29 março 2010

IBERÊ CHEGA AO ESTADO PARA ASSUMIR GOVERNO

O ainda vice-governador Iberê Ferreira de Sousa demonstrou disposição na chegada a Natal, depois de dias internado em São Paulo para a retirada de um tumor maligno no pulmão.


Recepcionado por autoridades e políticos influentes de todo o estado na noite desta segunda-feira (29), em seu primeiro contato com a imprensa, ainda no Hangar do Governo, já falou em tom de quem assume o governo em dois dias: “Cuidei da minha saúde, agora vou cuidar do governo”.



Ferreira disse ainda que suas prioridades continuam sendo saúde e segurança, como vem declarando na mídia há algum tempo. Apesar de nesse primeiro contato não ter falado sobre mudança de secretariado, informações confirmadas por gestores já davam conta de mais mudanças.



Segundo informou o atual comandante da Polícia Militar, coronel Marcondes Pinheiro, ele sai no dia 6 de abril para dar lugar ao Coronel Araújo, que também confirmou a informação.



Neste dia já está pré-agendada, inclusive, a solenidade de posse, a acontecer no Quartel Geral da PM, em Petrópolis, às 16h. “Foi feito o convite ao coronel Araujo e depois a governadora e Iberê me oficializaram sobre a decisão”, declarou Marcondes.



Aos amigos e políticos presentes, Iberê externou: “Me sinto muito emocionado e feliz de estar chegando à minha terra e encontrar tanta gente aqui me esperando”.

PRESIDENTE DO TJ DÁ POSSE A DIRETORIA DA APAC-MACAU

Na última sexta feira, 19, no Auditório Porto de Ama, em Macau, aconteceu a posse dos membros da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados(APAC).



A APAC é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para a recuperação dos presidiários, proteção da sociedade, o socorro às vítimas e a promoção da Justiça e é hoje referência no Sistema Penitenciário brasileiro. Em Macau, primeira cidade do Estado a receber a APAC, a associação está sendo criado graças ao esforço conjunto do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Macau e, principalmente, da comunidade que está envolvida com o projeto.




O órgão foi criado após sanção da Lei Estadual nº 9.273, de 24 de dezembro de 2009 e tem seus Conselhos Deliberativo e Administrativo presididos, respectivamente, pela promotora de Justiça Uliana Paiva de Lemos e pelo pastor Francisco Joaquim da Silva Filho.




A solenidade contou com a presença do presidente do TJRN, des. Rafael Godeiro; o presidente do Programa Novos Rumos na Execução Penal, des. Saraiva Sobrinho; o juiz de Execuções Penais e coordenador do Programa Novos Rumos, dr. Gustavo Marinho; Prefeito de Macau, Flávio Veras além de demais autoridades convidadas.


(fonte: Blog do Arafran Peter)

28 março 2010

GOVERNADORA INAUGURA SANEAMENTO BÁSICO EM MACAU

A Semana na Água prossegue até esta segunda-feira (29), com a inauguração de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.



Neste domingo (28), às 11h, a governadora Wilma de Faria vai inaugurar a obra de saneamento de Macau. Na segunda-feira (29), encerrando a programação, ela inaugura, às 19h, a nova adutora e o sistema de esgotamento sanitário de João Câmara.Com as obras de esgotamento sanitário, Macau fica 90% saneada.




A obra, realizada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), finalizou obras iniciadas em governos passados através de ligações de esgoto, permitindo que a população macauense tenha acesso a um dos mais importantes componentes de saúde pública: o saneamento básico.




Somente com os investimentos do atual governo foi possível colocar em funcionamento o esgoto da cidade. Foram realizadas cinco mil ligações de esgoto em toda a cidade, seis quilômetros de rede coletora de esgotos e 14 quilômetros de esgoto condominial. No município também foi construída uma Estação Elevatória de Esgotos e emissário de recalque com uma extensão de 757 metros.




Já no município de João Câmara, o Governo do Estado investiu numa nova adutora, que já está em funcionamento, beneficiando 47.500 pessoas. Foram investidos R$ 5,9 milhões na obra, executada pela Caern, que beneficia a população atendida pelo sistema adutor de João Câmara, Pureza, Poço Branco, Bento Fernandes, Taipu e outras comunidades. A adutora possui 23,7 quilômetros e extensão, sendo 10,8 quilômetros em ferro fundido e 12,9 quilômetros em PVC. Ela substituiu a antiga adutora que foi construída na década de 80.




