20 janeiro 2011

MACAU, CIDADE SALINEIRA

Postada no Blog Macau em Dia.

Texto: José Gonçalves Neto


A “minha” MACAU, mais uma vez, prepara-se para o processo político-eleitoral na busca de seu Prefeito. Essa é uma fase muito difícil para a TERRINHA, devido às naturais disputas entre aqueles que desejam ser o escolhido dentro dos partidos concorrentes, para a missão honrosa de administrar a “Terra das Salinas”, berço do santo padre Monsenhor Honório. Eu sempre defendi Macau para os macauenses, não querendo, com isso, desmerecer ou desconhecer benefícios que tenham vindo através da mão estrangeira.

Sempre acreditei na mão de obra “nativa”, aquela oriunda do lugar, legítima, insubstituível. Nunca se precisou importá-la, uma vez que Macau, ao longo dos anos e de sua história republicana, tem sido, sempre, administrada pelos seus filhos, mesmo acertando ou errando.

Para que isso volte a ser como antes, é preciso que os macauenses, despidos do espírito corporativista, passem a mudar de atitude; deixem de ser entreguistas e assumam o seu verdadeiro papel dentro do contexto social político, cultural e econômico. Estamos todos curvados, submissos, desmoralizados, porque jogamos fora a nossa identidade, a nossa dignidade.

Já estão “cantando” e divulgando a candidatura de mais um estrangeiro e, segundo eu soube, é um parente do prefeito Flávio. O absurdo disso é que alguns maus macauenses dizem que, com certeza, ele será eleito e, mais uma vez, o “Filho da Terra” será preterido. Algumas candidaturas já estão postas, mesmo que extra-oficialmente - o candidato do prefeito, seu parente, portanto forasteiro, e dois macauenses: o Sr. João Bosco Afonso e o Sr. Túlio Lemos. Estes sim, legítimos filhos da terra, aos quais nós, macauenses, devemos considerar merecedores da nossa atenção e possível escolha no futuro.

Macau precisa de todos nós, macauenses, unidos num só pensamento: o de reconstruir e ratificar a personalidade política e moral, perdida pelo comodismo de unir-se pela “covardia” de outros, que se venderam por alguns míseros reais. Hoje, alguns dos “vendilhões” estão muito bem financeiramente falando, mas sem aquela altivez de olharem nos olhos dos conterrâneos, sem se sentirem envergonhados, tendo em vista que, um dia, a troco de dinheiro, entregaram a cidade de bandeja àqueles que só queriam profaná-la em benefício próprio.

Ainda há tempo de remendarmos o erro cometido. Basta, apenas, encontrarmos um bom nome... Será que temos? Acredito que sim. Um nome que seja digno, honesto, com ficha limpa e comprometido com a “Terra”. Não nos custa nada tentar, mais uma vez, buscar a nossa hegemonia dentro daquele princípio que, durante tanto tempo, nos identificou: MACAU PARA os MACAUENSES!

Avante, Conterrâneos! Nós somos os verdadeiros “Donos de Macau”!!!

5 Comentário:

At 21/1/11 17:10, Anonymous Gil do bar said...

Luiz, segundo comentários George William é o testa de ferro de Aladim, ou seja, estar usando a influência como tesoureiro da prefeitura para solicitar dos fornecedores da prefeitura dinheiro para que Rodrigo coloque o seu bloco na rua, quem contribuir recebe quem nao contribuir fica no rabo da fila para receber o seu cheque. Cuidado flávio esta raposa do George vai sair mais rico do que você, acabou de comprar um carro novo, e um condominio fechado em mossoró. só paga tudo em dinheiro, diz que ele e marquinho fecharam um cabaré em natal e pagou 5.000 mil reais a vista tudo em dinheiro na farra.

 
At 22/1/11 10:05, Anonymous Anônimo said...

A nova geração da política macauense formada por Túlio Lemos, Odete, Liviane Cruz e outros devem se unir para banir os forasteiros que vieram tomar o q é nosso. Para isso acontecer Macau precisa amadurecer e acreditar nos seus filhos.

 
At 23/1/11 08:53, Anonymous Anônimo said...

esse texto é preconceituoso, quer dizer que os que vieram de fora e contribuem para o crescimento de macau não prestam, não estou defendendo ninguem, mas não se pode descartar as pessoas que amam macau, moram, contribuem, votam, só porque não nasceram em Macau

 
At 7/2/11 11:12, Anonymous Anônimo said...

Como é que as pessoas que foram embora de Macau vão tomar conta dela? Pra gostar de Macau tem que estar aqui e dividir com Ela as mazelas, agruras,males,etc...Dizer que ama e quer retomar Macau, vindo aqui só nas festas, vai ter o mesmo fim de Eduardo Teteo Lemos!Vamos viver e defender Macau com ela, aqui.

 
At 15/2/11 17:14, Anonymous Anônimo said...

Como sempre só falam dar política de Macau cader quer falam dar Saúde ,das Escolas que não têm professor.

 

Postar um comentário

<< Home