01 abril 2009

PROJETO CIDADE DA SOLDA É RETOMADO EM GUAMARÉ

Um porjeto que se arrasta por várias administrações

A prefeitura de Guamaré, o IFRN(Antigo CEFET),o SESI e a Petrobras vãoconstruir a Cidade da Solda em Guamaré. O convênio deve ser assinado nomês de maio e a primeira turma deve começar no segundo semestre de 2009.


O local onde vai funcionar a Cidade da Solda foi visitado pelos representantesdas empresas parceiras. O primeiro galpão onde vai começar o projeto deveráestar pronto no final do mês de maio, uma estrutura de 600 metros quadrados.


A Cidade da Solda seria implantada em Guamaré ainda no ano de 2007, mas a administração anterior não entrou com a contrapartida, ou seja, não disponibilizoua estrutura física para implantação do projeto.


Com isso a CEFET(hoje IFRN), desistiuda parceria. O projeto Cidade da Solda tem um cunho voltado para o social, com o objetivode resgatar as pessoas que se encontram na situação de excluídas do mercadode trabalho e também do convívio social.


" O projeto visa devolver a auto estima,estimular o conhecimento e criar uma nova perspectiva na vida das pessoas", explica Renata Felipe do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN(IFRN).


A prefeitura de Guamaré entra com a estrutura física, os equipamentos e a manutenção do local, já o IFRN e o SESI preparam os multiplicadores para capacitação dos futuros soldadores , a Petrobras entra com a contrapartida demateriais a que vão ser utilizados nas práticas diárias. O curso para os soldadores tem duração entre 160 e 200 horas aula.


Todo processo é acompanhado por técnicosdo SENAI e IFRN que fazem avaliações constantes e uma final para ver se o aluno está apto ou não para o mercado de trabalho."A Cidade da Solda faz uma qualificação inicial do soldador, abrindo assim um novo mercado de trabalho para este profissional que estava desempregado", afirma BeniltonNunes do SENAI/RN.


Os representantes das entidades vieram a Guamaré atendendo ao convite do secretárioda Indústria, Comércio e Capacitação de Guamaré, Edicleiton Trindade, além de mostraro local de instalação da Cidade da Solda, o secretário apresentou a planta baixa do empreendimento que vai ser avaliada e adequada pelo SENAI/RN e IFRN . As duas entidades vão especificar a quantidade de salas e maquinários necessários para o início dos cursos.


" O prefeito Mozaniel sempre colocou a capacitação profissional como uma das prioridades do seu governo e a Cidade da Solda não poderia ficar só no papel, vamos preparar nossos trabalhadores e colocá-los no mercado de trabalho", afirma Edicleiton Trindade.

1 Comentário:

At 2/4/09 10:26, Anonymous Anônimo said...

peça pras altoridade fiscalizar a entrega do leite,o carro q faz a entrega é feita com crianças trabalhando plena madrugada e as vezes chega ao ponto de dirigirem o carro

 

Postar um comentário

<< Home