A nova adutora faz a captação da água de Pureza, e por bombeamento é levada até o Entroncamento na BR 406, e daí, a água é distribuída para as cidades beneficiadas. Na Estação Elevatória de água, localizada no Entroncamento da BR-406, foram substituídos três conjuntos de motobombas mais potentes, que vão duplicar a capacidade da Estação.ESGOTAMENTOA cidade de João Câmara também recebeu obras de esgotamento sanitário, atendendo 19 mil pessoas.




Foram investidos R$ 8,7 milhões nesta obra que deixa a cidade 75% saneada com 4.025 ligações prediais. A rede coletora tem 23,6 quilômetros e os emissários 1,1 quilômetro. A Estação de Tratamento de Esgotos foi erguida na Fazenda Dois Irmãos, que também é composta por seis lagoas de estabilização (duas facultativas e quatro de maturação).




A Estação de Tratamento de Esgotos de João Câmara é semelhante à ETE de Ponta Negra, que segue o sistema de lagoas de estabilização. As lagoas são sistemas de esgotos tratados biologicamente por processos naturais que envolvem algas, bactérias e protozoários. Elas são eficientes quanto à remoção da matéria orgânica e possuem facilidade para operação e manutenção.

25 março 2010

RUBENS LEMOS FILHO O "RUBINHO" JÁ VAI TARDE

Governadora Wilma de Faria (PSB) mandou preparar atos de exonerações. A governadora Wilma de Faria (PSB) já prepara o Diário Oficial do Estado do dia 31 de março, quando vai renunciar do cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.

Juntamente com a governadora, já é certa a saída do secretário chefe do Gabinete Civil, Wagner Araújo, do secretário de Comunicação, Rubens Lemos, do secretário de Assuntos Fundiários, Canindé de França.

O Diário Oficial do dia 31 trará ainda as exonerações do controlador geral do Estado, Jorge Galvão, do presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, e da secretária adjunta de Comunicação, Cledivânia Pereira.

Segundo o secretário de Comunicação, Rubens Lemos, a governadora já mandou preparar os atos de exonerações dos auxiliares que vão sair junto com ela. Essa é a primeira lista de exonerações. Até a saída, outros nomes podem entrar na lista.

Wagner Araújo deve disputar uma vaga na Câmara Federal, pelo PSB. Já Canindé de França e Cláudio Porpino vão buscar um assento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, respectivamente, pelo PCdoB e pelo PSB.


Segundo Rubens Lemos, os outros três auxiliares, contando com ele, pediram para sair junto com a governadora. No caso da substituição de Rubens Lemos, o nome mais comentado é o da atual assessora do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), Juliana Celli.

Quando tomar posse como governador do Estado, Iberê Ferreira já demonstrou o interesse em fazer mudanças nas pastas da saúde e da segurança pública.
Obs.: Rubinho, o Rubens Lemos Filho, sai como chegou, anônimo e sem nada haver acrescido ao Estado do Rio Grandse do Norte e muito menos ao capital político da governadora, que terá muito trabalho para conseguir chegar ao senado da república.

TRAIR É A ESPECIALIDADE DOS ALVES...

