29 julho 2007

DESABAFO DE UM MACAUENSE DESESPERADO

(Fonte: Blog do MaxwelAlmeida)
Maxwel por favor, coloque neste blog um desabafo de um macauense:

Ontem, ao chegar em casa ouvi minha avó que freqüenta o grupo de idosos da prefeitura dizer que quarta-feira, dia da reunião do clube de idosos o lanche servido foi cuscuz seco com chá de capim santo. não acreditei, apesar de não poder duvidar de minha avó com 78 anos.
Ela dizia" no tempo de Dr. Zé Antônio, o comer mais fraco era quando servia uma sopa de legumes". Fiquei pensando o que mais resta acontecer em Macau? Servir uma refeição dessas para idosos? O mais grave que a festa do São João que sempre foi patrocinada pela prefeitura, os idosos tiveram que pagar, pois, a prefeitura não ia fazer.
Fui ao clube, não acreditei no que vi naquele prédio que Dr. Zé Antônio fez com tanto carinho, a sala de vídeo virou depósito, e em conversa com alguns funcionários que não quiseram se identificar (apesar de conhecer todos), disseram tudo lá é no cadeado, como se tivesse ladrão trabalhando ali.
"Foi verdade a historia do lanche os funcionários muito revoltado, disseram que os idosos não têm mais gosto de ir pra lá, alem desse" lanche", não tem mais nada pra fazer.
Disse que eu procurasse outros prédios da prefeitura pra ver também o que estava acontecendo lá. não entendi, mas fui, pois a minha indignação em ver minha avó que tinha o clube como único lugar que a fazia feliz, fui na creche da rua Caicó, e vi um amontoado de crianças, tomando bate-gute com biscoito cream cracker, uns que são contratados disseram que é a lei do cão um funcionário para 20 crianças na idade daquela é desumano.
Max fui ao clube de mães do porto, lá é que o problema é feio! Não funciona desde que FV, entrou na prefeitura, à senhora que lá estava disse que eles ainda fazem algum trabalho e que eu procurasse Maria do clube de mães do Valadão pra ouvir dela o que se passa lá. Minha indignação não permitiu eu parar, e fui, mas não encontrei esta senhora Maria, mas a informação dos vizinhos é que não funciona mais.
Faz 02 anos parado...sai daquele bairro olhando a imundície, o descaso, o local que o prefeito disse que ia construir lá na linha do trem está uma barraca com várias mulheres trabalhando pior do que era, disseram que o tal dinheiro que ia ser dado pras marisqueira foi uma vez e pronto.

