27 agosto 2008

DEBATE SOBRE CORRUPÇÃO NAS ELEIÇÕES NÃO CHEGOU À MACAU

Justiça do Estado debate corrupção em eleições 2008
A capital potiguar se uniu ontem a outras cidades do país, data que ficou definida como o "Dia Nacional das Audiências Públicas" e que está sendo considerada o ponto alto da campanha "Eleições Limpas".
Em Natal, o debate ocorreu no Fórum João Manoel de Carvalho Santos, localizado na Rua Zacarias Monteiro, Tirol, nas proximidades do Parque das Dunas.
De acordo com a juíza diretora do Fórum, Tálita de Borba Maranhão, o objetivo principal dos encontros é permitir que o eleitor exerça de forma livre a cidadania, sem qualquer pressão, como compra de votos, entre outros atos definidos como corrupção eleitoral.
"Convocamos jornais, diretores de escolas e universidades, além da OAB, entre outras, para auxiliar nessa proposta", explica a magistrada, ao ressaltar que a campanha vem sendo promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A meta final é o uso consciente do voto, além de demonstrar quais os meios para denúncias de irregularidades nas eleições deste ano.
A juíza também não descartou a possibilidade de ser debatidas, na audiência, as questões voltadas à Operação Impacto, que investiga o recebimento de propinas por vereadores de Natal.
"O juiz não tem só o poder de julgar, mas deve demonstrar um papel mais ativo, para estimular a sociedade a desenvolver um comprometimento com o bem comum", acrescenta a juíza, ao destacar que a campanha Eleições Limpas é conseqüência da Lei 9840, de combate à corrupção, que visa à cassação de candidatos que forem alvos da prática de alguma pressão sobre o eleitor.
OBS.: Na cidade de Macau, onde ocorre o maior número de denúncias de compra de votos, corrupção eleitoral e improbidade administrativa, não aconteceu o "Dia Nacional das Audiências Públicas" e que está sendo considerada o ponto alto da campanha "Eleições Limpas".

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home