Apesar de todo o discurso em defesa da base de Lula aqui no Estado, o deputado federal Henrique Eduardo Alves caminha para formalizar aliança com o Democratas, repetindo o acordo de 2006 quando PMDB e o então PFL se uniram para tentar eleger Garibaldi Filho governador e Rosalba Ciarlini senadora. Naquela ocasião, só Rosalba se deu bem.
Em jogo está a reeleição de Henrique Eduardo, líder do PMDB, cogitado para ser presidente da Câmara dos Deputados e homem com acesso livre nos gabinetes do poder em Brasília.Nesse instante, depois dos esclarecimentos do TRE vinculando eleições majoritárias e proporcionais, Henrique está num beco sem saída.
O parlamentar do PMDB tem de voltar atrás em muita coisa que disse nos últimos meses. Henrique terá de mudar o discurso, por exemplo, nessa história de partido da base de Lula aliado ao Democratas, principal partido que faz oposição a Lula.
Por conveniência eleitoral dele e vontade de Garibaldi Filho, o PMDB do Rio Grande do Norte subirá no palanque do senador José Agripino Maia.Henrique terá de liberar o Partido Progressista, que segurava para bater esteira em sua própria eleição e votar em Iberê Ferreira, para apoiar Rosalba Ciarlini, já que o partido está sob influência do deputado Robinson Faria, vice de Rosalba.
Henrique terá de dizer a Iberê Ferreira de Souza que as circunstâncias eleitorais estão levando-o ao palanque do democratas.Henrique terá de se explicar com a governadora Wilma de Faria com quem vinha construindo uma aliança para hoje e para o futuro. Mas nessa relação Henrique tem crédito porque Wilma já lhe fez algumas decortesias no passado.
E Henrique terá de se justificar no Palácio do Planalto. Terá de dizer a Lula e a Dilma por quê vai ter de se juntar a José Agripino Maia na eleição estadual.Nesse último ponto, Henrique não enfrentará grandes transtornos, creio eu.
O peso eleitoral do Rio Grande do Norte na eleição nacional é o mesmo de Água Nova ou Venha Ver na eleição estadual. Quase nada.Henrique Alves senta à mesa de negociações e articulações políticas com o presidente da República e com a candidata dele à Presidência por ser líder do PMDB, maior bancada partidária do Congresso Nacional.Se Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados e cotado para ser vice de Dilma, segurar a barra de Henrique Eduardo, não há o que temer.
Tá tudo bem.Henrique Alves avalia hoje qual o caminho menos traumático para garantir sua reeleição. Se ficar com Iberê pode ser obrigado a correr atrás de 200 mil votos, correndo o risco de não se reeleger.Henrique não simpatiza muito com a alternativa de se juntar a Carlos Eduardo na disputa pelo governo (essa antipatia vem de longe).
O PMDB não tem candidato próprio. E se tirar Garibaldi dos braços de Rosalba Ciarlini desarruma a eleição do primo, já espremido entre José Agripino e Wilma de Faria, estes sim, combinados em vários municípios norte-rio-grandenses.Ou seja, Henrique namora com a ideia de que o menos traumático é aderir ao DEM novamente.
O importante é renovar o mandato. A eleição passa logo e, lá em Brasília, todo mundo esquece os detalhes da eleição no logínquo Rio Grande do Norte.Henrique se elege em qualquer dos lados da política potiguar.
É poderoso, é bom de voto e é bom de campanha. Já Garibaldi Filho, também bom de voto, disputa uma eleição majoritária muito renhida, imprevisível e emocionante.

22 março 2010

MACAU É A CAPITAL DO CRIME...

Fotos: Vlademir Alexandre
Anxo deverá ficar preso e terá penas somadas.



O espanhol Anxo Anton Valiño Gonzalez, condenado pela morte do empresário Paulo Ubarana, e preso no último sábado (20) com várias armas e drogas, não estava cumprindo sua pena. De acordo com o advogado Flaviano Gama, nos últimos 210 dias, ele deixou de dormir no presídio 80 dias.



“Como estava no semi-aberto, ele deveria ir todas as noites dormir na unidade prisional. No entanto, nós solicitamos um oficio a direção do presídio e confirmamos que ele estava sem cumprir a pena”, declarou. O advogado atuou no processo da morte de Paulo Ubarana como advogado da família e já tinha solicitado a regressão de pena.



“Há 30 dias, conseguimos o documento que comprova a não ida dele ao presídio e entramos com o pedido de regressão cautelar ao juiz de Execuções Penais”, disse Flaviano. Porém, antes do resultado do pedido ser anunciado, o próprio espanhol tratou de perder o benefício do regime semi-aberto.



Isso porque ele foi preso em flagrante no sábado, juntamente com mais três pessoas, entre elas o soldado da Polícia Militar Josivan Silva Barbosa.Com eles, foram apreendidas três pistolas calibre ponto 40, uma calibre 9 milímetro e um revólver calibre 38. Além disso, a polícia também encontrou uma pequena quantidade de drogas.



Os acusados estavam em uma casa em Macau.Sobre essa prisão, o advogado explicou como ficará a situação de Anxo Anton. “Ele terá regressão de pena imediatamente. Agora ficará preso por dois crimes, a morte de Ubarana e o porte ilegal de armas de fogo”, comentou.



De acordo com Flaviano Gama, Anxo deverá ser julgado pelo segundo crime e, após condenado, terá a pena somada ao restante da condenação pela morte de Ubarana. “Depois dessa nova condenação, as duas penas se somam e ele terá que cumprir no regime fechado pelo menos um sexto da pena, até que possa ganhar o semi-aberto novamente”, completou.



Anxo Anton é condenado pela morte do empresário potiguar Paulo de Tarso Ubarana. O crime foi cometido em setembro de 2004 e o espanhol tinha sido condenado a 19 anos de prisão em julho de 2007. No ano seguinte, o Superior Tribunal de Justiça concedeu a progressão de pena e ele estava no semi-aberto.

RESULTADO DA BIÓPSIA DE IBERÊ EM SÃO PAULO

Wilma de Faria: "Iberê está demonstrando ser um guerreiro"



O resultado da biópsia do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) revelou que o nódulo extraído na última quinta-feira (18) é maligno. O laudo foi divulgado agora pela manhã pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês (São Paulo), onde Iberê encontra-se internado.



