26 dezembro 2010

A CIDADE QUE NÃO CUIDA DA SUA SAÚDE DE SEU POVO

Texto: José Saddock de Albuquerque
Foto: Alex Gurgel
Falta de assistência médica adequada no hospital Antônio Ferraz, de Macau, agravou o quadro de saúde do professor Benito Barros.



O sociólogo Benito Barros pode ter sofrido de negligência médica por mais de 3 horas, esquecido dentro da enfermaria do Hospital Antônio Ferraz, em Macau. De acordo com a jornalista e produtora cultural, Dorotéa Dantas, fez uma ligação para seu amigo Benito Barros e outra pessoa atendeu ao telefone dizendo que Benito estava desacordado numa cama, no hospital.

Dorotéa conta que chamou o amigo Fernando de Zé Lopes e foram direto para o hospital quando se depararam com o professor deitado numa cama às 02 horas da tarde. A jornalista conta que o médico de plantão, doutor Marcos, deu à Benito Barros um medicamento pra pressão, sem desconfiar que o professor já estava dando sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo Dorotéa, o doutor Wilson chegou ao hospital para fazer um parto de uma paciente quando foi solicitado pela jornalista a olhar o estado de saúde de Benito Barros, que constatou imediatamente que o professor estava sofrendo de um AVC. “Eu dei escândalo quando vi meu amigo Benito sem o tratamento adequado”, disse.

“Quando o doutor Wilson detectou o AVC, a gente tinha que levar Benito para Natal”, relatou, porém Dorotéa percebeu que a única ambulância disponível não tinha para-brisas e nem retrovisor. Preocupada com a situação do amigo Benito Barros, Dorotéa autorizou que a ambulância sucateada transportasse o professor macauense para Natal.

Enquanto Dorotéa ligava para todos seus amigos tentando salvar o professor e amigo, chegaram ao Hospital Antônio Ferraz o secretário de saúde Doutor Diá acompanhado de Chico Paraíba e Arnaldo Marcelino. Nervosa, Dorotéa voltou-se para o secretário e desabafou indignada: “A culpa é sua doutor Diá”...

O Macau em Dia Ligou para o Hospital Pomater e constatou que o estado de saúde do professor Benito é extremamente difícil, do ponto de vista médico, sendo um quadro irreversível. Mas, os médicos ainda precisam fazer alguns testes durante a noite para declarar a “morte cerebral”. Nesse momento, Benito Barros está em “coma induzido”, respirando por aparelhos e sem reflexos.










0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home