02 novembro 2009

CULTURA EM CARNAUBAIS

I Conferência Municipal de Cultura em Carnaubais

III - Avaliação e resultados:


A pauta de trabalho da Conferência focou como tema central a Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, subdivididos em cinco grupos para explorar outros subtemas: Produção Simbólica e diversidade cultural, produção de artes e bens simbólicos, convenção da diversidade e diálogos interculturais, cultura educação e criatividade.


Outra equipe trabalhou a cultura, comunicação e democracia, cidade como fenônemo cultural, memória e transformação social. O Acesso, acessibilidade e direitos culturais, o direito a livre participação na vida cultural, direito/dever de cooperação internacional.


Foi questionado ainda a cultura e desenvolvimento sustentável, centralidade e transversalidade cultural, patrimônio cultural meio ambiente e turismo, cultura território e desenvolvimento local.

Discutiu-se também cultura e economia criativa, financiamento da cultura, sustentabilidade das cadeias produtivas de cultura, geração de trabalho e renda, gestão e institucionalidade da cultura, sistemas nacional, estaduais e municipais de cultura, politica nacional de cultura e o modelo de gestão compartilhada, planos nacional, estaduais, municipais, regionais e setoriais, sistema de informações e indicadores sociais.


Como resultado, obteve-se uma série de propostas transformadoras da realidade cultural do municipio, agregando valores, incentivando talentos, criando espaços fisicos para contemplar a conjuntura cultural, expondo riquezas, fomentando economias, preservando meio ambiente e diversificando outras matrizes do segmento social, como indicador da cultura em todos os niveis da sua existência, além de se construir elos sustentadores dos costumes, tradição, religiosidade do nosso povo e sua identidade histórica.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home