Aproveitei e fui ao Valter Bichão, que horror! Parece um prédio abandonado, o AABB, virou um lixão. No bairro dos navegantes onde as famílias recebiam uma cesta básica a ultima vez que receberam foi antes das eleições e só.
Passei no ginásio, os esportistas que ali estavam disseram que se chover tudo fica alagado, não tem mais apoio para os esportes. Nas escolas do município encontrei funcionários revoltados com o prefeito que esta querendo tirar o lucro em cima deles, exigindo dois expedientes, com um salário mínimo, e pra os cargos comissionados, que trabalham nas escolas o menor salário é 600,00.
Quis ir a TV litoral fazer a denuncia dessa bagunça que virou Macau, mas senti que precisava visitar mais... E fui... ...a filha de uma vizinha da minha avó pediu que eu procurasse os alunos do Peti e do agente jovem, pra ouvir a revolta das crianças e dos adolescentes com a forma que foram tratados pela secretária e a coordenadora da ação social, pois queriam que a professora continuasse, disse que saiu na TV litoral, fui no prédio que era a creche Ciam, hoje funciona o peti e agente jovem, os alunos revoltados disseram que foram maltratados por Fátima Jacome e uma tal de Ronilda e outro que não sabiam o nome da secretaria de ação social.
De lá fui na secretaria de saúde... Ao chegar o vigia que não deixou eu entrar na fortaleza disse que sexta-feira não tem expediente, por que? Ninguém adoece na sexta? Ele disse que não sabia...Fui ao pronto-socorro, Max lá é a cara do prefeito, bagunça, desorganização, descaso, tudo jogado, meu Deus, a diretora não estava, mais os motorista das ambulâncias disseram que quem abastece agora é ela e a ambulância só pode ir para natal quando encher, e é lotação?
Fui à secretaria de educação conheço uma servidora lá ela disse: "Nós não temos uma folha de oficio para trabalhar", nas escolas também e disse que para fazer o censo escolar, que deveria ser feito via internet, as escolas do município irão fazer na mão, pois, nem tem computador nem internet em nenhuma escola do município.
Pensei em desistir, tive vontade de chorar, não acreditava, naquilo que vi e ouvi, quanto milhões, pra uma cidade esta um destroço.
Fui pra casa, no caminha olhei o tatazão, a secretaria de eventos que todos os funcionários foram pra casa, encontra-se fechada. O prédio da educação perto da praça da igreja esta há mais um ano fechada para reforma e a secretaria de saúde, esta em uma casa alugada, deve ser alguém do prefeito o dono da casa, a secretaria de infra-estrutura o prédio esta fechado para reforma, e hoje funciona em um prédio alugado, uma casa perto da casa do pai de Dr. Zé Antônio, esta alugada à prefeitura e os vizinhos disseram faz tempo que não funciona.
Vi o comércio parado o sinal perto do porto de ama quebrado a meses, uma bagunça, os camelôs, tomando as calçadas das ruas sem nenhum controle da prefeitura, praças sujas, escola modelo abandonada à própria sorte.
Desisti e fui pra casa. Um rapaz que faz parte da pastoral da criança fez a maior denúncia e o maior crime que tinha visto até aquele momento. Ele disse que Francinete, coordenadora da pastoral da criança fez uma denúncia no ministério público semana passada, das crianças dos assentamentos e dos distritos estão baixando de peso assustadoramente, pra ter uma idéia criança de 15 kilos baixou pra 12 kilos em menos de 02 meses, fome, miséria e as cestas básicas que eram distribuídas lá fazem mais de 06 meses que não vai, disse que as mães estão dando as crianças farinha com água.
Pediu que eu procurasse Francinete, pra ela confirmar. Confirmado, e o promotor disse que ia encaminhar a denuncia e pedir explicações à secretaria de ação social. Quero que você coloque tudo isso....Max. Isso é caso de policia!, O que esta faltando para esse prefeito ser enquadrado como genocida?
Ele esta matando nossos idosos, crianças e tirando de nossa juventude o direito de sonhar. Sou estudante da UERN, faço economia em Assú, e estou preparando um manifesto solitário, onde irei imprimir para distribuir lá e principalmente aqui em Macau, mesmo que isso não mude nada, mas a minha indignação, será pública.

Obrigado,
Francisco Souza de Santana
OBS.: O blog publicou na íntegra o desabafo de Francisco, que acho foi de uma felicidade ímpar. Concordo com ele plenamente, ele soube colocar como está nossa Macau hoje, depois do governo do PP. São 31 meses de caos, mentira, falta de palavra e de capacidade administrativa também. Que Deus volte seu olhar sobre nossa cidade. O texto não é de nossa responsabilidade.

3 Comentário:

At 30/7/07 08:20, Anonymous Anônimo said...

Luiz, tudo que foi colocado é pura verdade, a cidade esta triste sem ânimo nem esperança. parabéns

 
At 30/7/07 08:22, Anonymous Anônimo said...

trabalhei na eventos, e o prefeito depois ds vaquejada mandou todo mundo embora e disse a d. lucia borja, pode fechar a secretaria.

 
At 30/7/07 23:21, Anonymous Anônimo said...

Será que esse cara é parente de Chiquinho catapirra já que Chiquinho é da familia Santanna. kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Postar um comentário

<< Home