22 fevereiro 2009

COLUNA RADAR DO VALE DO SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

ESTAMOS EM PLENO REINADO DE MOMO
gonzaga@digizap.com.br

É CARNAVAL...
Festa popular, o carnaval ocorre em regiões católicas, mas sua origem é obscura. No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais populares do país e festejado em todo o território nacional. O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da Quarta-feira de Cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os 40 dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.
A cidade de Galinhos
Fará um carnaval de muita movimentação, com Bandas de Renome e pratas da casas. O carnaval na Ilha será muito animado. Pois é uma característica do município. O Prefeito Francisco Rodrigues, o Chiquinho, promete muitas novidades durante os dias de Momo.
Em Guamaré
O carnaval já começou desde a quinta-feira, dia 19, com a final do campeonato de blocos, grandes nomes nacionais passarão pelo carnaval de Guamaré. Netinho, Serginho e Cavalheiros Elétricos e mais uma dezena de bandas.
Macau ainda fará
O maior carnaval da região, mais não o melhor! Com certeza Guamaré ganhará em qualidade. Mas em número de foliões a tradição levará vantagem. E, com certeza, a cidade do carnaval sentirá no próximo ano os reflexos do fiasco de 2009.

Em Pendências
O prefeito Ivan Padilha vai fazer um carnaval modesto, mais sem perda de qualidade, a cidade está bem ornamentada e os foliões que não gostam de se deslocar vão ter um reinado de Momo, que vai sim corresponder à expectativa de todos.

No Alto do Rodrigues
O prefeito Eider Medeiros, que é um carnavalesco e um folião, fez uma programação de primeira qualidade. Quem não quiser sair da cidade, não vai se arrepender, a cidade está bem preparada para oferecer um bom carnaval aos turistas e aos nativos principalmente.

Em Porto do Mangue
O prefeito Francisco Gomes, o Titico, está muito animado e garante também um reinado de Momo a altura do povo de sua cidade. Como o município é turístico, o prefeito espera receber centenas de foliões, que se somarão aos nativos e farão uma grande festa.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home