Conforme antecipado pelo Nominuto. com e confirmado pelo Boletim Médico, Iberê vai se submeter a tratamento preventivo de radioterapia e quimioterapia.



Em entrevista ao RN TV 1ª Edição (InterTV Cabugi), após a divulgação do laudo, Iberê disse que está se sentindo bem e assegurou que, apesar do tratamento, vai assumir o Governo do Estado no próximo dia 31. A volta para Natal está prevista para a próxima segunda-feira (29). O vice-governador contou que, além do nódulo, os médicos também retiraram toda a parte do pulmão que poderia ter sido afetada.



A radioterapia, segundo ele, deve durar 30 dias. O tratamento será realizado em Natal. Iberê destacou que o tratamento é apenas "por prevenção" e não vai impedir que ele assuma o governo. "Devo sair do hospital na quinta-feira (25) e fico em São Paulo até segunda-feira (29).



Na segunda, viajo para Natal", declarou. O vice-governador disse estar "com muita fé" de que vai conseguir superar essa adversidade. "A fé em Deus e a solidariedade das pessoas têm me dado muita força".



Leia, a seguir, a íntegra do Boletim Médico divulgado pela equipe médica que acompanha Iberê: BOLETIM MÉDICO22/03/2010O vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, Iberê Paiva Ferreira de Souza, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 16/03, quando deu entrada para realizações de exames de rotina, que detectaram um nódulo no pulmão esquerdo.



O nódulo, que foi identificado na tomografia do check up tinha 1,9 centímetros e foi totalmente retirado em cirurgia realizada em 18/03, era de origem malígna.O paciente recupera-se bem e seguirá com tratamento complementar de radioterapia e quimioterapia.



As equipes que o acompanha são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Riad Younes.Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira - Diretor Técnico HospitalarDr. Riad N. Younes - Diretor Clínico

16 março 2010

PT AMEAÇA DISSIDÊNCIA COM PUNIÇÃO

O PT deverá apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) à sucessão do Rio Grande do Norte. Essa é a “tendência” do partido, segundo o presidente estadual da legenda, Eraldo Paiva, vereador de São Gonçalo do Amarante.
O dirigente disse ainda que, após a formalização da aliança com o PSB, prevista para 10 de abril no congresso da agremiação, os dissidentes poderão ser punidos com base no estatuto petista. “O PT só terá um lado nesse Estado. Não aceitaremos dois palanques. Depois de decidido, [o que prevalece] é o que a maioria aceitou.
Depois do dia 10 [de abril], quando a gente definir o caminho, vamos usar o estatuto. Vamos usar as regras do partido, vamos penalizar. Não queremos isso, não sei de filiado dizendo que vai fazer campanha diferente do que decidirmos, todos dizem que vão acompanhar a vontade da maioria. Mas quem discordar, o PT vai usar o estatuto”, advertiu, em entrevista ao Jornal 96 (96 FM), desta terça-feira (16).

