Ao final da reunião, foi aberto um debate no qual os representantes de cada setor, como as Forças Armadas, Secretarias Municipais de Saúde, Federação dos Municípios, Conselhos de Saúde municipais e estadual, UFRN e diretores de hospitais, puderam mostrar como vão contribuir para estabelecer estratégias em busca do fim da epidemia.

O empenho da população é essencial, frisa a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Celeste Rocha. "Cada cidadão também é responsável pela inspeção de focos do mosquito nas suas casas. A eliminação semanal dos criadouros nas residências pelos próprios moradores é indispensável. Se pelo menos uma vez por semana cada pessoa verificar sua casa, o risco de contrair a doença diminuirá", explica a coordenadora.

Uma série de medidas foi tomada para conter o avanço da doença. Porém, uma das maiores dificuldades é o fato de que muitas pessoas não permitem a entrada dos agentes de saúde nas suas residências, além da existência de casas fechadas e abandonadas. "Vamos pedir o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário para acabar com os focos nesses locais, principalmente neste período de chuvas, quando aumenta a quantidade de criadouros do mosquito", conta Celeste Rocha.

A situação de várias cidades do RN é difícil. É o que constata o presidente da Federação de Municípios do RN, José Lins. "Respondemos ao chamado da Sesap, pois essa guerra só se vence se fizermos um mutirão com a sociedade, focando as energias para reduzir os índices de infestação".

Números - Comparando de 1º de janeiro a 22 de março de 2007 com o mesmo período no ano de 2008, houve um aumento considerável.

Casos de dengue notificados em 2007 = 2.692, em 2008 já chega a 6.980, em 2007 aconteceu 7 óbitos em 2008 já passou de 43, os casos notificados de febre hemorrágica em 2007 foram 12, em 2008 já passaraqm de 373. Os números são alarmantes até março de 2008.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home