25 outubro 2008

FESTIVAL DA CANÇÃO JÁ REVELA NOVOS TALENTOS

Festival da Canção da Assembléia é aberto e já tem primeiros finalistas

Um grande espetáculo que já começou a revelar novos talentos da música. Essa é a melhor definição para o 1º Festival da Canção e da Cultura Potiguar (Festcap), que foi aberto nesta sexta-feira à noite, no Largo da Rua Chile, na Ribeira.
O evento é organizado pela Assembléia Legislativa e busca promover e incentivar a arte e a cultura do Rio Grande do Norte. Já na primeira fase, 25 músicas foram apresentadas, e quatro foram selecionadas para a fase final.
O Evento foi aberto pelo presidente da AL, deputado Robinson Faria, idealizador do projeto, que ressaltou a importante parceria entre o órgão legislativo e a cultura do estado.
"A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte foi a primeira do Brasil a incentivar a cultura, através da Assembléia Cultural, que desde 2004 é um importante espaço que já deu oportunidade a mais de 300 artistas mostrarem seus talentos para o público potiguar", afirmou.
"Hoje quem ta falando não é o presidente da AL, mas o cidadão Robinson Faria, que está realizando um sonho: a realização deste festival, que é inspirado nos antigos festivais de música dos anos 1960 e 1970, que revelou tantos grandes nomes da música brasileira", discursou Robinson no mesmo palco onde se apresentaram os candidatos do festival e as atrações da noite.
A primeira destas foi João Batista, revelado no programa 'Fama". O potiguar animou o público presente com muito balanço, ao som de canções de Wilson Simonal, Jorge Ben Jor e Tim Maia, entre outros. Já o cantor Leno teve sua apresentação marcada pelos ritmos da Jovem Guarda, mas mostrou seu repertório da antiga parceria que teve com o "Maluco Beleza" Raul Seixas.
"Hoje foi a primeira vez, inclusive, que eu toquei 'Johnny McCartney', que escrevi com o Raul, mas que nunca tinha sido apresentada porque o disco foi censurado pela ditadura", explicou o cantor.
"Esse tipo de festival é muito importante para revelar talentos. Eu participei do Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro, em 1971, e ele abriu muitas portas para minha carreira", disse Leno.
A útima atração da festa foi o cantor, compositor e sanfoneiro Dorgival Dantas, que colocou todo mundo para dançar forró com suas músicas mais marcantes, como "Coração" e "Pode Chorar".
Antes do show de Dorgival, porém, teve a apresentação das 25 músicas que concorreram às quatro vagas, duas por categoria (geral e estudante), na fase final do festival.
Um por um, os novos talentos deram seus shows e levaram ao delírio seus familiares e o público em geral.
O júri, formado pelos músicos Anderson Foca, Roberto Lima, Danilo Guanais e André Muniz, teve que pensar e analisar bastante antes de dar o resultado decisivo. Num evento como este, todos saem vencedores, mas só haviam duas vagas na final em cada categoria.
Das 325 músicas inscritas em Natal, apenas quatro foram para a final, que será realizada no dia 19 de dezembro.
As canções finalistas são: "Vontade de Ti", de André Rangel e Gustavo Fernandes, e "Encanta a Cantoria", de Miguel Nery Santos Silva, na categoria estudantil; e "Todos Vão se Dar com o Urubu", de João Salinas e Sérgio Farias, e "Juras de Amor", de Magnus Araújo, na categoria geral.Agora o espetáculo será no interior do estado.
Dia 14 de novembro, Mossoró será sede do festival. Duas semanas depois é a vez de Santa Cruz fazer a festa. Caicó recebe os músicos dia 12 de dezembro, e uma semana depois, em Natal, acontece a grande final, que premiará os novos talentos da músicas potiguar.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home