28 novembro 2009

COLUNA RADAR DO VALE DESTE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

A 4ª Feira Itinerante de Artesanato
Do Rio Grande do Norte acaba de começar no Presépio de Natal, bairro de Candelária. Programado para acontecer de ontem, 27, a este sábado, 28, o evento tem como tema "A beleza da Terra na arte da gente" e conta com a participação direta de 135 artesãos e mais de 50 cidades do Rio Grande do Norte.
A expectativa dos organizadores
É de que exista um grande comparecimento ao evento e aumento significativo na venda de produtos. "Esperamos que cerca de três mil pessoas visitem diariamente a feira e um volume de vendas superior a R$ 40 mil", afirma a coordenadora do Programa de Artesanato Potiguar (PROART), Dicla Naate. O evento vem conseguindo crescimento considerável a cada edição. Isso tem ocorrido, segundo Dicla Naate, devido a um maior entendimento por parte do público que passa a perceber a necessidade de valorizar o evento e os produtos do artesanato local.
"Nessa montagem tudo foi ampliado
Aumentou o número de artesãos, o número de municípios, entidades, cooperativas, clubes e centros comunitários. Por ser fim de ano espero que as pessoas procurem mais os produtos potiguares para presentear e consumir, sendo assim, é preciso comemorar. É vitória para a economia potiguar, para a empregabilidade, para a cultura e para a arte", ressaltou a coordenadora.
O que ver
Nos dois dias da feira, o visitante encontrará nos 40 estandes espalhados por todo o local: artefatos em palha, cerâmica, sisal, fibras de bananeira pirografias em couro, rendas de bilro, bebidas artesanais, artefatos em pedra de sabão, brinquedos populares, bonecas de pano fuxico, crochê labirinto e esculturas em madeiras.
A capital do Brasil
Arte em chamas, calma minha gente, não nenhum incêndio não, é corrupção pura mesmo. A PF investiga distribuição de recursos ilegais à base do governo do DF. Deflagrada nas primeiras horas da manhã de ontem, 27, a Operação Caixa de Pandora, que envolve pelo menos três deputados distritais, secretários de governo e um conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Segundo a assessoria
Do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Leonardo Prudente (DEM), um dos envolvidos na operação da PF, os policiais teriam levado documentos e os computadores do chefe de gabinete da presidência e do chefe do gabinete pessoal de Prudente.
Ainda de acordo
Com a assessoria do deputado, não havia, entre os mais de 20 mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorização para que os agentes entrassem no gabinete da presidência, mas Prudente teria autorizado os agentes a ingressar no local e levar o que julgassem necessário.

Os policiais também
Estiveram nos gabinetes dos deputados Eurides Brito (PMDB) e Rogério Ulysses (PSB). Em ambos, teriam levado apenas documentos como registros de chamadas e outros papéis de menor importância. De acordo com a assessoria dos dois parlamentares, os advogados de ambos já estão tentando obter, no SJT, acesso ao processo para saber o motivo das buscas.

A casa e o gabinete do secretário de Educação
José Luiz Valente também foi alvo dos policiais. Em nota, o secretário diz que os agentes pediram para ele entregar documentos e um notebook. "Tiveram acesso a tudo o que desejavam. Estou à disposição do Departamento de Polícia Federal para o que for necessário, mas me reservo o direito de só me pronunciar publicamente sobre o assunto quando tiver informações completas do que se trata".

No Tribunal de Contas
Os agentes apreenderam documentos do conselheiro Domingos Lamoglia, ex-chefe de gabinete do governador José Arruda, que foi o responsável por indicá-lo para o tribunal. Lamoglia tomou posse no cargo há um mês. O conselheiro não foi ao tribunal hoje. Procurada pela reportagem, a PF informou que o processo corre em segredo de Justiça e que, portanto, os detalhes sobre a operação não podem ser divulgados.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home