TROCA DE GARRAFÕES DE ÁGUA
Sincramirn reclama do curto prazo para troca dos garrafõesOs consumidores de água mineral de todo o Brasil tem até a próxima quarta-feira (23) para trocar os garrafões de 10 e 20 litros nas empresas pelos novos garrafões. A medida visa aumentar a qualidade da água e tornar visível o prazo de validade dos novos garrafões. Em Natal, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) está trabalhando na orientação e fiscalização das empresas em relação a troca.
Sobre o assunto, o superintendente Carlos Magno afirma. “Estamos na fase de orientação para que até o dia 23 os consumidores troquem os garrafões por novos, certificados pelo DNPM e pela ANVISA”, avisa. A troca de garrafões obedece à lei dos garrafões, portaria nº 387, de 23 de setembro de 2008 onde os novos garrafões têm que apresentar o prazo de validade de três anos. No Rio Grande do Norte, a expectativa é que sejam cumpridas as determinações da lei dos garrafões, já que o setor é organizado.
“As próprias empresas já estão trocando as embalagens para que o consumidor não tenha prejuízo. Existe uma proposta entre as empresas para que o ajuste se prolongue por mais 3 meses, até dezembro”, conta. Para defender a troca, especialistas afirmam que a após validade, a qualidade da água é perdida porque se inicia um processo de criação - na sua parte interna - de superfícies porosas que acumulam sujeira. ReutilizaçãoPerguntado sobre o descarte dos garrafões, Carlos Magno explica.
“Eles vão ser reutilizados em materiais reciclados feitos com policarbonato. Os garrafões podem ser transformados em pulseiras, cadeira e até utilizado em bonés fabricados no Estado”, explica. PuniçãoCarlos Magno explicou que as empresas que não cumprirem as trocas serão punidas com multas e envasamento de água em desconformidade com a legislação. “Os consumidores devem denunciar ao DNPM quem estiver vendendo os garrafões antigos”, afirma.
1 Comentário:
Sr. Luiz,
Ontem acordei com a certeza de que haveria um grande movimento em Macau em comemoração ao dia da árvore, mas não aconteceu nada, nem bandas tocando, nem trio elétrico, nem grandes queima de fogos, nem larga destribuição de camisas verdes. Não houve sequer um estouro de traque, sequer a distribuição de uma única muda. Sequer foi notificado o dia nos blogs da prefeitura, não foi escrito uma única linha. Ah! lembrei de um detalhe, não é época de política, para que a Prefeitura ia colocar sua estrutura na rua como foi feito em anos anteriores para mascarar uma passeata política exaltando o verde, não das árvores e sim da cor do partico do prefeito, só o ministério Público não viu isso!!!
Postar um comentário
<< Home