17 outubro 2007

COLUNA RADAR DO VALE DO DIA 16.10.2007

gonzaga@digizap.com.br

SECRETÁRIO É DEMITIDO
Por perseguição política. Após assinar ficha de filiação ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o secretário da Câmara de Vereadores de Carnaubais, Francisco Dantas de Andrade (Seu Inácio, como é popularmente conhecido), recebeu comunicado da presidente da Câmara Municipal, vereadora Norma Siqueira de Melo, que o mesmo estava demitido. Rumores dão conta que a vereadora recebeu pressão por parte de alguns aliados para que Seu Inácio fosse demitido.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Rende homenagem aos 20 anos da InterTV Cabugi. A Assembléia realizou sessão solene na manhã da segunda-feira, 15, para celebrar os 20 anos de instalação da TV Cabugi no Rio Grande do Norte. UM MARCO PARA A HISTÓRIA Da comunicação no Estado e para o jornalismo potiguar. Entre as figuras mais citadas estava a do ex-governador Aluízio Alves, idealizador da TV. O filho de Aluízio, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), recebeu a placa comemorativa como um dos acionistas da empresa. "Esta TV é fruto do trabalho e da dedicação de Aluízio Alves". O parlamentar ainda destacou a importância do patriarca nas horas mais difíceis da TV Cabugi.
COMO FICOU EM MACAU
A situação dos que pretendem disputar uma cadeira na Câmara ou até mesmo rumo ao governo do município? Muitas foram as mudanças, principalmente no bloco governista. Quem ganhou e quem perdeu com as mudanças?

O PARTIDO PROGRESSISTA - PP
Perdeu o prefeito Flávio Veras e a vice-prefeita Fátima Jácome, que se mudaram de mala e cuia para o PMDB. Enquanto o PMDB perdeu o ex-prefeito José Antônio e mais quase 170 filiados, que acompanharam Zé Antônio para o PSDB, que perdeu o vereador Ubiratan Bezerra para o PMDB, e por sua vez perdeu os vereadores mais votados da cidade: Haroldo Martins e Odete Lopes, a campeã de votos em 2004.
O PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO
Que em Macau é presidido pelo médico Eduardo Lemos, não cresceu nem diminuiu, ficou do tamanho que sempre esteve. Não conseguiu arregimentar ninguém, mas também não perdeu.
O PPS - PARTIDO POPULAR SOCIALISTA
Do deputado estadual Wober Júnior, foi quem mais somou na reta final das filiações na cidade de Macau. Além de ganhar os suplentes Dércio Cabral, Condinho e Newton, ganhou ainda a vereadora Odete Lopes e mais Dorotéa Dantas e Robson Kelly, fortes candidatos para a eleição de 2008.

O QUE MAIS CHAMOU
A ATENÇÃONas idas e vindas foi a situação do Dem - Democratas, ex-PFL. É que o ex-prefeito Afonso Lemos e sua família comandavam o partido desde o tempo da Arena, na Ditadura Militar. Então, há mais de 30 anos o partido era a cara dos Tetéos em Macau.
E NA MARCHA
Do vai-e-vem, Afonso Lemos perdeu o comando do partido para o grupo político liderado pelo prefeito Flávio Veras, e comenta-se na cidade que quem vai presidir o partido é o ex-prefeito Cledionor Mendonça ou o parente de Flávio Veras, Rodrigo Aladim. Em contrapartida, comenta-se na cidade que a ex-vereadora Elisabeth Lemos e o seu marido Afonso Lemos desembarcaram no PSB de Eduardo Lemos.

O STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Em sua decisão no julgamento dos Mandados de Segurança, com referência à fidelidade partidária e à perda de mandatos por mudança de partidos, acatando a decisão do TSE, foi favorável à fidelidade partidária, ou seja, decidiu que o mandato é do partido e não do parlamentar. Mas aos que mudaram até 27 de março de 2007, foram salvos. E os que mudaram depois dessa data, ainda terão a chance de discutir a sua situação nos órgãos competentes da Justiça Eleitoral.

É A SEGURANÇA JURÍDICA
E o direito à legítima defesa e ao contraditório que foram assegurados ao parlamentar que mudou de partido. Três hipóteses foram levantadas pelos ministros: os casos de mudança no comando partidário e ideológico do partido, os casos de perseguis são dentro da agremiação e ainda quando o parlamentar se elegeu sem necessitar do voto de legenda do partido.

EM MACAU QUATRO
Vereadores estão entre os que poderão ser atropelos: Odete Lopes, Haroldo Martins, Ubiratan Bezerra e Ivan Marinho. É que Haroldo e Odete além de terem sido eleitos sem a necessidade dos votos de legenda, ainda sofreram perseguições políticas dentro do partido, tiveram suas filiações suspensas por seis meses e o processo de expulsão dado início, segundo documento enviado pela direção regional do partido, o que caracterizou perseguição política por parte do PMDB, a nível estadual e no seu diretório municipal, e ainda houve a mudança sem justificativa do comando partidário no município.

QUANTO AOS DOIS
Outros vereadores, Ivan Marinho mudou do Pan para o PP e depois para o PTB, voltando, em seguida, para o PP. E Ubiratan Bezerra se mudou no dia 5 de outubro para o PMDB. Vamos aguardar e ver o que vai acontecer de novo nos próximos dias. O desenrolar dos acontecimentos. Esperamos que prevaleça o bom-senso e o amadurecimento político de ambos os lados e que deixem de lado a intolerância e as perseguições políticas também.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home