02 maio 2009

HOMENAGEM AO GARGALHEIRAS

Na homenagem ao Gargalheiras, emoção e um alerta sobre os problemas do açude

Discursos emocionados, uma presença maciça da classe política norte-rio-grandense e da população marcaram a sessão solene pela comemoração dos 50 anos do Açude Marechal Dutra e 100 anos do Dnocs, no final da tarde desta quinta-feira, 30, no Municipal Clube de Acari.


A solenidade que teve também a participação de dezenas de funcionários e ex-funcionários do Dnocs e de uma comitiva vinda do Ceará, foi uma proposição do deputado Robinson Faria, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.



“Falar de desenvolvimento econômico no Nordeste brasileiro sem mencionar o Dnocs seria como falar do Seridó sem mencionar cada uma de suas festas religiosas, como a tradicional festa de Nossa Senhora da Guia”, disse o deputado Robinson Faria, no início do seu pronunciamento

O presidente da Assembléia, propositor da homenagem, disse que em seus primeiros 50 anos o órgão foi praticamente o único do governo federal a trabalhar a região Nordeste: “Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que as obras de infra-estrutura construídas pelo Dnocs foram responsáveis pelo desenvolvimento do interior nordestino”, disse.



Com relação ao Gargalheiras, o deputado parabenizou o governo do estado pela autorização, no último dia 15, do estudo da profundidade e do volume do açude, conhecido como batimetria. Mas fez um alerta e pediu a atenção da governadora Wilma de Faria para a questão da poluição gerada pelos afluentes do açude Marechal Dutra: “Tenho certeza que esse estudo servirá de base para a gestão das águas na região durante os próximos anos. Estudos necessitam serem feitos, bem como a fiscalização para prevenir, que é o que defendemos e pedimos ao governo”, alertou o parlamentar.



O problema da poluição no açude motivou os presidentes das Câmaras de Acari e Currais Novos, vereadores Ismael Medeiros e João Neto a entregarem aos deputados um documento pedindo sua intervenção para auxiliá-los nessa questão, já denunciada através de estudos da UFRN publicados na revista Ciência Hoje.


Robinson disse que a sessão foi uma forma da Assembléia somar-se à prefeitura de Acari para que não apenas os acarienses, mas todos os potiguares pudessem render homenagens “ao monumento das águas, construído por essa grande autarquia”.


A solenidade contou com a presença da governadora Wilma de Faria, do vice Iberê Ferreira de Souza, dos senadores Garibaldi Alves e Rosalba Ciarlini, deputados federais Fátima Bezerra e Henrqieu Eduardo Alves, dos demais deputados estaduais, do secretário de Articulação com os Municípios, Raimundo Fernandes, do prefeito de Acari, Antônio Carlos Fernandes de Medeiros, do diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, demais deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região.


O ex-deputado Elias Fernandes disse que suas primeiras palavras eram de agradecimento a Robinson, por esta homenagem, com o RN partindo na frente dos demais estados nordestinos: “Agradeço por esta sensibilidade e gesto de simpatia”, disse. O diretor do Dnocs falou sobre os projetos em curso e lembrou que o papel da instituição foi fundamental na fixação do homem no seu território: “Antes o nordestino, por não ter condições de sobrevivência, migrava para o centro sul do país em busca de oportunidade, isso quando não morria de fome ou de sede”, afirmou, acrescentando que hoje a maior obra do presidente Lula, o projeto da transposição do rio São Francisco, tem uma presença maciça do órgão.


Elias Fernandes disse que a instituição está se capacitando através de concursos públicos e da capacitação administrativa para ser o gestor do São Francisco. “Vou levar ao ministro Geddel Vieira e aos colegas, a satisfação por as homenagens deste centenário terem se iniciado na minha terra natal”, finalizou.


Um momento inusitado na solenidade foi a presença da estudante Luiza Gabriela,15 anos, que declamou uma poesia sobre o açude e foi bastante aplaudida. O prefeito Antônio Carlos Fernandes de Medeiros, disse que a felicidade de participar de uma sessão como a de hoje só podia ser igual a felicidade das primeiras funcionáris do Dnocs, cujos olhos ainda brilham ao ver o Gargalheiras sangrando. Tom agradecer a Robinson, por propor a matéria, e a Elias Fernandes, “pelas festividades na cidade”.


A governadora Wilma de Faria também parabenizou o presidente da AL: “Pela sua sensibilidade e por estar cada vez mais presente no Seridó, enriquecendo essa festa. Wilma disse que agora o Dnocs tem um outro lado, as enchentes trazidas pelas chuvas e a responsabilidade dobrada.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home