13 março 2010

RESTAURANTE POPULAR VAI CHEGAR À MACAU

O município de Apodi, distante 328 km de Natal, vai receber a 16ª unidade do Restaurante Popular do Rio Grande do Norte na próxima semana.
O equipamento foi instalado na Rua João Nogueira, 103, Centro e a inauguração, às 19 horas da segunda-feira (15), contará com a presença da governadora Wilma de Faria e do secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Gercino Saraiva.
O Restaurante Popular de Apodi vai oferecer 500 refeições diárias pelo preço simbólico de R$ 1. Com o funcionamento dos 15 restaurantes, o Governo do Estado realiza um investimento anual de mais de R$ 14 milhões. Além do equipamento de Apodi, que receberá recursos na ordem de R$ 950 mil, mais seis unidades serão inauguradas nas cidades de Mossoró, Macau, João Câmara, Canguaretama, Ceará-Mirim e Santa Cruz, o que vai representar um incremento de quase R$ 9,3 milhões por ano, totalizando um investimento de mais de R$ 23,3 milhões em 2010.
O projeto social tem como finalidade fornecer alimentação saudável à população carente e simultaneamente realizar um trabalho de educação alimentar como propõe as Normas Sanitárias e Recomendações Nutricionais.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS), Vera Barbosa, os cardápios são repassados das empresas para o MEIOS no 20° dia do mês. Nesse tempo, os pratos são analisados para que em todos os dias estejam presentes as 1,5 mil calorias necessárias para alimentação balanceada de um trabalhador adulto.
Nas cidades em que são implantados os Restaurantes Populares, há um forte movimento na economia local, segundo explica o coordenador operacional de desenvolvimento social da Sethas, Tomaz Pereira de Araújo Neto. “Cada estabelecimento gera cerca de 16 empregos diretos, sendo os funcionários contratados na própria localidade”, disse.
“Além disso, os produtos de gênero alimentício a serem oferecidos na composição das refeições, tais quais carnes e legumes, são adquiridos na própria cidade”, completou o coordenador, que contabiliza a criação de 108 novos empregos diretos com a inauguração dos novos restaurantes.As cidades de Natal (nos bairros de Igapó, Alecrim e Centro Administrativo), Macaíba, Mossoró, Assú (Centro e Frutilândia), Currais Novos, Caicó, Nova Cruz, Parnamirim, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Parelhas e Extremoz já foram beneficiadas com a chegada dos Restaurantes Populares.
Quando as 22 unidades estiverem funcionando, serão cerca de 21 mil refeições distribuídas por dia.Restaurante PopularO projeto Restaurante Popular tem como objetivo fornecer alimentação saudável à população de baixa renda, realizando trabalho permanente de educação alimentar pautado em Normas Sanitárias e Recomendações Nutricionais.
O Programa faz parte das ações da Política Estadual de Segurança e Suplementação Alimentar, que atende às necessidades nutricionais da sua clientela-alvo (comerciantes, trabalhadores das indústrias, ambulantes, desempregados e servidores públicos de baixa renda), somando-se a ações como a do Programa do Leite. As refeições são elaboradas com valor calórico médio de 1.500 calorias, que atende cerca de 70% das necessidades nutricionais segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Todo o projeto é operacionalizado pelas Sethas, e está inserido no Programa de Combate a Fome da Sethas e ao Movimento de Integração e Orientação Social (Meios). A produção das refeições é realizada com base nas recomendações das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com execução das boas práticas de fabricação.
As refeições são produzidas e distribuídas por uma empresa contratada através de licitação pública. O R$1 pago pelo trabalhador vai para o Meios, responsável pela fiscalização diária dos Restaurantes Populares

12 março 2010

HÁ 14 ANOS A PETROBRAS TEM PROGRAMA DA CRIANÇA EM MACAU

Petrobras inicia atividades do Programa de Criança em Macau

Na última terça-feira (9/3), tiveram início as atividades do Programa de Criança Petrobras em Macau, para o ano de 2010. O Programa atenderá 150 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 16 anos e 11 meses, estudantes da rede pública de ensino, residentes nas comunidades de Diogo Lopes, Barreiras, Sertãozinho, Pau Feito, Chico Martins, Cacimba da Baixa, Soledade, Canto do Papagaio, Cohab, Vila da Alcanorte, Posseiros e Maxixe.
Através das atividades artísticas, culturais e esportivas, os alunos recebem assistência educativa complementar ao aprendizado escolar, e são estimuladas a desenvolver o hábito de uma leitura crítica e autônoma. Além disso, interagem com a arte em suas diferentes formas de linguagem. O Programa de Criança Petrobras contribui para a melhoria da qualidade de vida e amplia o campo das possibilidades educacionais, culturais e existenciais das crianças e jovens atendidos.
Isto proporciona a possibilidade de construção de um projeto de vida, fundamentado em valores e princípios éticos e de cidadania. No Rio Grande do Norte, o Programa de Criança Petrobras funciona desde 1996, com cerca 880 beneficiados em todo o Estado, e está alinhado ao Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, que tem como foco três linhas de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, Qualificação Profissional e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em Macau, o Programa existe há 14 anos, e tem o acompanhamento pedagógico da a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Centro Social Pio XI. As oficinas do Programa são desenvolvidas no Rancho – Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável, em Macau.

11 março 2010

ROSALBA QUER MICARLA EM SEU PALANQUE

A senadora Rosalba Ciarlini do Democratas demonstra confiança no apoio da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), a sua candidatura ao Governo do Estado em outubro deste ano.


A Rosa, foi uma das homenageadas na manhã desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, em sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher.


Rosalba que está em campanha constante desde que assumiu a sua condição de pré-candidata, no início deste ano, acaba de passar a contar com o apoio do deputado estadual Vivaldo Costa do Partido da República que até sair da Assembleia Legislativa, cadeira que ocupava como suplente, era considerado um fiel escudeiro da governadora Wilma de Faria que apoia Iberê Ferreira (PSB).


Este apoio já está certo "firme e forte", reforçou a senadora ao ser questionada sobre o recente aliado, o "papa" como é conhecido na sua região, o Seridó. Quanto a Micarla, tentando demonstrar confiança, a senadora disse aos jornalistas que a sua relação com a pevista "se melhorar estraga", tentando por um fim nas especulações de que a prefeita estaria mantendo conversas com o grupo da governadora Wilma de Faria.

