16 novembro 2008

FESTIVAL DA CANÇÃO DA ASSEMBLÉIA JÁ SUCESSO

Robinson diz que Festival da Canção e da Cultura é parceiro da cultura potiguar e deve continuar
Ao abrir a 2ª Eliminatória do 1º Festival da Canção e da Cultura Potiguar – Fescap, ontem em Santa Cruz, o deputado Robinson Faria disse que o Festival é a maior contribuição que a Assembléia Legislativa dá a cultura popular do Rio Grande do Norte, com o despertar de novos talentos e artista da terra.

E, em razão disso, independente de quem seja o Presidente da Assembléia Legislativa, "o Festival, que é hoje um grande parceiro da cultura norte-riograndense, deve continuar", disse o deputado.

A 2ª Eliminatória, realizada na Vila de Todos, em Santa Cruz, reuniu milhares de pessoas que vibraram com a participação de cantores, intérpretes e músicos que apresentaram as músicas classificadas para esta etapa, e, principalmente, com os shows proporcionados pela Banda os "Tremendões", liderada pelo deputado cantor Leonardo Nogueira, e o "Trio Iraquitan", grupo potiguar de renome internacional.

Das 20 músicas que concorreram à classificação, nas categorias Estudante e Geral, cinco foram classificadas vez que duas ficaram empatadas.

Na categoria estudante foram classificadas as músicas "A Beleza é Te Amar", de José Washington da Silva, interpretada por Regina Thely. Da Escola Estadual Quintino Bocaiúva", e "Faça Isso Parar", de Andrew Felipe Coelho, intérprete Dedey, do Colégio Marista. Na categoria Geral foram classificadas as músicas "Música é Bom", de Camilo Henrique e Carmem Simone, tendo como intérprete Ana Larissa, "Terra do Sol", de Arcesio Dantas, interpretada por Luana Santos, e "Devoção Cabocla", de Paulo Neto e João Ferreira, como intérprete Hélio Crisanto.
Todas as músicas classificadas participarão da grande final do Festival, que será realizada no dia 19 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo da Zona Norte, com os shows de Mariana Elali, Fernando Luis, Pedrinho Mendes e a participação do deputado cantor Luis Almir.

Nível das músicas – Em Santa Cruz, das 55 músicas inscritas apenas 20 (oito na categoria Estudante e 12 na Geral), foram classificadas para a final. O júri responsável pela escolha das primeiras colocadas foi integrado pelos cantores e compositores Fernando Luis e João Batista, pelos músicos Guaraci Picado, Estevão Fernandes e o jornalista Moisés de Lima.

O regulamento do Fescap determina a classificação de apenas duas músicas de cada categoria.
Porém, na Eliminatória de Santa Cruz, o Júri decidiu pela classificação de três músicas na categoria Geral, tendo em vista que duas músicas –"Terra do Sol" e "Devoção Cabocla" ficaram empatadas em números de pontos, levando à classificação de ambas, juntamente com "Música é Bom" classificada em primeiro lugar.

O cantor e compositor Fernando Luis disse que as músicas e as composições que integraram a eliminatória de Santa Cruz, eram de alto nível levando ao empate de duas canções e, em função disso os jurados, à unanimidade, decidiram pela classificação de ambas para não frustrar aqueles que estão mostrando seus talentos em face da oportunidade que o 1º Festival da Canção e da Cultura Potiguar está oferecendo aos artistas da terra, graças a iniciativa do deputado Robinson Faria em criar o Fescap.

Continuar
O deputado Robinson Faria, ao lado do prefeito eleito de Santa Cruz, José Péricles, após agradecer os apoios de entidades públicas e privadas do município, disse que a oportunidade que o Festival da Canção oferece aos novos talentos da arte e da cultura potiguar, juntamente com a receptividade que vem recebendo por parte do público, é que faz com que o Fescap deva continuar como parceira da cultura do Rio Grande do Norte, a exemplo do que já faz a Assembléia Cultural proporcionando a centenas de artistas oportunidade de mostrarem sua arte, talento e trabalhos.

As próximas eliminatórias do 1º Festival da Canção e da Cultura Potiguar, depois das de Natal e de Santa Cruz, serão em Mossoró, no dia 28 de novembro, no dia 16, em Caicó, e, a final, em Natal, no dia 19 de dezembro, no Ginásio poliesportivo da Zona Norte.

1 Comentário:

At 17/11/08 12:36, Anonymous Anônimo said...

Bicudo os orgão publico precisa de dar mais apoio a nossa cultura que anda muito esquecida.

 

Postar um comentário

<< Home