28 março 2010

GOVERNADORA INAUGURA SANEAMENTO BÁSICO EM MACAU

A Semana na Água prossegue até esta segunda-feira (29), com a inauguração de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.



Neste domingo (28), às 11h, a governadora Wilma de Faria vai inaugurar a obra de saneamento de Macau. Na segunda-feira (29), encerrando a programação, ela inaugura, às 19h, a nova adutora e o sistema de esgotamento sanitário de João Câmara.Com as obras de esgotamento sanitário, Macau fica 90% saneada.




A obra, realizada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), finalizou obras iniciadas em governos passados através de ligações de esgoto, permitindo que a população macauense tenha acesso a um dos mais importantes componentes de saúde pública: o saneamento básico.




Somente com os investimentos do atual governo foi possível colocar em funcionamento o esgoto da cidade. Foram realizadas cinco mil ligações de esgoto em toda a cidade, seis quilômetros de rede coletora de esgotos e 14 quilômetros de esgoto condominial. No município também foi construída uma Estação Elevatória de Esgotos e emissário de recalque com uma extensão de 757 metros.




Já no município de João Câmara, o Governo do Estado investiu numa nova adutora, que já está em funcionamento, beneficiando 47.500 pessoas. Foram investidos R$ 5,9 milhões na obra, executada pela Caern, que beneficia a população atendida pelo sistema adutor de João Câmara, Pureza, Poço Branco, Bento Fernandes, Taipu e outras comunidades. A adutora possui 23,7 quilômetros e extensão, sendo 10,8 quilômetros em ferro fundido e 12,9 quilômetros em PVC. Ela substituiu a antiga adutora que foi construída na década de 80.




A nova adutora faz a captação da água de Pureza, e por bombeamento é levada até o Entroncamento na BR 406, e daí, a água é distribuída para as cidades beneficiadas. Na Estação Elevatória de água, localizada no Entroncamento da BR-406, foram substituídos três conjuntos de motobombas mais potentes, que vão duplicar a capacidade da Estação.ESGOTAMENTOA cidade de João Câmara também recebeu obras de esgotamento sanitário, atendendo 19 mil pessoas.




Foram investidos R$ 8,7 milhões nesta obra que deixa a cidade 75% saneada com 4.025 ligações prediais. A rede coletora tem 23,6 quilômetros e os emissários 1,1 quilômetro. A Estação de Tratamento de Esgotos foi erguida na Fazenda Dois Irmãos, que também é composta por seis lagoas de estabilização (duas facultativas e quatro de maturação).




A Estação de Tratamento de Esgotos de João Câmara é semelhante à ETE de Ponta Negra, que segue o sistema de lagoas de estabilização. As lagoas são sistemas de esgotos tratados biologicamente por processos naturais que envolvem algas, bactérias e protozoários. Elas são eficientes quanto à remoção da matéria orgânica e possuem facilidade para operação e manutenção.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home