TORNOZELEIRAS OU PULSEIRAS???

Potiguar leva CNJ a acabar com regime aberto


Acolhendo recomendação do juiz federal Walter Nunes Júnior, norte-rio-grandense de Natal que durante anos presidiu a Associação dos Juízes Federais (Ajufe), o Conselho Nacional de Justiça acaba de exrtinguir o regime aberto de cumprimento de pena. A informação foi veiculada hoje na versão virtual da coluna "Radar", da revista "Veja", pelo jornalista Lauro Jardim.
Eis na íntegra a informação de Jardim:

"O CNJ aprovou há pouco a proposta que acaba com o regime aberto. Os conselheiros acompanharam o voto de Walter Nunes, ex-presidente da Associação dos Juízes Federais, que põe fim ao sistema previsto para condenados que já cumpriram um sexto da pena, tenham bom comportamento e passado pelo regime semi-aberto.

Com o eventual fim do regime aberto - um projeto terá de ser enviado ao Congresso - os integrantes do conselho aceitaram substituí-lo pelo monitoramento eletrônico para presos. Por ora, não especificaram se os condenados usarão tornozeleiras ou pulseiras - deixarão a cargo de o Congresso decidir.

Na sessão de hoje, o colegiado acatou integralmente o ‘Plano de Gestão para o Funcionamento de Varas Criminais e de Execução Penal', um conjunto de medidas que visa modernizar o sistema penal brasileiro. A proposta esteve aberta à consulta pública durante dois meses.
Nunes apresentará um projeto para ser enviado ao Congresso em que extingue esse sistema prisional, uma das principais metas do intitulado Ano da Justiça Criminal. No lugar, o CNJ deve propor um novo regime domiciliar aliado ao uso do monitoramento eletrônico - tornozeleiras e pulseiras são as principais opções em estudo".

09 março 2010

HOJE É O DIA DELA...PARABÉNSSSSSSSS!!!

Thayanne Braga, completa hoje 05 aninhos e terá comemoração junto a familiares e amigos em sua residência. O blog deseja muitas felicidades e muitos anos de vida.

JOVEM APRENDIZ É LANÇADO PELA PETROBRAS

Petrobras lança Programa Jovem Aprendiz

Serão preparados 161 jovens do RN para o mercado de trabalhoNesta terça-feira, 9/3, a Petrobras lançou a edição 2010 do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). A solenidade foi realizada na sede da Companhia em Natal, no bairro de Cidade da Esperança.
Estiveram presentes ao evento, a representante da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Marinalva Dantas, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcos Dionísio, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mossoró, Mirna Aparecida de Souza, o secretário adjunto do Trabalho e Assistência Social do município de Natal, Edson Nonato de Farias, o diretor de Tecnologia da FUNCERN, Francisco Bernardino de Souza, a gerente da Unidade e Tecnologias do SENAI, Roseanne Albuquerque, alunos, ex-alunos, coordenadores, professores ligados ao Programa. Na ocasião, o jovem Diego Mendes, ex-aluno da 1ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, falou da importância do Programa em sua vida e recomendou aos novos alunos que aproveitassem esta oportunidade.
Participaram da primeira edição do PPJA, 175 jovens aprendizes e 87% obtiveram certificação. Dos 152 que concluíram a formação profissional 105 estão trabalhando, ou seja, 69% estão inseridos no mercado de trabalho. O gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção do RN e CE (UN-RNCE), Joelson Mendes, ressaltou a importância da realização do PPJA pela Petrobras e também da parceria estabelecida com as instituições participantes do Programa.
Ao final da cerimônia foi realizada a entrega simbólica das carteiras de trabalho aos novos alunos do PPJA. O ProgramaO Petrobras Jovem Aprendiz tem como objetivo promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de sua qualificação social e profissional, contribuindo assim para sua melhor inserção no mercado de trabalho, tendo como fundamento a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que viabiliza a participação da empresa neste projeto.
Neste ano, serão qualificados 161 jovens em 4 municípios de atuação da Petrobras no Rio Grande do Norte: Alto do Rodrigues, Guamaré, Mossoró e Natal.O Programa Jovem Aprendiz é direcionado a jovens com idade entre 15 e 17 anos, para as áreas administrativas; e de 18 a 21 anos, para as áreas operacionais. A esses jovens, cuja jornada de atividades é de 4 horas, é garantido, além da qualificação profissional, salário mínimo, 13º salário, vale-transporte, vale-alimentação, férias, FGTS e previdência social.
Seleção
O recrutamento e seleção dos adolescentes foram realizados por profissionais da Petrobras e FUNCERN em articulação com diferentes entidades que desenvolvem programas sociais com jovens em situação de vulnerabilidade social, tais como: Projovem, Programa de Medidas Sócio-educativas em Meio Aberto, Centro de Referência e Assistência Social, Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, e também junto à Programas Sociais da Petrobras (Programa de Criança e Conexão Felipe Camarão), seguindo critérios de idade, escolaridade, renda e local de moradia.
Entidades parceirasPara efetivação do programa foram estabelecidos convênios com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN e o Serviço Nacional da Indústria - SENAI. Em Alto do Rodrigues e Guamaré, a Petrobras conta com a parceria das prefeituras.
Cursos
O Programa consta de três momentos: uma etapa de formação básica, que dura de cerca de cinco meses, com reforço de português e matemática, orientações sobre o mundo do trabalho, educação e cidadania, cujas aulas serão ministradas por educadores da FUNCERN.
Na segunda etapa, que é a de qualificação profissional, em parceria com o SENAI serão oferecidos os seguintes cursos: Soldador, em Alto do Rodrigues e Guamaré; Eletricista de Manutenção, Mecânico de Usinagem, Tecnologia da Informação e Assistente Administrativo, em Mossoró; e, em Natal, Assistente Administrativo e Tecnologia da Informação.A terceira etapa do programa consta de uma Vivência Profissional na Petrobras, com duração média de 6 meses.

