08 fevereiro 2008

CASA DO MEL COMUNITÁRIA EM PORTO DO MANGUE

Petrobras inaugura Casa de Mel em Porto do Mangue
Próxima terça-feira (12), às 8h30, a Petrobras e a Prefeitura de Porto do Mangue inauguram a Casa de Mel Comunitária, no Assentamento Planalto do Mel – Tocantins, no município de Porto do Mangue.
A construção da Unidade de Extração, como também é chamada, é uma das ações da segunda etapa do Projeto do Mel, que consiste em formar e implantar núcleos sustentáveis de apicultores para a produção de mel emcomunidades rurais e assentamentos na região do Vale do Açu, Mato Grande eMédio Oeste.
Com o funcionamento da Unidade, o mel será extraído na comunidade ao invés de ser transportado por mais de 200 km até a usina de beneficiamento.
A casa é equipada com centrífuga, mesa desoperculadora (equipamento para abrir os favos de mel) e decantadores, tendo capacidade para produzir cerca de três toneladas de mel por dia. A Casa de Mel é comunitária e beneficiará também apicultores que não são cadastrados no projeto, abrangendo inclusive outros municípios como Serra do Mel e Carnaubais. Com isso, cerca de dez comunidades e 10 milpessoas serão beneficiadas diretamente.
Até o final do mês de fevereiro outra Casa de Mel será inaugurada, dessa vez no município de Macau. E já estão em construção mais duas unidades: uma em Guamaré e outra em Assú, com previsão de conclusão até ofinal do primeiro semestre desse ano.
O Projeto do Mel teve início em 2004, quando foi aprovado na seleção pública realizada pela Petrobras para patrocinar projetos na área social. Em 2007, o patrocínio para o projeto foi renovado, através do ProgramaDesenvolvimento & Cidadania Petrobras, por mais dois anos quando seráexecutada a segunda etapa (2007-2009).
Nessa fase a Petrobras investirá mais de R$ 400 mil, a serem aplicados nas atividades e estrutura física do projeto como: formação de 12 novos núcleos apícolas, capacitação de apicultores, ampliação da usina-escola de beneficiamento de mel econstrução de quatro unidades de extração de mel (Casas de Mel).
O Projeto do Mel é executado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), ligada aoCefet/RN, e prefeituras parceiras. Dez municípios são contemplados: Assú, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Carnaubais, Guamaré, Macau, PedroAvelino, Porto do Mangue, Ipanguaçu e Upanema.

1 Comentário:

At 6/2/09 15:37, Blogger Unknown said...

Boa Tarde
Somos donos do site www.portodomanguern.com.br que tem sido bastante visualizado por turistas interessados em informações de onde ficar e onde comer, e gostariamos de trabalhar em parceria para venda de anuncios e atualizações de informações aí da região.Caso se interesse, pode deixar recado no contato.
Marly Lima
Eduardo Martuscelli

 

Postar um comentário

<< Home