08 abril 2008

COLUNA DESTA TERÇA-FEIRA NA GAZETA DO OESTE

gonzaga@digizap.com.br

DIANTE DA CALAMIDADE
Que abateu Macau, o vice-governador Iberê Ferreira, o secretário Fabian Saraiva, da Sethas, o chefe de gabinete civil, Wober Júnior, e Adalberto Pessoa, secretário de Infra-Estrutura, chegaram à cidade no domingo para ver a situação de isolamento dos moradores da Ilha de Santana e Imburanas, depois que a passarela que liga a cidade a essas duas comunidades rompeu com a força das águas no sábado.

O SECRETÁRIO WOBER JÚNIOR
Juntamente com a comitiva do governo, foi recebido pela vereadora do PPS, Odete Lopes, que adiou compromissos na capital para se solidarizar às famílias que estão sofrendo com a cheia. A vereadora levou o assunto ontem para os debates na Câmara Municipal de Macau.
ERA PREVISÍVEL
A ponte caducou e não suportava mais a tubulação dos canos do sistema de esgotamento sanitário da cidade, o que terminou com o rompimento da estrutura de madeira, comprometendo também a saúde pública com os dejetos jogados nas águas do rio Açu-Piranhas. Macau virou uma latrina só!!!
O GOVERNO DO ESTADO
Já envio alimentos e medicamentos para a população da Ilha de Santana e Imburanas, que voltou a depender de pequenas embarcações para o transporte. A situação é preocupante com o volume das águas do rio aumentando, com o transbordamento da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
AGORA SAI
A tão sonhada ponte Macau/Ilha de Santana, graças à sensibilidade da governadora Wilma de Faria, que já anunciou que diante do estado de calamidade, o Estado começará a construção da ponte de concreto tão logo passe o período de chuvas. A governadora é esperada ainda essa semana na cidade, onde deve visitar as áreas em situação crítica. A ponte é uma das promessas da governadora na campanha de 2006.
EM CAMAPUM
A situação é crítica com as águas com suspeita de poluição, em função do rompimento da tubulação do esgotamento sanitário que passa sobre o rio Açu/Piranhas. Com a área interditada, o domingo foi de prejuízo para os barraqueiros que temem o pior, caso um laudo técnico não ateste a qualidade das águas para banhistas, o mais rápido possível.
NO ESTÁDIO WALTER BICHÃO
Local escolhido para aterrizagem do helicóptero que trouxe à cidade de Macau a comitiva do Governo do Estado, foi anotada a presença de várias correntes políticas. Estavam lá o prefeito Flávio Veras, do PMDB, a vereadora Odete Lopes, do PPS, o ex-prefeito José Antônio Menezes, do PSDB, entre outros.
CARNAUBAIS
Continua sem água potável. Os moradores da cidade enfrentam o problema há mais de dez dias. O prefeito Zenildo Batista, em contato com a coluna, lembra que já fez inúmeros pleitos à Caern para que a situação seja normalizada o mais rápido possível, já que atualmente a população vem sendo assistida por carro-pipa disponibilizado pela Prefeitura. Em conseqüências das chuvas, 855 pessoas estão desabrigadas e alojadas temporariamente nos prédios públicos e em casas de familiares.
NO ALTO E PENDÊNCIAS
A situação desses dois municípios começa a preocupar as autoridades, já que as águas do rio Açu avançam em direção às ruas que ficam próximas às marginais, o que já provocou estragos e desabrigou famílias. Os prefeitos, Abelardo Filho, no Alto do Rodrigues, e Alvanilda Bezerra, em Pendências, disponibilizaram prédios públicos e estão dando total assistência à população atingida.

1 Comentário:

At 10/4/08 07:19, Anonymous Anônimo said...

Bicudo a ponte está propicia para cair quem fez ela foi o famoso Eng. DR. DAVI tudo que ele faz cai.

 

Postar um comentário

<< Home