16 outubro 2008

CADETES TERMINAM CURSO DE FORMAÇÃO

CADETES POTIGUARES EM FORMAÇÃO NO PARÁ SUPERAM EBOPS 2008

R e a l i z a d o entre os dias 24 de setembro e 04 de outubro, no Parque Ecoturístico do Guamá (Reserva Benevides e Marituba), no Estado do Pará, o Estágio de Operações Bombeiro Militar em Área de Selva, o EBOpS/2008, formou 53 alunos, sendo 20 Cadetes do Estado do Rio Grande do Norte, integrantes da 12° Turma do Curso de Formação d e O f i c i a i s BM.

O Estágio foi dividido em três fases, sendo elas de instrução, sobrevivência e operações. Com uma carga de 60 horas-aula, os cadetes aprenderam técnicas especiais de orientação diurna e noturna, técnica de progressão em área de selva, acuidade auditiva, visual, olfativa e tátil, técnicas de combate a incêndios florestais, meios auxiliares de flutuação e embarcações e técnicas de navegação a remo.

No quesito vida na selva, as instruções foram de obtenção, preparação e conservação do fogo, construção de abrigos, e armadilhas, prática de sobrevivência em área de selva e preparação e conservação de alimentos de origem animal e vegetal.

Já na área de higiene e primeiro socorros, os estagiários tiveram a oportunidade de aprender a utilização correta das instalações sanitárias na selva, como proceder em casos de acidentes com animais peçonhentos, técnicas de socorros urgentes, asseio corporal e higiene oral do combatente.

Após os 10 dias na selva em treinamento e instruções, os aprovados no EBOpS 2008 passaram a ser considerados aptos à combater e salvar em selva, tendo em vista que o curso foi uma e x c e l e n t e oportunidade para os p a r t i c i p a n t e s adqui r i r em no v a s e x p e r i ê n c i a s e v i v e n c i a r e m o s segredos da selva amazônica.


"A fase de sobrevivência cobrou uma união maior do grupo, tendo em vista, que foi um momento decisivo para conhecermos nossas potencialidades e limites .


Nesses momentos a integração de todos fez a diferença", disse o Cadete BM Franco. "Para mim, a terceira fase foi a mais importante, pois colocamos em prática muitos dos conhecimentos adquiridos na primeira e segunda.


Na fase de operações realizamos atividades reais voltadas ao dia á dia da ação de um bombeiro na selva", comentou o Cadete BM Avelino.


O EBOPS 2008 terminou no pátio de formatura do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, IESP, onde o s participantes foram recebidos com festa pelos militares da Escola de Oficiais do Pará, além dos familiares e amigos.


Os vinte Cadetes do Rio Grande do Norte em formação no Pará foram aprovados no último concurso público do Estado realizado em 2006. A data de conclusão do curso está prevista para o mês de novembro de 2009.

REPORTAGEM
CAD BM Christiano

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home