08 março 2010

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Mulher e sua importância...


Através da história dos povos, em todas as épocas observamos a influência da mulher na vida do homem. Ela é a companheira certa das horas incertas. A companheira dos dias cheios de luz e dos dias sombrios, procurando dar ânimo, coragem ao seu próximo, nos momentos mais difíceis da vida.


É muito grande a importância da mulher na vida, As mulheres possuem um coração cheio de carinho e amor, assim sendo, elas são a mola a impulsionar seus homens a viverem e sentirem cada vez mais a beleza que há no Mundo.



Sabemos que as mulheres não vieram ao mundo por acaso, simplesmente por vir. Elas têm um lugar a ocupar, uma missão importante a cumprir. Esta missão se traduz num gesto de doação, uma busca contínua de novas oportunidades com o objetivo de servir, minimizando dificuldades e procurando atender necessidades mais prementes.


Dentro de uma comunidade a mulher como companheira assume com seriedade suas tarefas, executando-as com o coração cheio de amor e dedicação. As mulheres possuem energia suficiente para enfrentar obstáculos, com atitudes de fé e esperança.
A mulher é o maior milagre da natureza e a maior criação de Deus, e a maior dádiva ao ser humano.


“A MULHER É O INVÓLUCRO DE UM ANJO”. Esta é a melhor frase que podemos utilizar para definir a mulher.


Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

ODETE MARIA DE ARAÚJO SILVA LOPES
Vereadora PPS

PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA VISITOU MOSSORÓ

Robinson Faria visita Mossoró


O deputado Robinson Faria esteve em Mossoró na sexta-feira, 5, para participar da missa em Ação de Graças pelo aniversário da prefeita Fafá Rosado, que foi celebrada, às 17h, na Capela de São Vicente.


Também estiveram em Mossoró os senadores Rosalba Ciarlini, Garibaldi Alves e José Agripino, deputados federais e estaduais, além de lideranças políticas da Região Oeste e a população em geral.

REUNIÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PITIMBÚ

Semarh promove primeira reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbú


Está marcada para a hoje, segunda-feira (8) a primeira reunião ordinária do ano do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu – CBH-Pitimbu/RN. O encontro será realizado no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) a partir das 15h.
"Esse será mais um instrumento de suma importância para garantir a oferta de água com foco no desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na bacia do Pitimbu", afirmou o vice-governador e secretário da Semarh, Iberê Ferreira de Souza.Na pauta da reunião está a apresentação dos resultados do “ Seminário de Formação em Educação Ambiental no Sistema Nacional de Gerenciamento em Recursos Hídricos (SINGREH), que aconteceu na cidade de Salvador em outubro passado.
Também será elaborado um planejamento para 2010 e os integrantes do comitê apresentarão outros pontos relevantes de interesse para o grupo. CBH – PITIMBU – O comitê do Rio Pitimbu tem o objetivo de garantir a oferta de água, em quantidade e qualidade, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu. Para tanto, o Comitê pretende ser referência em gestão democrática e participativa, promovendo a interação de todos os envolvidos no processo.

07 março 2010

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Minhas amigas, mulheres macauenses...


