Na consulta, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) questionava se a quantidade de vereadores nas Câmaras poderia ser alterada por meio de emenda constitucional promulgada pelo menos um ano antes da eleição municipal.
Em resposta à consulta o Tribunal decidiu, por unanimidade, que a regra constitucional deveria entrar em vigor até o final de junho de 2008, quando terminou o prazo para realização das convenções partidárias que aprovaram os nomes dos candidatos ao pleito.
A decisão se transformou na resolução nº 22.556.No ofício, o ministro diz não ter a intenção de interferir na esfera da autonomia interpretativa dos tribunais regionais. No dia 23 de setembro de 2009 foi promulgada a Emenda Constitucional nº 58, que autoriza a criação de mais de 7 mil novas cadeiras de vereador.
Em regra geral, a posse de um candidato depende da sua diplomação pela Justiça Eleitoral. No caso de vereadores, são competentes para diplomá-los os juízes eleitorais.
ESTADO
No Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não se pronunciou quanto à interpretação jurídica que dará à Emencda Constitucional nº 58.
O presidente da Corte, o desembargador Expedito Ferreira de Souza, pode colocar o assunto em discussão ainda hoje no tribunal.
0 Comentário:
Postar um comentário
<< Home