16 outubro 2007

PREFEITO DE CARNAUBAIS ESCLARECE QUESTÃO DOS ROYALTIES

Prefeito esclarece polêmica dos royalties

Dando continuidade aos entendimentos iniciados em junho deste ano, o Prefeito de Carnaubais, Zenildo Batista, esteve nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, onde se reuniu com técnicos especialistas em petróleo e gás, para tratar da polêmica em torno do recebimento de royalties pagos ao município pela Petrobras.

O processo que gerou ampla discussão aconteceu pelo fato do IBGE ter cadastrado uma área do município, onde tem dezenas de poços de petróleo como sendo parte do território do município de Assu, que hoje briga para ficar com os recursos.

Após análises preliminares, a prefeitura entende ter vários argumentos e fatos concretos para a defesa, e mesmo o possível incremento, de sua receita advinda da indústria do petróleo. A partir das próximas semanas, serão aprofundados os cálculos e estudos, e programadas audiências com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e com a Petrobras, se necessário.

O Prefeito também aproveitou a oportunidade para contatar empresas atuantes na região de Carnaubais, tais como a EIT e a Skanska-Camargo Corrêa. Ofereceu apoio logístico e assistência para os projetos que desenvolverão na região, incluindo a construção do vapor duto da Petrobras para injeção de gás e a revitalização de poços de petróleo.

Zenildo Batista também esteve com representantes de investidores interessados na reativação da exploração da carnaúba, inclusive com a mobilização e o treinamento de mão-de-obra local. Eles asseguraram que a cidade poderá brevemente sediar um projeto com participação internacional para produção da cera em escala passível de aproveitamento industrial e exportação.

O prefeito considera sua visita positiva ao Rio de Janeiro, e falou também que durante sua estada conversou com diretores da empresa Ponde di Ferro – que pretende instalar uma planta de biodiesel, a partir de algodão e girassol na região. Os empresários vão se reunir com o prefeito mais uma vez na próxima semana, em Carnaubais, ou em Natal, para detalhamento do projeto e possibilidades de parceria com a cidade.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home