O real sentido da palavra heroína não remete a alguém com poderes sobrenaturais que surge à noite para salvar a cidade das garras de algum ser malvado. A verdadeira heroína é a que foi vencendo obstáculos à medida que surgiram os obstáculos.



O seu trabalho consiste em algo mais difícil do que capturar o delinqüente mais procurado. O seu objetivo máximo é aquele que melhor sabe fazer: educar o ser humano e dar amor.



O sexo feminino, definido como mulher, é a principal fonte de subsistência, pois não apenas concebe uma criatura em seu ventre, mas a conserva, deixa-a crescer em seu interior, sempre consciente de que o que está dentro dela é um milagre que irá mudar a sua existência. Assim é como a mulher se torna mãe, não apenas potencialmente, mas dando início ao ato da maternidade.



Uma mãe não se separa do seu filho até que este seja capaz de se virar por conta própria e, quando chega esse momento, aquele ser maravilhoso trará impresso o selo de quem o educou e o levou pelos caminhos da melhor educação.



Na grande maioria das vezes, aclamamos ilustres personagens da história por suas grandes obras, por suas idéias, pela sua maneira de mudar o mundo por meio de sua luta. Poucas são as pessoas que param e se aprofundam em tal admiração e se dão conta de que os maiores filósofos, cientistas e escritores tiveram mãe.



Uma mulher ao seu lado, sempre velando pelo seu bem e mantendo-os em suas entranhas. Alguém que foi capaz de vê-los crescer até onde foi possível e até que seus olhos estivessem cansados. No fim das contas, foi uma mulher, o ser chamado mãe, quem deu o impulso para que um grande pensador contribuísse com suas idéias e invenções.



Você que é mulher, tem uma grande oportunidade de formar um líder. Deve se sentir privilegiada e orgulhosa, pois foi entregue a você a ocasião perfeita de impulsionar heróis para a sociedade.



Mulher macauense, condutora de cada passo, educadora presente, heroína oculta, guerreira de tantas lutas, que neste dia suas forças se renovem para o futuro.



Fátima Jácome
Presidente da Câmara Municipal de Macau

03 março 2010

PETROBRAS E UFRN AGORA SÃO PARCEIROS NO GIGAPOP

A Petrobras entra na Rede GigaNatal

A Petrobras e a UFRN validaram mais uma parceria nesta terça-feira, 02 de março. Foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a instalação do Gigapop, um ponto de presença da Rede GigaNatal , na sede da Petrobras.

Estiveram na ocasião da assinatura o gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção do RN e CE (UN-RNCE), Joelson Mendes, e o Reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo. Também se fizeram presentes à cerimônia o diretor do CTGÁS-ER, Geraldo Pinto, a Pró-reitora de Pesquisa, Maria Bernadete de Souza e professores da UFRN, além de gerentes e empregados da Petrobras.

O reitor da UFRN, professor José Ivonildo Rego, em sua fala, ressaltou a longa história de parcerias bem sucedidas entre a Universidade e a Companhia, isso devido à responsabilidade da Petrobras em investir em pesquisa e desenvolvimento.
Ele informou que a Instituição foi considerada recentemente como a segunda melhor instituição de ensino superior do Norte-Nordeste e reconheceu que, nesse processo, a parceria com a Petrobras tem sido de grande relevância, com o apoio aos núcleos de pesquisa e laboratórios.
O professor Ivonildo Rego destacou, ainda, o interesse em fortalecer as parcerias já existentes e criar novas, com a ampliação das atividades da UFRN.

A GigaNatal é a Rede Metropolitana acadêmica de conectividade física coordenada pelo Pop-RN – Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Rio Grande do Norte.

O Pop-RN é um provedor de conectividade à Internet financiado pelo Governo Federal com sede na UFRN (Centro de Convivência) e voltado ao atendimento de instituições acadêmicas de ensino superior e de pesquisa, localizadas no Rio Grande do Norte.
Esse provedor é responsável pelo funcionamento dos pontos (Gigapops) localizados em alguns bairros de Natal. A instalação do novo Gigapop na Petrobras, vai facilitar a conexão entre outras áreas da Companhia, já inseridas na rede GigaNatal, como o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS –ER) e os laboratórios conveniados pela empresa localizados no Campus Central da UFRN.
O gerente geral da UN-RNCE, Joelson Mendes, finalizou a cerimônia reiterando que a Companhia se coloca aberta para novos projetos em conjunto com a Universidade, a quem parabenizou pela posição alcançada na região. “A Petrobras tem solidificado seu trabalho porque investe em ciência e tecnologia”, concluiu.