18 novembro 2008

CAIXA ECONÔMICA REUNE PREFETIOS DA REGIÃO

Caixa reúne prefeitos eleitos em Pendências
Os prefeitos eleitos dos municípios de Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Porto do Mangue vão se reunir nesta quarta-feira no auditório da Câmara Municipal de Pendências com o superintendente interino da Caixa Econômica Federal, Jorge de Castro.
A idéia, segundo Jorge de Castro, é apresentar a estrutura funcional da Caixa aos novos prefeitos, de modo que eles já tenham uma noção mais aproximada, quando assumir no dia 1º de janeiro de 2009, de como buscar benefícios para seus municípios que são oferecidos pelo Governo Federal através da Caixa.
A reunião está sendo organizado pelo prefeito eleito de Pendências, Ivan Padilha. Segundo ele, é necessário aproximar os novos gestores dos fomentadores de desenvolvimento dos municípios. Como os principais investimentos federais são liberados através da Caixa, ele entende ser fundamental esta aproximação.
A Caixa está se propondo a se reunir com todos os novos prefeitos do Estado. No caso do Vale do Açu, Jorge de Castro destacou a importância da união dos prefeitos da região em torno de projetos de grande envergadura, que realmente trata desenvolvimento sustentável e com qualidade.
"É com essa proposta que concordamos e que a Caixa está pronta para participar", diz.Entretanto, para que isso aconteça é necessário que o gestor público tenha noções de como se preparara para solicitar recursos federais, bem como as regras da instituição para liberar os recursos.
O prefeito eleito do Alto do Rodrigues, Eider Medeiros, por exemplo, diz que solicitou recursos em Brasília para construir casas, saneamento básico e a estrada da Integração Aluízio Alves e que a reunião vai ser importante para saber como se preparar para receber os recursos.
Já o prefeito eleito de Carnaubais, Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, 'Luizinho', já conta com uma experiência de gestor público do período que esteve na Prefeitura de 2001 a 2004.
Entretanto, ele reconhece a necessidade de atualizar os seus conhecimentos sobre, principalmente, as questões burocráticas da Caixa como forma de facilitar a liberação de recursos federais.Já o prefeito eleito de Porto do Mangue, Francisco Gomes, a reunião será ainda mais importante. Ele não tem qualquer experiência de gestão pública.
Até agora só trabalhou na área privada. Para Titico, como é mais conhecido, as informações que serão passadas pela Caixa serão fundamentais para o futuro do município de Porto do Mangue.
"É mais do que uma maneira da Caixa mostrar seus produtos. É a abertura das portas da agência para o gestor buscar os recursos que precisa para desenvolver seu município", destaca Jorge de Castro.

0 Comentário:

Postar um comentário

<< Home