07 maio 2008

PORTO DO MANGUE PEDE SOCORRO!!!

Mais 60 metros do cais do porto do rio das Conchas, em Porto do Mangue, desabou na manhã da última segunda-feira levando preocupação para os comerciantes, moradores e pescadores que usam a estrutura para embarque e desembarque.

O problema não parece de fácil solução. A estrutura do cais do Porto do Rio das Conchas tem cerca de 1 quilômetro. Serve para evitar que as marés avancem sobre as casas, comércios e restaurantes, além de permitir o embarque e o desembarque para mais de 150 embarcações de lagosta e camarão neste período do ano.As marés altas e fortes dos últimos, ocasionadas pela alteração do clima nos pólos, têm provocado uma mudança radical no curso natural das águas.

No local, que era profundo, agora está completamente soterrado. Já nas margens do rio no lado da cidade, as marés escavaram, obrigando a Prefeitura a construir o cais do porto todo de concreto.

Mas a obra não resistiu a força das marés em 2007, sendo necessário a Prefeitura investir R$ 198 mil do Governo do Estado. A Secretaria de Obras informou que a estrutura feita em 2007 tem um alicerce fundo e bem sustentado.

Já outra parte, não resistiu a força das águas com a cheia do rio Piranhas/Açu e as marés. A primeira parte, de mais ou menos 300 metros, desabou mês passado. Na última segunda-feira, Ana Lúcia, do Restaurante e Pousada da Romana, disse que se assustou com o desabamento de outros 60 metros da muralha do cais.

“Fiquei assustada porque o próximo será o meu restaurante”, diz Ana Lúcia.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home