19 outubro 2007

DE VOLTA À MINHA TERRA!!!

Era um dia de quinta-feira, como outro qualquer, estava em Macau, resolvendo problemas de ordem familiar e de repente fui tomando pelo desejo de visitar minha terra Natal, a minha Guamaré, terra onde nascí e de lá saí ainda muito pequeno.
A minha Guamaré vivia das pequenas salinas, da pesca e de pequenos comércios, me lembro das cacimbas de água doce da Penha, da Salina de seu Artur Teixeira, da Salina da Cruz, da Praia do Presídio, onde iamos tomar banho de mar.
Minha terra era pequenina, não oferecia condições para que suas crianças e seus adolecentes vislumbrassem um futuro melhor para sí.
E foi aí que a decisão e a coragem de minha mãe Maria Ferreira, visionária como sempre foi, teve a iniciativa de sair de Guamaré e enfrentar uma cidade maior, porque tinha consciência que precisa oferecer um futuro melhor para seus cinco filhos.
Mas deixemos o saudosismo de lado. Peguei meu carro e fui para Guamaré, passei pelo pólo da Petrobras, pela Salina da Cruz, visitei a salina de seu Artur, que hoje pertence ao ex-prefeito Francisco Teixeira Nunes, seu França, de longe avistei a Praia do Presídio, não encontrei mais as cacimbas da Penha.
Já na volta parei na Pousada de Auricélio o atual Prefeito e com ele botei muitos assuntos em dia. Ele me falou das dificuldades e dos problemas que encontrou no município, das suas idéias, do que quer fazer pela sua terra. Encontrei um jovem cheio de vontades de trabalhar e resgatar a alta estima do seu povo.
Encontrei um cidadão, que conhecí ainda criança, e que hoje é um empresário bem sucedido, e tem a responsabilidade de resgatar a dignidade de seus municípes. Mas de uma coisa saí convicto, Célio como sempre o chamei, tem tudo para ser um grande Prefeito e levar a minha cidade para o caminho da honestidade, da dignidade e do desenvolvimento.
Continuo mesmo de longe torcendo pela cidade que me viu nascer, que é berço de Jonatan, de Luiz e de Jandir Miranda, de Manoel Cruz-Tatá, de Luiz de Brito, de seu Viví, de Vicente Brito, de Moisés Nunes, de Seu França e deste escriba de provincia, e tantos outros Guamareenses ilustres, a quem peço desculpa por não nominá-los.
Por fim, quero dizer ao povo de minha cidade, que com certeza algum dia, vamos ver a nossa cidade, com uma saúde de primeiro mundo, uma educação pública de qualidade, e seus filhos sendo preparados para ter um futuro promissor, sem ser necessário sair de sua cidade mãe. Que Deus Ilumine Auricélio para que possa fazer os filhos de Guamaré ter orgulho de lá ter nascido.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home